Política

Alta tecnologia torna a nova sede uma das mais modernas do País

Publicado

em


Próxima de ser concluída, a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tem como marcas principais a inovação, a modernidade e a sustentabilidade. Pautado por esses pilares, entre outros, o Palácio Maguito Vilela traz importantes investimentos na área de tecnologia, o que, segundo o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), proporcionará aos parlamentares, servidores e toda a população do estado um ambiente acessível, otimizado e com melhor qualidade no atendimento.

“Estamos bem próximos de entregar a nova sede da Alego, um marco histórico para o Parlamento estadual. E entre os grandes diferenciais na estrutura desse novo prédio, que será entregue com o mais alto padrão de qualidade, está a sustentabilidade e a tecnologia. Tudo pensado para otimizar os processos de gestão e segurança da informação, aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerar economia. Investimentos necessários e que trarão excelentes resultados para o Legislativo goiano”, ressaltou Lissauer Vieira. 

Com a expansão e aprimoramento da tecnologia, a nova Alego terá como um dos seus grandes destaques o fim do uso do papel, atendendo, dessa forma, os princípios do Selo Verde, marca já registrada da Casa, e reforçando também o compromisso sustentável. “Uma das prioridades da nossa gestão é justamente a sustentabilidade e temos trabalhado muito nesse sentido. O fim do uso de papel será um dos principais frutos dos investimentos tecnológicos que estamos realizando na nova sede, um grande benefício para o meio ambiente e para toda a sociedade”, reforçou Lissauer. 

Sede Tecnológica

Mantendo o conceito “A Casa é Sua” como eixo estruturante de sua comunicação, a Alego também busca com a implementação dos avanços tecnológicos reforçar ainda mais essa concepção, aproximando a sociedade goiana do Poder Legislativo através da excelência, agilidade e transparência na prestação de serviços ao público. Segundo o diretor de Tecnologia e Informação da Casa, Fagner dos Santos, fatores essenciais que contribuirão, sobretudo, para o fortalecimento da credibilidade do Parlamento estadual perante a sociedade. 

“Todas essas mudanças que estamos fazendo trarão melhorias significativas para o cidadão, principalmente, com relação ao acesso dos projetos que são discutidos na Casa. Além disso, também estamos implementando outras medidas relacionadas ao acesso nas dependências da Alego, como reconhecimento facial, biometria e cartões de aproximação, o que se justifica ainda mais em momento de pandemia global. Tudo isso trará mais praticidade, segurança e transparência em todos os atos do Poder Legislativo”, explicou. 

Com o objetivo de propiciar soluções inteligentes no cotidiano legislativo, o diretor pontuou ainda outras ações que estão sendo desenvolvidas para a otimização das atividades em Plenário. “No Plenário vamos implementar recursos de áudio e vídeo integrados com tecnologias avançadas, o que vai permitir a identificação do orador, transcrição de áudio em tempo real, videoconferências e tramitação digital dos processos. Além disso, o tráfego de todos os dados sensíveis estarão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, salientou. 

Além de todas essas inovações, outros projetos já foram adotados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) ao longo do ano de 2021 e que, agora, estão sendo aperfeiçoados para a nova estrutura da Alego. Entre eles, estão o Sistema de gestão de suporte aos usuários (GLPI); Sistema de demandas e projetos (Redmine); Dashboards de Gerenciamento utilizando o Power BI; Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e Política de Segurança da Informação. 

Para Fagner, iniciativas extremamente importantes e que vêm permitindo que os trabalhos na Casa de Leis ocorram de forma qualificada e mais eficiente possível. “Todas essas ações já implantadas, além das que estamos desenvolvendo para a nova sede, proporcionarão mais agilidade, segurança e facilidade na execução dos trabalhos, principalmente, porque teremos uma infraestrutura mais moderna, com novos servidores hiperconvergentes de última geração, com inteligência artificial, trazendo, dessa forma, maior rapidez e mais estabilidade na internet”, concluiu.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA