Política

Bruno Peixoto destaca realizações do primeiro Governo de Ronaldo Caiado em discurso pela base situacionista

Publicado

em

Durante a solenidade de posse do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice, Daniel Vilela (MDB), realizada de forma híbrida, na tarde deste domingo, 1º,  o líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), discursou em nome dos partidos da situação no Parlamento goiano. Para Bruno, a reeleição de Caiado, já no primeiro turno, referendou a sua popularidade e foi o reconhecimento da eficiência do seu trabalho por parte da maioria dos eleitores goianos.

O deputado ressaltou que os quatro anos de Governo Ronaldo Caiado foram “atípicos, intensos e desafiadores” desde o momento em que ele assumiu o cargo, com duas folhas em atraso e débito orçamentário superior a 300 milhões de reais por mês. “Esse foi o estado que Ronaldo Caiado assumiu. Mas o nosso governador trabalhou muito. Reduziu gastos, otimizou custos e promoveu reformas estruturais que levaram ao equilíbrio fiscal que se encontra hoje.”

Para Bruno, num dos momentos de maior dificuldade, a pandemia da covid-19, foi quando sobressaiu a liderança de Ronaldo Caiado, que tomou medidas acertadas de prevenção. “Ficamos fragilizados com a perda de parentes e amigos que deixaram um legado de trabalho e amor pelo nosso estado, entre eles amigos, como Maguito Vilela, que hoje empresta seu nome a este Palácio, e o deputado estadual Iso Moreira, um baluarte desta Casa. Também perdemos servidores que trabalhavam conosco”, lembrou.

O líder do Governo destacou o trabalho do governador na área da saúde, ressaltando a regionalização do atendimento, com investimentos em novos hospitais e a expansão de unidades de terapia intensiva. “Nosso governador priorizou a vida e a qualidade do atendimento, tornando-se referência nacional em gestão nesta área. Assumimos o Governo com 254 leitos de UTI. Hoje são mais de 800 leitos.”

Ele citou, ainda, a construção e implantação de policlínicas em cidades como Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa e São Luís de Montes Belos, a entrega de hospitais em diversas regiões do estado, além do Hospital da Criança e do Adolescente e do Hospital da Mulher em Goiânia.

Educação

Na área de Educação, Bruno citou investimentos do Governo de mais de 4 bilhões de reais na melhoria das instalações e equipamentos nas unidades de ensino, distribuição de kits de material escolar e uniformes, o programa Bolsa Estudo e o pagamento de um bônus nos salários dos professores, pago em dezembro.

Bruno Peixoto falou sobre alteração na Constituição do Estado promovida pelo governador, o que agora possibilita a reposição do índice inflacionário nos salários dos servidores do estado.

No setor de Segurança Pública, o deputado afirmou que Goiás é líder em ações de combate à criminalidade no País. “O lema ‘ou muda de profissão ou muda de estado’ deu resultado. Os índices da criminalidade reduziram porque o nosso governador é forte, sério e mantém o controle”, frisou.

Em relação à economia, segundo Bruno, Goiás saiu do 27º lugar em abertura de empresas no início da gestão de Caiado em 2019 para o primeiro lugar. “É isso mesmo. Hoje somos o primeiro lugar no ranking nacional de acordo com a Junta Comercial, o que fortalece a economia com uma maior agilidade na abertura de empresas”, explicou.

Infraestrutura

Bruno Peixoto explanou, ainda, sobre melhorias em relação à Universidade Estadual de Goiás (UEG) e na área de infraestrutura, com a recuperação da malha viária do estado e de ruas de mais de 200 cidades com o programa Goiás em Movimento.

Em relação à política habitacional para a população mais carente, o deputado afirmou que o grande diferencial é que o Governo entrega a casa pronta e escriturada, além do resgate dos mutirões criados por Iris Rezende. Bruno citou, ainda, programas sociais como Mães de Goiás, Universitário do Bem, Aprendiz do Futuro e Dignidade Menstrual, ressaltando o trabalho na área social exercido pela primeira-dama Gracinha Caiado.

O legislador agradeceu o chefe do Executivo pela oportunidade de atuar na liderança do Governo. “Saiba que tenho grande admiração por Vossa Excelência e que aprendi muito com senhor à frente da liderança do Governo. Agradeço a confiança, a atenção e o respeito. Nós, deputados estaduais, sabemos a importância que temos para o futuro de Goiás, sabemos da nossa responsabilidade para estes próximos quatro anos e da necessidade de trabalhar em harmonia com os Poderes Executivo e Judiciário e Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios e a Defensoria Pública do Estado.”

O líder do Governo dirigiu agradecimentos, ainda, ao presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), além dos deputados da base e da oposição e saudou a chegada dos novos parlamentares eleitos, que assumirão no mês que vem.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA