Geral

Alunos de oficinas culturais na Estrutural recebem certificados

Publicado

em


A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) promoveu, nesta quarta-feira (20), a certificação de quase 90 alunos que participaram das Oficinas Formativas e Culturais como Instrumento de Prevenção à Criminalidade. As aulas – de pintura em tela, xadrez, cinema, fotografia e ilustração – foram ministradas na Estrutural, por meio das ações da Área de Segurança Prioritária (ASP), que está na região desde junho deste ano.

“Segurança pública não é somente combate à criminalidade. Nesse contexto, as ações de prevenção são muito importantes”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

O objetivo foi capacitar crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 21 anos, por meio de atividades artísticas e culturais e foco na prevenção primária, a partir de valores de cultura de paz. As aulas ocorreram na Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, por meio de parceria com a instituição religiosa.

“A ASP é um projeto inovador, de governo, que tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida à população da Estrutural. Desde o início da implementação do Programa DF Mais Seguro, que a ASP faz parte. O governador Ibaneis determinou que estivéssemos próximos à comunidade, levando e prestando o melhor serviço público”, diz o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Para o secretário Júlio Danilo, as oficinas permitem conhecer melhor a realidade dos jovens e da comunidade, para que a atuação da SSP-DF seja cada vez mais precisa | Foto: Divulgação SSP-DF

“As oficinas nos permitem conhecer melhor a realidade dos jovens e da comunidade como um todo, para que nossa atuação seja cada vez mais precisa. Segurança pública não é somente combate à criminalidade. Nesse contexto, as ações de prevenção são muito importantes”, ele ressalta.

O secretário executivo de Segurança Pública, Milton Neves, falou da importância das oficinas para formação dos participantes. “Tenho certeza que o material que produziram e as aulas que assistiram vão contribuir de uma maneira significativa para a formação de cada um de vocês”, afirmou.

“Esta é uma nova perspectiva, inclusive para as mães vítimas de violência doméstica”Érika Filippelli, secretária da Mulher

Disciplina

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos alunos, que participaram das aulas com comprometimento. O subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira, destacou “a disciplina no cumprimento dos horários e nas atividades propostas e o respeito pelos professores, pelos colegas e com cada um que estava na paróquia.”

“Percebemos ainda a tolerância com as diferenças, o respeito nas disputas de xadrez e a generosidade de cada um de vocês. Tudo isso nos fez nos apaixonarmos ainda mais pela comunidade da Estrutural”, acrescentou Ferreira.

A administradora da Estrutural, Vânia Gurgel, agradeceu aos jovens pela participação. “Vocês são o futuro, acreditamos na força de vocês. Agradeço por cuidarem desta cidade tão querida. Orgulhem-se de morar aqui, pois somos a melhor cidade para ser capacitada e termos muitas outras oportunidades. Todos os educadores, policiais e bombeiros estão de olho na formação do futuro de vocês.”

As irmãs Bruna Larissa e Brenda Freire participaram do projeto: “Ter participado das oficinas vai auxiliar nosso futuro”

A secretária da Mulher, Érika Filippelli também participou da cerimônia, que ocorreu no auditório do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). “Esta é uma nova perspectiva, inclusive para as mães vítimas de violência doméstica”, disse a secretária.

Alegria em participar

As irmãs Bruna Larissa e Brenda Freire participaram do projeto e aproveitaram a oportunidade para agradecer a iniciativa. “Tenho certeza que ter participado das oficinas vai auxiliar nosso futuro”, disse Bruna. A irmã, Brenda, agradeceu a dedicação dos professores.

“Foi muito bom aprender a jogar xadrez. A gente sempre teve vontade de aprender, mas não tinha quem ensinasse. Nas oficinas tivemos essa oportunidade. A gente queria participar de todas as atividades, mas não dava, por conta do tempo e para dar chance para outras pessoas também fazerem as aulas”, disse a aluna.

Há dez anos com trabalhos sociais dentro da SSP-DF, o sargento Genivaldo Sampaio se emociona ao falar de cada projeto que envolve crianças e adolescentes. “Nosso objetivo com as oficinas era fazer com que essas crianças e adolescentes vissem o trabalho policial de outra forma, pelo lado da prevenção, pelo lado humano, mostrar que o trabalho preventivo diminui as ações policiais nas ruas”, finalizou.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA