Caldas Novas

Caldas Novas registra crescimento populacional de quase 40% entre 2010 e 2022, revela IBGE

Publicado

em

Os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE foi divulgado nesta quarta-feira (28) 

Caldas Novas Goiás é a maior Estancia Hidro Termal do mundo, a  cidade fica localizada no estado de Goiás e teve seu crescimento populacional divulgado nesta quarta-feira (28/06), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados oficiais do Censo Demográfico de 2022, a população da cidade atingiu a marca de 98.622 habitantes. Esse número representa um aumento significativo de 39,92% em relação ao censo anterior realizado em 2010.

Esse crescimento expressivo destaca a importância da hospitalidade e o dinamismo da cidade promove para seus moradores e turistas, com isso, tem atraído cada vez mais pessoas em busca de seus atrativos naturais, vida segura e qualidade uma excelente qualidade de vida.

No ranking de população dos municípios, Caldas Novas está:

  • na 16ª colocação no estado;

  • na 26ª colocação na região Centro-Oeste;

  • e na 322ª colocação nacional.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Caldas Novas tem uma densidade demográfica de 61,31 habitantes por km² e uma média de 2,67 moradores por residência.

Desenvolvimento:

O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada periodicamente realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010 e deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

O IBGE tem com o objetivo de coletar informações sobre a população, habitação, economia e outras características socioeconômicas do país. A divulgação dos resultados do Censo de 2022 traz à tona dados relevantes sobre o crescimento demográfico de Caldas Novas.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Com uma população de 98.622 habitantes, Caldas Novas experimentou um crescimento expressivo em relação ao último censo realizado em 2010, quando registrou 70.411 habitantes. Esse aumento de aproximadamente 40% em apenas 12 anos indica um ritmo acelerado de crescimento populacional na cidade.

Existem diversos fatores que podem contribuir para esse aumento populacional em Caldas Novas. A cidade é amplamente conhecida por suas águas termais e parques aquáticos, atraindo turistas e investidores que impulsionam o setor de turismo e lazer. Além disso, a cidade tem investido em infraestrutura e serviços, o que atrai novos moradores em busca de melhores condições de vida.

Outro fator que pode ter contribuído para o crescimento populacional é a localização estratégica de Caldas Novas. A cidade está situada no centro-oeste do Brasil, em uma região com acesso facilitado a diversas outras cidades importantes, como Goiânia e Brasília. Essa localização privilegiada pode ter estimulado o desenvolvimento econômico e a atração de novos moradores em busca de oportunidades de emprego e qualidade de vida.

O aumento populacional traz desafios e oportunidades para a cidade. É necessário que a infraestrutura acompanhe esse crescimento, proporcionando serviços de qualidade, como saúde, educação, transporte e segurança, para atender às necessidades da população em expansão. O poder público e a sociedade civil devem trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos habitantes de Caldas Novas.

Conclusão:

Caldas Novas, com sua população de 98.622 habitantes, registrou um crescimento populacional de quase 40% entre os anos de 2010 e 2022, de acordo com os dados oficiais divulgados pelo IBGE. Esse aumento expressivo destaca o dinamismo da cidade, impulsionado por seus atrativos naturais, investimentos em infraestrutura e localização estratégica.

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010, já estado de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 44,4 milhões de pessoas (21,9% do total do país). Em seguida, aparece Minas Gerais, com 20,5 milhões. Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Pará e Santa Catarina completam a lista dos dez estados com maior população. Entre os municípios, a capital paulista é a mais populosa, com 11,4 milhões de residentes (alta de 1,8% frente ao Censo 2010). O município do Rio de Janeiro conta com 6,2 milhões (queda de 1,7%) e Brasília saltou para 2,8 milhões (alta de 9,6%).

Em Goiás, a população é de 7.055.228, representando um aumento de 17,55% quando comparado ao Censo anterior.

Comentários do Facebook

Caldas Novas

Aeroporto de Caldas Novas (GO) teve aumento de 23% de passageiros no 1º trimestre de 2024 em relação a 2023

Publicados

em

A concessionária Socicam informa que o número de viajantes que optaram pelo transporte aéreo para visitar as maravilhas naturais da Região das Águas Quentes aumentou no primeiro trimestre de 2024

Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO), considerando o total de embarques e desembarques. O quantitativo representa um aumento de 23% em relação ao registrado no mesmo período em 2023, quando 11.600 viajantes passaram pelo terminal.

Além do crescimento no número de passageiros, os indicadores também são positivos na quantidade voos. Durante o primeiro trimestre, o goiano registrou 69 pousos e decolagens da aviação regular, operados pela GOL e pela Azul, o que significa um aumento de 27% em relação ao mesmo recorte de tempo no ano passado, quando o empreendimento atendeu 54 operações.

Para Sylla Gomes, gerente do Aeroporto de Caldas Novas, os resultados demonstram a capacidade do empreendimento como dinamizador do turismo na maior estância hidrotermal do mundo.

“Ao disponibilizar infraestrutura operacional qualificada, equipe preparada e instalações confortáveis, o Aeroporto de Caldas Novas se torna um importante vetor de mobilidade para os turistas da Região das Águas Quentes. Esses atributos foram essenciais para o aumento da oferta de voos no período de férias escolares, permitindo que mais passageiros visitassem nossa região”, afirma. Alexander Cerqueira

O Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita que 2024 será um ano promissor para o turismo de lazer.

“O crescimento substancial no número de passageiros que escolhem Caldas Novas como destino reforça a relevância turística da região. Nesse sentido, estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa infraestrutura e atendimento, além dialogar com as companhias para atrair novas opções de voos e, assim, alavancar ainda mais o turismo na Região das Águas Quentes”, conclui.

O Aeroporto de Caldas Novas atende operações regulares da GOL para Congonhas (SP) e da Azul para Confins (MG), realizadas às quintas e aos domingos.

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães é o segundo mais importante do estado de Goiás. É a principal porta de entrada para quem deseja desfrutar das águas termais de Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Além disso, a cidade figura como o maior polo turístico do Centro-Oeste.

Informações da Socicam

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA