Distrito Federal

Brazlândia faz 88 anos cheia de motivos para comemorar

Publicado

em


Brazlândia completa neste sábado (5) 88 anos e passou, desde 2019, por transformações importantes que estão valorizando ainda mais a região. São melhorias que trazem qualidade de vida aos moradores e atraem turistas à cidade, que, aliás, tem recebido cada vez mais visitantes interessados em seus atrativos naturais e seus tradicionais eventos culturais e religiosos.

São artesãos, artistas plásticos, cantores de catira, festas agrícolas – como a Festa do Morango, da Goiaba – e as religiosas. Motivos para visitar a cidade durante o ano todo, em todas as estações.

Entre os eventos religiosos que mais destacam estão a Festa do Divino, a Folia de Reis, o Encontro da Mãe com o Filho e a Marcha Para Jesus, realizada pelo Conselho de Pastores Evangélicos de Brazlândia (Copebraz). Há anos a cidade tem uma forte influência religiosa e por isso será o destino final do projeto “Caminho da Fé”.

A finalidade do projeto é estimular e integrar as diversas correntes religiosas cristãs, garantindo a todos o pleno exercício dos direitos religiosos e culturais daqueles que professam a fé cristã. E para a implantação, o deputado distrital Iolando  alocou cerca de 1 milhão de reais, em emenda parlamentar, na Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF).

Obras

Brazlândia entrou definitivamente na rota do desenvolvimento por meio de obras importantes executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), como a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Escola Técnica, que foi inaugurada recentemente e já está qualificando os jovens da cidade e, também, a nova iluminação de toda região com lâmpadas de tecnologia de LED.

Além disso, houve a reforma de praças, calçadas, estacionamentos públicos, construção de estacionamentos e ampliação de salas de aulas de trinta e duas escolas públicas da cidade e o anúncio de construção, em breve, da nova rodoviária.

A programação do aniversário da cidade está bem diversificada e respeitando as regras sanitárias. Confira abaixo e participe!

*Com informações da AR Brazlândia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA