Distrito Federal

Banco de Alimentos recebe 850 quilos de carne suína

Publicado

em


As entidades agropecuárias reconhecem a credibilidade do Banco de Alimentos da Ceasa- DF | Foto: Tony Oliveira

O espírito natalino chegou às Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Nesta quinta (10), três entidades agropecuárias do DF – Associação de Criadores de Suínos (DFSuin), Sindicato dos Suinocultores do DF (Sindisuínos) e Suínoaves Alimentos – doaram 850 kg de carne suína, distribuídas a 17 instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF.

Segundo as organizações de produtores rurais, a escolha pelo Banco de Alimentos da Ceasa-DF se deu pela credibilidade e transparência *do trabalho realizado junto às entidades de assistência social, assim como o combate ao desperdício de alimentos que é realizado dentro das centrais.

O gesto dos empresários foi muito comemorado pelo presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio. “Ter consciência do seu papel social é o ápice de uma gestão, e as três entidades ajudaram a proporcionar um natal farto e mais alegre para muitas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social. Só tenho a agradecer por essa doação tão importante”, ressalta.

Lar de São Francisco, em Ceilândia Norte, foi uma das instituições beneficiadas com a doação de carne suína | Foto: Tony Oliveira

“Queremos fazer a nossa parte, diante desse cenário que é desafiador para todos os brasileiros, e esperamos que esse pequeno gesto sirva de exemplo para outros produtores rurais e empresários que podem ajudar os mais necessitados”, destaca o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros.

Uma das instituições beneficiadas com a carne foi o Lar de São José, que funciona há 32 anos em Ceilândia Norte como um local de acolhimento para atender 70 crianças e adolescentes sob medida protetiva. A entidade, conveniada da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu 46,1 quilos do produto.

“Esse alimento veio em um bom momento, inclusive estamos fazendo uma campanha para que possamos fazer a ceia natalina das crianças. Por conta da pandemia, nossas doações caíram consideravelmente. Temos tido dificuldade de comprar alguns itens, por isso essa ação é tão importante”, comemora a coordenadora do Lar de São José, Lúnia Lopes.

* Com informações da Ceasa-DF
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA