Cidades

Após construir Cmei em parceria com Ceasa, Rogério Cruz recebe homenagem do setor produtivo

Publicado

em


Cinco meses depois de construir e inaugurar um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) em parceria com a Central de Abastecimento (Ceasa) de Goiás, o prefeito Rogério Cruz recebeu do órgão a Medalha de Honra Mérito do Abastecimento. A solenidade ocorreu no pátio do prédio administrativo do entreposto, localizado no Jardim Guanabara. Na ocasião, Rogério participou também da inauguração da agência Sicoob Lojicred, aberta em parceria com a Ceasa.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (30/03). Em discurso, Rogério elogiou o empenho da gestão da Ceasa e frisou a importância de uma central de abastecimento na vida do cidadão. “Só quem morou em regiões sem uma central como essa sabe a falta que ela faz, mesmo em países baseados na agricultura”. O prefeito emendou: “sei a luta de quem trabalha em uma central de abastecimento, uma luta árdua, por isso, é fundamental ter trabalhadores empenhados em fazer com que o alimento de qualidade chegue à mesa dos cidadãos”.

Rogério também lembrou detalhes da parceria firmada com a Ceasa para a entrega do Cmei Ceasa, “unidade projetada para atender aproximadamente 80 crianças de seis meses a cinco anos, em período integral, com educação de qualidade para a população da região Norte”. O prefeito afirma ser “um sonho compartilhado também por nossa gestão”.

O secretário-chefe da Governadoria do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, destacou a parceria entre estado e município, elencando, por exemplo, os serviços entregues à população da região Sudoeste no 3º Mutirão do Governo de Goiás. “Não só isso, mas nas últimas três semanas, realizações conjuntas importantes, reflexo de como esta parceria atua em prol das pessoas”.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Freitas de Mendonça, agradeceu a Rogério “a entrega do Cmei, ao pensar na realidade de uma família trabalhadora”.

O presidente da Ceasa Goiás, Lineu Olímpio de Souza, ressaltou a colaboração dos homenageados com a história da Central e, como consequência, o atendimento aos colaboradores e compradores. Lineu lembrou dos desafios enfrentados com a pandemia, ao mesmo tempo em que elogiou a condução da Ceasa “que, em nenhum momento, paralisou suas atividades, garantindo o abastecimento da população”.

Lineu Olímpio ressaltou que “a Ceasa deve ser considerada uma cidade de produção e, nisso, deve focar na solução dos problemas que uma cidade tem”. Nisto, o presidente da Ceasa Goiás agradeceu a construção do Cmei na Central, “uma demanda que há muito era solicitada e que, somente com a dedicação desta gestão, hoje temos aproximadamente 80 crianças atendidas”.

Ricardo Teodoro, presidente do Sicoob Lojicred, agradeceu o apoio de Rogério Cruz ao setor produtivo. Ricardo ressaltou a gratidão em entregar a 9ª agência da Sicoob Lojicred, “uma cooperativa nascida aqui, há mais de duas décadas, feita por pessoas trabalhadoras que, diariamente lutam pelos objetivos”.

Orlando Tokio Kumagai, presidente da União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap), lembrou dos anseios dos produtores rurais e “da importância de sermos amparados por gestores que atendam às necessidades de melhorias”.

Homenagem
A primeira edição da entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Abastecimento homenageou 33 personalidades que contribuíram para o crescimento do entreposto da Ceasa Goiás, em Goiânia, em 47 anos de existência. Entre os homenageados, estão autoridades do estado de Goiás, concessionários, produtores, permissionários e servidores administrativos da empresa.

Participaram do evento o deputado federal, José Nelto; o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Alves Firmino; Paulo Vitor Avelar, vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM); o tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás, Daniel Toledo; Lourivan Santos Ferreira, presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Comphego); dentre outras autoridades.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA