Nacional

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro

Publicado

em


Um grupo de artistas, profissionais e pesquisadores resolveu criar um banco de imagens para retratar momentos reais do cotidiano e da vida do brasileiro. Em comum, eles se incomodam com a frequência com que empresas de comunicação e agências de marketing do país usem fotografias obtidas em bancos de imagens internacionais. Assim, a plataforma Brasil com S pretende oferecer soluções para a falta de representatividade da cultura nacional, reunindo mais de 200 imagens.

A iniciativa está no ar desde a última segunda-feira (11). As fotografias estão divididas em três temas: um típico churrasco de domingo, uma tarde comum de trabalho e um happy hour para relaxar.

Para fazer o download, é preciso concordar com os termos disponibilizados na plataforma. Todo o material pode ser utilizado gratuitamente para fins editoriais em publicações de interesse público, sem fim comercial, promocional ou político. Em caso de interesse na utilização das imagens em trabalhos com objetivos lucrativos, é necessário solicitar formalmente a autorização.

Os envolvidos no projeto fazem parte do Lab 678, que se apresenta como um laboratório de experiências e projetos criativos dedicado à criação de uma comunicação que proporcione identificação com seu público. Eles possuem formação e atuação em frentes bastante variadas: na publicidade, no design, no grafite, na ilustração, na moda, na fotografia, na música, em pesquisas sobre comunicação e arte, entre outras.

“Nosso Brasil é com S, não com Z. Somos um país rico em diversidade de corpos, tons de pele, identidades, expressões de gênero e sexualidades. Somos mais do que os olhos estrangeiros podem ver. No #brasilcoms você encontra mais de 200 imagens de pessoas reais fazendo coisas reais, cada um com sua essência criando em conjunto um acervo que as representasse como brasileiros”, publicou em suas redes sociais o Lab 678.

Segundo avaliam os idealizadores do projeto, o povo brasileiro ainda é bastante retratado na comunicação por meio de estereótipos. O Brasil seria muitas vezes reduzido ao país do futebol e do carnaval. Contra essa lógica, a ideia do banco de imagens é oferecer fotografias que naturalizem as pessoas trabalhando, almoçando, conversando, etc.

Aspectos técnicos da fotografia também são trabalhados em detalhes. A proposta do Brasil com S é trazer mais cor às imagens. A iluminação também é uma preocupação. “Temos muitos problemas com banco de imagens de fora, porque os objetos, os móveis são sempre urbanos, a luz das fotos é mais fria, sempre remete a outros países, nunca ao Brasil”, diz Pedro Burger, diretor de arte do Lab 678.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA