Política

Campanha “Eu amo Cerrado”, nas redes sociais do Legislativo, destaca árvore de castanha rica e de uso variado: a chichá

Publicado

em


Série publicada às sextas-feiras, nas redes sociais da Assembleia Legislativa, traz, essa semana, a espécie Sterculia striata ou chichá, na linguagem popular. Presente no Cerrado e na Caatinga, é usada na arborização urbana, pelo porte e pela beleza, mas tem na castanha contida dentro do fruto a sua maior riqueza.

A chichá é mais uma daquelas espécies, como muitas outras do nosso Cerrado, que tem mil e uma utilidades. Em pé ou depois que é cortada, oferece diversos benefícios ao homem. A começar por algumas das benesses que uma frondosa árvore nos concede e que, muitas vezes, passam despercebidas: conforto térmico trazido pela sombra, abrigo para os pássaros (que além de serem predadores de insetos, nos presenteiam, diariamente, com seu canto) e outras espécies de animais. Além disso, elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar e, ainda, protegem o solo contra a erosão. Sem falar que elas também absorvem ruídos e o barulho na cidade. 

Para os mais românticos ou, simplesmente, os mais observadores, apenas a sensação visual causada por uma árvore com as particularidades das suas folhas, a forma dos seus frutos, ou mesmo do caule e, especialmente da florada de algumas espécies, já é considerada uma graça divina. 

A chichá cresce tanto em solos secos e pedregosos como em locais mais úmidos nas matas de beira de rio. Nesses últimos, pode alcançar até 25 metros, mas em lugares em que a umidade é menor, elas atingem cerca de 15 metros, por isso é muito usada na arborização urbana. Na época da estiagem, chamam a atenção porque perdem as folhas e restam apenas os ramos com os frutos vermelhos nas pontas.

Mas a chichazeira oferece muito mais. A madeira não é das mais resistentes, mas tem larga utilização em obras internas, carpintaria e caixotaria. Também é usada em palitos de fósforo, lápis, brinquedos e pasta de celulose. 
Os frutos, de um vermelho vivo e intenso, são usados na decoração e na confecção de utensílios domésticos. 

As sementes são um caso à parte. A casca da semente é de um formato diferente, possibilitando diversos adornos em artesanatos. As amêndoas são comestíveis por humanos e outros animais. Depois de torradas, apresentam aroma semelhante ao cacau. Do ponto de vista nutricional, as amêndoas contêm alta quantidade de fósforo. Elas produzem, ainda, óleo com qualidade alimentícia e para fins farmacêuticos e cosméticos. Diversos estudos têm sido realizados visando o aproveitamento do óleo também para a produção de biocombustível e nanopartículas. 

As propriedades da Chichá estão na postagem dessa semana da série “Eu amo Cerrado”. A campanha já destacou várias outras espécies que compõem o nosso diverso bioma. A ideia é contribuir na preservação do Cerrado, por meio do compartilhamento de informações. Acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter da Alego.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA