Política

Em discurso pela oposição, Antônio Gomide conclama Caiado para compromisso com o resgate do déficit social em Goiás

Publicado

em

Deputado estadual reeleito, Antônio Gomide (PT) discursou em nome da oposição durante a cerimônia de posse do governador Ronaldo Caiado (UB). O petista iniciou a fala cumprimentando o gestor pela conquista de um novo mandato. “Estamos no local certo, na Casa do povo, onde temos, hoje, a oportunidade de concretizar esse ato tão importante, que foi a possibilidade de a população escolher o que quer para os próximos quatro anos, na gestão do Governo de Goiás.”

“O povo, de maneira geral e livre, de maneira democrática, manifestou sua vontade nas urnas e foi exercido plenamente o parágrafo 1º da nossa Constituição Federal, que diz que todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido. O voto popular garantiu a vitória para mais um mandato ao governador Ronaldo Caiado”, afirmou Gomide.

O parlamentar destacou a fala do governador do estado em defesa da democracia no País. “Foi uma fala importante e necessária nesses tempos de intolerância. O momento exige diálogo de toda a classe política, independentemente de ideologia e cor partidária para podermos defender a democracia no Brasil e também aqui em Goiás”, ponderou.

Em seguida, pontuou áreas que, em seu ponto de vista, necessitam de melhorias em Goiás, com destaque ao controle de dívidas herdadas, já equacionadas, com crédito de R$ 10 bilhões no Tesouro do Estado. “Esse superávit é o resultado do reajuste fiscal, fruto da renegociação da dívida de Goiás com o Governo Federal, pelo prazo de 30 anos do Regime de Recuperação Fiscal, a que o seu governo fez opção”, disse. 

“O momento agora é oportuno para que, neste segundo mandato, o compromisso seja com o resgate do déficit social, por um Governo com mais investimentos e mais realizações”, salientou.

Combate à fome

Antônio Gomide expôs, em seu primeiro tópico, a segurança alimentar. “Faço aqui um apelo para que considere, como meta número 1 deste novo mandato, criar um programa de renda mínima para Goiás”, frisou, com a afirmativa de que Goiás pode fazer a diferença, sendo decisivo na tarefa de colocar comida no prato do cidadão. “Nesta Casa de Leis não faltará o apoio para o sucesso dessa nobre missão de acabar com a fome e garantir a segurança alimentar no estado de Goiás.”

Valorização dos servidores

O petista evidenciou, também, a necessidade da valorização dos servidores públicos goianos. “Entendo que o superávit alcançado nas contas do Governo nesse momento, deve servir para garantir, também, anualmente, a reposição das perdas salariais dos servidores públicos, pois esse é um direito conquistado por eles”, disse. Gomide solicitou, ainda, que o governador Ronaldo Caiado possa, em seu segundo mandato, devolver a titularidade dos professores. 

UEG

Em paralelo ao tópico anterior, o parlamentar fez um apelo para a valorização da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e seus professores: “É preciso acreditar e valorizar a nossa universidade, que tem capilaridade em todo o estado. São 23 anos de existência. É preciso devolver a importância devida à UEG e os 2% do orçamento que a ela eram garantidos pela Constituição Estadual”.

Antônio Gomide sugeriu, também, a criação de novos cursos e o investimento em uma melhor estrutura física, com novas oportunidades e concursos públicos, com o intuito de “formar profissionais qualificados através de uma universidade pública e de qualidade”. 

Esporte e Cultura

O petista enalteceu, ainda, a criação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, às quais considera um ganho. Lembrou que o momento, no novo Governo Federal, é para a recriação do Ministério  da Cultura e do Ministério do Esporte, com a garantia de fundos para investimentos. 

“Sem dinheiro para o fundo de cultura, não há editais. Sem os editais, não há produção cultural. Peço que Vossa Excelência dê oportunidade para aqueles que produzem literatura, música, teatro, artes plásticas, dança, cinema e eventos”, destacou, com a afirmativa de que a cultura pode gerar emprego e renda para milhares de goianos.

Com relação à área esportiva, Gomide sugeriu a reforma dos ginásios e o repasse de suas gestões às prefeituras. “O esporte é a alegria das nossas cidades. O Governo precisa promover a reestruturação e a reforma dessas unidades e transferir a gestão deles para os municípios. Vamos restabelecer as atividades e práticas que possam beneficiar estudantes, desportistas e, de maneira geral, a nossa comunidade”.

Habitação

O parlamentar petista salientou, também, a questão da moradia em Goiás, como um direito garantido pela Constituição Federal. Nesse sentido, destacou a importância da parceria com a União, para a construção e entrega de habitações àqueles que necessitam. 

“O estado de Goiás, em parceria com o Governo Federal, tem condições de construir e entregar nestes próximos quatro anos pelo menos 50 mil novas moradias nos municípios para aquelas famílias que compõem a faixa 1, ou seja, que possuem renda de até três salários mínimos. Colocamos-nos à disposição para promover essa união de forças para que essas famílias goianas possam sair do aluguel, sair da área de risco e realizar o sonho da casa própria. As mães de Goiás agradecem”, enfatizou o petista.

Infraestrutura

Com relação à infraestrutura, Gomide parabenizou a intenção manifestada pelo governador Ronaldo Caiado na intenção em duplicar a rodovia GO-020, que liga Goiânia a Catalão. Entretanto, afirmou ser necessário ficar em alerta sobre a necessidade de ampliar investimentos para o recapeamento das rodovias e a conclusão de estradas inacabadas.

O parlamentar chamou a atenção, também, para a necessidade de conclusão do aeroporto de cargas de Anápolis no segundo mandato de Caiado, além da retomada da obra do anel viário do município. Em seguida, destacou ser necessário trabalhar, também, em função do projeto de execução do anel viário de Goiânia. 

Além disso, salientou ser fundamental para a economia goiana que o Governo de Goiás viabilize parceria com o Governo Federal, principalmente no uso da Ferrovia Norte-Sul, para o transporte em grãos, tornando realidade os entrepostos de cargas em Porangatu, Anápolis e Rio Verde.

Saneamento

Antônio Gomide fez um apelo para que a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) não seja privatizada. “A Saneago é uma empresa estatal, superavitária, que oferece serviços essenciais à população, principalmente aos mais pobres. A defesa do subsídio cruzado é a forma mais justa para levar saneamento aos menores municípios de Goiás.” 

“Se a privatização da Celg lançou Goiás em um apagão de energia,a privatização da Saneago vai jogar Goiás em um apagão sanitário. Invista parte desse superávit para que os municípios goianos tenham 100% de água e esgoto tratados. Essa é uma atitude que, certamente, irá fazer toda a diferença em sua gestão, deixando a sua marca na defesa do saneamento”, acrescentou o parlamentar.

Conclusão

Ao fim das ponderações, Gomide destacou o grande trabalho existente para os próximos quatro anos, com a afirmativa de que a Casa de Leis encontra-se à disposição para contribuir no que for necessário.

“Governar exige planejamento, determinação e abertura para ouvir e receber contribuições. O momento é de ação. Goiás está em suas mãos nos próximos quatro anos. A felicidade está na jornada, e não no destino. Roguemos por um 2023 com mais diálogo e mais entendimento para Goiás e para o Brasil”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA