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Brasília e Fortaleza se unem para promover turismo cívico e criativo

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Aproveitando a presença de artistas cearenses em Brasília, com a exposição “Macedônia”, as secretarias de Turismo do Distrito Federal e de Fortaleza-CE assinam, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, um Acordo de Cooperação Técnica sobre Turismo Cívico Pedagógico e Cidade Criativa do Design, que vai promover o intercâmbio de alunos das redes públicas de ensino das duas cidades, para conhecer história do Brasil e criatividade artística e econômica, com aulas in loco.

O acordo visa ampliar o conhecimento, envolvendo as respectivas secretarias de Educação e, ao mesmo tempo, promover futuro fluxo turístico para Brasília e Fortaleza, reconhecidas internacionalmente pela classificação criativa da Unesco.

O Projeto de Turismo Cívico Pedagógico já está em cinco estados e seis cidades, por meio de convênio com as prefeituras de Recife (PE), São Luís (MA), Pirenópolis (GO), Cláudio (MG), Casimiro de Abreu e Vassouras (RJ).

A secretaria de Turismo do DF firmou o ACT com o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista e o secretário de Turismo da capital cearense, Alexandre Pereira, na tarde desta sexta-feira, em solenidade no Museu da República, representada pelo secretário Executivo, Rodrigo Costa. O local foi escolhido por estar recebendo as obras dos os artistas Wilson Neto e Daniel Chastinet, que em 2019 fizeram uma residência artística na cidade de Bitola, na Macedônia do Norte. Na bagagem de volta trouxeram registros, desenhos e lembranças. A exposição “Macedônia” é o resultado desta experiência.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça e o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. Foto- Setur-DF

Secretário Executivo da Secretaria de Turismo do DF, Rodrigo Costa, com o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista e o secretário de Turismo da capital cearense, Alexandre Pereira. Foto: Beatriz Bley – Setur DF.

Estão em exposição 23 pinturas feitas em processo de co-autoria, além de fotografias e cadernos de artista. A mostra em Brasília é a primeira etapa da itinerância que pretende passar por Fortaleza e Macedônia do Norte.

 “O projeto de Turismo Cívico Pedagógico é um case da nossa capital, que é única e somente aqui pode surgir uma programação assim. Brasília é a capital de todos os brasileiros e fazer com que as crianças, alunos do ensino fundamental, conheçam a capital do país e possam, fora da sala de aula e por meio de uma rota turística, ir além dos monumentos, aprendendo sobre a história do Brasil, é criar um cidadão com mais amor à pátria e exemplo para as gerações futuras de como unir a educação com a atividade econômica do turismo e alavancar uma plataforma de desenvolvimento que é realidade nos Estados Unidos, na França, na Espanha, na Alemanha e até no Japão”, afirma a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

“A Prefeitura de Fortaleza acredita no potencial criativo da juventude e, sem dúvida, essa será uma experiência muito rica e inspiradora para os jovens participantes, pois estimula o envolvimento do aluno com a história, a cultura, o patrimônio arquitetônico e o potencial criativo dos municípios envolvidos”, disse o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, acredita que para inovar precisamos cooperar. “É essa soma que faz com que a gente construa cidades mais prósperas e conectadas, estabelecendo um desenvolvimento ancorado na criatividade e na inovação. Fortaleza e Brasília são lugares com muitas afinidades, ligadas não somente pelo design mas principalmente por uma rede artística, cultural e turística. O momento de hoje tem como objetivo projetar nossos múltiplos potenciais, agregando experiências e expandindo conhecimento”, disse o vice-prefeito.

* Com informações da Setur

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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