Cidades

Evento com serviços e atrativos culturais fecha a Semana do Cooperativismo em Morrinhos

Publicado

em

Na manhã de sábado (08/07), na orla do lago municipal Recanto das Araras, as cooperativas realizarão ações de saúde, palestras e apresentações. A partir das 19h, a grande atração será o show do Trio Parada Dura.

A Semana do Cooperativismo de Morrinhos, promovida pelo Sistema OCB/GO, em parceria com cooperativas da Região Sul e Prefeitura de Morrinhos, oferece à população da cidade ampla programação até o próximo sábado (08/07). Morrinhos foi o oitavo município goiano a aprovar o projeto de lei que institui uma data de celebração ao cooperativismo em seu calendário cívico-cultural.

Diversas atividades de saúde, educação, lazer e meio ambiente vêm sendo realizadas pelas cooperativas regionais desde a segunda-feira (03/08).  Para fechar as comemorações, no sábado, uma estrutura será montada na orla do lago municipal Recanto das Araras, das 9 às 14 horas, com atrações abertas a toda a população.

O espaço vai receber tendas, onde as cooperativas vão oferecer ações de saúde, minicursos, oficinas e apresentar à comunidade exemplos de sua atuação em Morrinhos. Ao final da programação do dia, está previsto show com o Trio Parada Dura. O evento é totalmente gratuito.

Superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado destaca a força do cooperativismo goiano, que só em 2022 movimentou mais de R$ 27 bilhões de receita. “O cooperativismo impulsiona e desenvolve a sociedade onde está inserido. A união das cooperativas locais demonstra a efetividade de dois princípios do cooperativismo, que são a intercooperação e o interesse pela comunidade. Nesta semana, as cooperativas vão poder mostrar para a população as ações e projetos que já fazem o ano todo”, ressaltou.

O prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, destaca a história e a importância do cooperativismo para a região. “Temos que comemorar essa semana, porque novas cooperativas estão surgindo, ajudando a desenvolver nosso município. Uma cooperativa ajuda a espalhar o desenvolvimento de uma cidade. Agradeço a oportunidade ao Sistema OCB/GO, porque esse evento é voltado para nossa cidade, em nome da nossa comunidade”, enfatiza o prefeito.

Coordenador do Núcleo Regional Cooperativo da região Sul e presidente da Uniodonto Sul Goiano, João Batista Pereira Machado destaca que a primeira semana do Cooperativismo de Morrinhos já nasceu robusta, em razão da força do cooperativismo no município. “Uma cooperativa não é só um negócio, é gestão de pessoas e essa é a oportunidade de devolvermos à sociedade os serviços e projetos que temos para melhorar a vida de todos”.

A lei que insere a celebração do cooperativismo no calendário de eventos da cidade foi aprovada em novembro do ano passado e institui a primeira semana de julho como data a ser celebrada anualmente. Estão participando da iniciativa as cooperativas Sicoob Unicentro Br, Sicoob Centro-Sul, Complem, Unimed Morrinhos, Sicredi Cerrado, Cooperarte, Cooper Morrinhos, Cooper Rosa, Cerb, Uniodonto Sul Goiano, Cooppem (Colégio Alpha) e Cooperfat.

 

Serviço:

  • Atividades da Semana do Cooperativismo de Morrinhos
  • Quando:  06/07 (quinta-feira)
  • 8h – Plantio de 12 Ipês na área do Lago Municipal Recanto das Araras
  • 9h – Encontro de agentes de desenvolvimento da comunicação de Morrinhos e cidades próximas (Sala de Treinamentos da Complem )
  • 14h – Visita às instalações da Cooper Morrinhos  (Av. Genoveva Resende Carneiro, nº 400, Setor Aeroporto)
  • Quando: 07/07 (sexta-feira)
  • 9h – Visita dos alunos “Pró Cidadão” às Ecobarreiras no Lago Municipal Recanto das Araras
  • 13h – Cooperfat faz entregas de frutas e verduras A instituições filantrópicas de Morrinhos.
  • 13h – Cooperarte oferece curso de bordados em sua sede (Rua prefeito Felício Chaves, número 35, Setor Oeste)
  • Quando: 08/07 (sábado)
  • 9h às 14h – Serviços e atividades nas tendas das Cooperativas no lago municipal Recanto das Araras
  • 19h – Show com Trio Parada Dura
Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA