Política

Alego faz sessão solene com militantes históricos do PCdoB em Goiás para comemorar cem anos do partido

Publicado

em


A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, na noite dessa segunda-feira, 4, sessão em comemoração dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Realizado por requerimento do deputado Henrique Arantes (MDB), o evento contou com a participação da presidente estadual do PCdoB, ex-deputada Isaura Lemos, além de dirigentes e militantes do partido, do deputado Antônio Gomide (PT) e de outros políticos e autoridades. O evento também homenageou lideranças, amigos e simpatizantes da sigla com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo.

Além de Gomide, que conduziu a sessão, e Isaura Lemos, a mesa foi composta por: deputado federal Rubens Otoni (PT), a presidente do diretório estadual do PT, Kátia Maria, o ex-vereador Euler Ivo, o secretário nacional de formação do PCdoB,  Adalberto Alves Monteiro, o ex-deputado federal constituinte Aldo Arantes, o ex-deputado estadual Fábio Tokarski, a ex-deputada estadual Denise Carvalho, o vereador por Goianira Marcão das Casinhas (PCdoB), e a diretora da União Nacional dos Estudantes, Thaís Falone.

Também estavam presentes a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, além de lideranças políticas, escritores, artistas e caravanas de militantes e simpatizantes do partido vindas de Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas e Goianira,   

A sessão teve início com apresentação musical da cantora Maíra Lemos. Em seguida, Antônio Gomide fez uso da palavra, quando destacou a luta do PCdoB “pela superação do capitalismo, das injustiças, da violência e das guerras  para a construção de uma nova sociedade, mais digna, mais igualitária e mais humana”.

O deputado também fez uma breve reconstituição da criação do partido no Brasil, em 25 de março de 1922, durante reunião em Niterói (RJ), por orientação direta de Lenin, o líder da revolução socialista na Rússia. “Desde sua fundação, o PCdoB sempre marcou presença nos grandes acontecimentos políticos do País e na luta pela democracia, sempre ao lado dos trabalhadores e do povo”, assinalou Gomide.

Em seguida, tiveram início os discursos dos oradores da sessão. A primeira da lista foi Isaura Lemos, que destacou a importância de Astrogildo Pereira, um dos fundadores do PCdoB, que, segundo ela, desde jovem, dedicou sua vida a lutar pela construção de uma sociedade com valores diferentes dos que são cultivados no capitalismo.

Os nomes de Luiz Carlos Prestes e João Amazonas também foram resgatados pela ex-deputada como líderes das três primeiras gerações de militantes do PCdoB. “Todos eles enfrentaram o arbítrio dos regimes de plantão, da República Velha à ditadura militar, passando pelo Estado Novo. Em mais da metade da sua trajetória, o partido teve de atuar nos subterrâneos da liberdade”, ressaltou.

Em seu discurso, Isaura pediu aplausos para Zezinho do Araguaia, que participou da Guerrilha  do Araguaia e estava presente na sessão. Segundo a ex-deputada, o PCdoB continua engajado na luta por uma sociedade mais justa e pela superação do atual momento político do País.  

Também discursaram Euler Ivo, Adalberto Monteiro, Aldo Arantes, Fábio Tokarski, Rubens Otoni, Kátia Maria e Denise Carvalho. Em seguida, Antônio Gomide e Isaura Lemos fizeram a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados da noite.  

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA