Política

Atendimentos do Alego Ativa

Publicado

em


A cidade de Hidrolândia, na região Metropolitana de Goiânia, sediou, no sábado, 18, a última edição de 2021 do programa Alego Ativa. Ao todo, foram oferecidas aos moradores da cidade e municípios vizinhos, 69 frentes de trabalho, em parceria com 39 instituições públicas e privadas, de forma gratuita e simplificada, sendo serviços jurídicos, de saúde e de capacitação profissional, entre outros.

Durante todo o dia, foram realizados 5.633 serviços, distribuídos mil brinquedos e 786 atividades de recreação para crianças que compareceram ao evento, totalizando 7.419 atendimentos. Essa foi a décima-segunda edição do programa e a quarta depois da recente retomada, após um ano e meio de suspensão em razão da pandemia de covid-19.

O programa Alego Ativa é executado pela Diretoria de Assuntos Institucionais desde 2019, com o objetivo de atender a demandas imediatas da comunidade local, ampliar a representatividade do Parlamento goiano e aproximá-lo da sociedade.

Durante a abertura do evento, em Hidrolândia, o presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira fez uma avaliação positiva da iniciativa e disse que, até agora, todos os objetivos e metas foram alcançados com sucesso. “Encerramos o ano com a sensação de missão cumprida, no sentido de resgate social e fortalecimento da economia do estado”, avaliou o presidente.

Além de Lissauer Vieira, também estiveram presentes à 12ª Alego Ativa, os deputados Amauri Ribeiro (Patriotas) e Virmondes Cruvinel (Cidadania), representante do município na Assembleia. Cruvinel comemorou a realização do evento em Hidrolândia. “O Alego Ativa é uma inovação da Mesa Diretora dessa 19ª Legislatura, comandada pelo presidente Lissauer, e tem realizado um trabalho de unidade, simplicidade, seriedade e respeito ao cidadão. Obrigado, Lissauer, por esse dia histórico de transformação social e dignidade dedicado à nossa população. Parabéns pelo projeto e obrigado por honrar essa cidade com ações e benefícios sociais”.

Assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio) e idealizador do Alego Ativa, Simeyzon Silveira, revelou que os 100 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos nessa edição do programa, receberam crédito de incentivo no valor de R$ 1,3 mil por meio da pasta da Retomada. Para ele, a iniciativa reforça o objetivo da Casa de Leis de contribuir, com ações práticas e efetivas, para o estímulo à criação de novas vagas de trabalho, fomento das atividades econômicas e evolução da economia goiana.

O prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior (DEM), agradeceu pela escolha do município e disse que foi um orgulho e uma grande satisfação receber o Alego Ativa no município. “Agradeço à Assembleia Legislativa por trazer esse evento de compromisso social para a nossa comunidade. Todas essas frentes de serviços oferecidas durante a ação itinerante ajudaram a garantir mais dignidade à nossa população e a evidenciar o trabalho sério que é feito pelo Parlamento goiano”.

O diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Gustavo Sintra, disse que a 12ª edição do Alego Ativa superou as expectativas da comissão organizadora, por se tratar de uma cidade pequena, com população estimada em cerca de 20 mil habitantes. “A grande procura pelos serviços oferecidos superou as nossas expectativas e fez desse evento um marco na história democrática e participativa de Hidrolândia. Agradeço aos parceiros e colaboradores que se empenharam em ajudar a comunidade e a levar alegria para a criançada”.

O diretor frisou, ainda, que o evento contou com a participação efetiva da Prefeitura de Hidrolândia. A 12ª edição do Alego Ativa teve lugar na Escola Municipal José Amâncio de Souza Pinto, localizada no Centro da cidade. Diversas tendas também foram montadas no local para garantir mais infraestrutura para as ações. 

Atendimentos

Além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento que foram oferecidos, a ação em Hidrolândia contou com a oferta de diversos serviços, como a emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, primeira e segunda vias de Registro Civil de Nascimento e Casamento. Além disso, foram promovidas consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog), pediatria, cardiologia, dentista, dermatologista, psicologia, coleta de sangue para doação, acupuntura, auriculoterapia, dentre outras especialidades. 

O evento também contou com apresentações culturais, cortes de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos do Vapt Vupt.

Milhares de pessoas passaram pelas tendas de serviços, desde as primeiras horas da manhã de sábado. O desejo de conquistar uma identidade social levou Alexandre da Conceição, de 36 anos, ao evento. “Eu não tinha certidão de nascimento e nem outra documentação. “Hoje eu nasci para o Estado. Hoje eu nasci para o mundo. Graças ao Alego Ativa vou me tornar um cidadão com Carteira de Identidade e CPF”. Alexandre é um dos milhões de brasileiros que chegam à vida adulta sem documentação básica. A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e colocou em evidência esse gargalo social. 

Luzia Ferreira Maria, de 67 anos, há cinco é aluna da Escola Municipal José Amâncio de Souza Pinto. Ela cursa o 5º ano do ensino fundamental, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No sábado, ela voltou à escola para renovar o visual. “Quando minha professora falou que ia ter essa ação, eu resolvi vir cortar o meu cabelo. O evento está ótimo! Parabéns para quem pensou em trazer esse tanto de coisa boa aqui pra gente”.

Essa edição registrou muitos atendimentos, de diversos tipos, a pessoas da mesma família. A exemplo da dona de casa Ivone Pinheiro, de 46 anos, que, ao lado dos filhos Andressa, de 18 anos, e do filho André, de 14 anos, buscaram atendimento oftalmológico, participaram de cursos profissionalizantes, emitiram documentos e doaram sangue. “Eu moro aqui desde que nasci e nunca vi um evento com tantos serviços e opções de cursos sendo realizado aqui. Me recordo de outros dois mutirões parecidos com esse, mas nenhum tão grande e completo”, relatou Ivone, que nasceu e cresceu em Hidrolândia.

A jovem Andressa estava ansiosa para fazer a primeira doação de sangue da vida dela. Com a senha número um, ela abriu os trabalhos da equipe de coleta de sangue do Hemocentro. “Eu sempre tive vontade de doar, mas não tinha idade. Quando fiquei sabendo que teria coleta, aqui, hoje, falei com minha mãe e viemos todos juntos. Além de doar sangue, eu também vou fazer consulta com oftalmologista”, relatou. Por sua vez, André aproveitou o evento para emitir a primeira via da Carteira de Identidade e participou do curso “Empreendedorismo nas redes sociais – Foto e vídeo para aumentar vendas”, ministrado por Maykon Cardoso.

O tatuador e funcionário municipal, Livanclis Tavares, de 26 anos, disse ter se surpreendido com a grandiosidade do Alego Ativa. Ele aproveitou o evento itinerante para dar o primeiro passo na tentativa de superar um bloqueio de expressividade: a sua comunicação com as pessoas. “Eu tenho muita dificuldade de me expressar. Não consigo falar com as pessoas da forma como gostaria. Fui criado de uma maneira muito conservadora e, hoje, sinto necessidade de me aproximar das pessoas e me comunicar melhor. Por esse motivo me inscrevi no curso a ‘Arte da Oratória’”, disse.

Uma das orientações feitas, durante a palestra, pela jornalista e locutora Fran Rodrigues, é a de que uma boa comunicação está mais ligada ao ato de ouvir do que ao ato de falar. “É preciso ouvir e compreender a necessidade do outro, antes de aplicar uma integração comunicacional. O primeiro passo do orador é saber se a mensagem está chegando de forma compreensível ao interlocutor. As pessoas têm o hábito de não se ouvir, pensando no que vai responder, antes mesmo do outro terminar de falar. O curso de oratória ensina técnicas, como a de direcionar a fala, de forma correta, de acordo com o público-alvo”.

Audiência pública

As edições do Alego Ativa contam com a realização de uma audiência pública para registrar demandas apresentadas pelos moradores da cidade e lideranças políticas locais e regionais. Em Hidrolândia, a mesa dos trabalhos foi formada pelos deputados Lissauer Vieira, Virmondes Cruvinele Amauri Ribeiro, pelo prefeito José Délio, o vice-prefeito, Wellington Leandro (Solidariedade), e pelos vereadores Dra. Thaisy (Podemos), Ruy Alves (Cidadania) e Cici da Ambulândia (Solidariedade). Dentre as demandas apresentadas, está o pedido pela retomada do calendário festivo e cultural da cidade.

José Délio solicitou o apoio da Assembleia Legislativa por meio de recursos financeiros (emendas parlamentares) para a retomada da Festa da Jabuticaba e do Mutirão das Fiandeiras de Hidrolândia. “O Mutirão das Fiandeiras faz parte da história cultural de Hidrolândia. O evento reunia fiandeiras de toda a região e era prestigiado por milhares de pessoas”, destacou o prefeito. Por sua vez, a vereadora Dra. Thaisy solicitou a viabilização de recursos para investimento no Colégio da Polícia Militar de Hidrolândia. 

Os parlamentares estaduais garantiram que farão todo o esforço possível para atender às reivindicações e levar os benefícios solicitados para Hidrolândia. Nessa perspectiva, Simeyzon Silveira frisou que o Alego Ativa leva multibenefícios, não somente à população, mas também aos municípios, que têm suas principais demandas olhadas de perto pelos parlamentares e representantes do Governo. 

Dentre os parceiros presentes na 12ª edição do Alego Ativa, estavam a Fundação Banco de Olhos, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), dentre outras entidades.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA