Geral

Biblioteca pública do Núcleo Bandeirante está toda renovada

Publicado

em


“A nossa biblioteca é um local muito importante para a cidade e para a comunidade, que utiliza bastante esse espaço para estudar ou ter um momento de leitura” Adalberto Carvalho, administrador do Núcleo Bandeirante

A Biblioteca Pública do Núcleo Bandeirante já está de portas abertas. Com a conclusão das obras de reforma do prédio, que fica na Praça Padre Roque, na 3ª Avenida, a comunidade ganhou um espaço mais adequado para a dedicação aos estudos e à leitura. Os trabalhos demandaram recursos de R$ 600 mil, originários de recursos de emenda parlamentar de deputado Hermeto.

A obra contemplou a reforma completa dos banheiros, o telhado e as salas de estudos e de computadores – esta teve toda a rede de cabos trocada. Foi feita ainda uma nova pintura. A biblioteca possui espaço para estudo, wi-fi e computadores com internet.

Espaço dedicado ao público infantil é um dos destaques | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“A nossa biblioteca é um local muito importante para a cidade e para a comunidade, que utiliza bastante esse espaço para estudar ou ter um momento de leitura. Agora, todos podem usufruir das melhorias feitas”, ressalta o administrador do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho.

A biblioteca comporta 80 pessoas em suas dependências. O acervo contempla todos os públicos, com livros de disciplinas específicas, além de obras da literatura brasileira e mundial. Há ainda uma área dedicada às crianças, com mobiliário apropriado. E são muitas as opções de diversão e aprendizado, com jogos educativos e livros ao alcance de todos.

Como funciona

Edvan Costa Rodrigues: “Ficou muito melhor estudar aqui depois da reforma”

O horário de funcionamento da biblioteca é um diferencial que propicia acesso ao público durante quase 14 horas.  O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h20 às 22h. Aos sábados, a jornada é das 8h20 às 14h; e, aos domingos, das 8h20 às 13h.

“Muita gente vem aqui à noite, depois do trabalho, para estudar para concursos públicos”, conta a funcionária Selma Dantas, que trabalha na biblioteca há mais de quatro anos. “Mesmo neste mês de dezembro, o movimento é grande, porque aqui é um lugar tranquilo, silencioso.”

Quem usufrui do local aprova as melhorias. É o caso de Edvan Costa Rodrigues, 23 anos, frequentador da biblioteca desde a adolescência, quando ainda cursava o ensino médio. É ali que ele estuda para o concurso público de policial penal de Minas Gerais. A prova está marcada para 16 de janeiro, em Belo Horizonte.

“Ficou muito melhor estudar aqui depois da reforma”, avalia Edvan, que dedica uma média de seis horas diárias aos estudos no local. “A biblioteca está mais iluminada, os banheiros estão arrumados e as tomadas foram trocadas. Então, dá para a gente se conectar melhor.”

Organização

Atualmente vivendo no Jardim Ingá, Mikael dos Santos, 23 anos, frequentou o local quando morou no Núcleo Bandeirante. “É bom saber que a biblioteca foi reformada”, diz. “Para a gente aprender direito, uma biblioteca tem que ser bem-iluminada, organizada, com muitos livros e limpa”.

De sujeira, ninguém pode reclamar, garante a servente Leiliane Ferreira Alves, que trabalha na limpeza. “Lavo o chão, tiro a poeira dos móveis e dos livros”, conta. “Aqui é bastante movimentado, então deixo tudo bem limpinho”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA