Economia
Alimentos brasileiros agradam a chefes internacionais na Expo Dubai
Açaí, mandioca, cupuaçu, castanha, cacau e pirarucu. Ingredientes tipicamente brasileiros fizeram sucesso entre os chefes internacionais que participaram do cooking show, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento contou com a presença, na última quarta-feira (23), do estrelado chefe de cozinha paraense Thiago Castanho no Pavilhão Brasil na Expo, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O chefe de cozinha canadense Philippe Cameron participou da maioria dos eventos brasileiros e adorou tudo que provou. “Achei incrível e diversificado. Com diferentes biomas, diferentes comidas. Eu aprendi tanto sobre as diferentes regiões e o que há para oferecer no Brasil, é tudo fresco e variado”, disse ele. De acordo com a organização do evento, 70% dos visitantes, no geral, são de outras nacionalidades.
Além de Cameron, entre o público presente estavam diversos especialistas no assunto. “Chamamos todos os representantes do setor Horeca, que é hotéis, restaurantes, caterings, porque a gente quer que eles incorporem ingredientes brasileiros em suas receitas. Além de influencers e jornalistas daqui (Dubai) para que também possam promover a gastronomia e os produtos brasileiros”, disse Luciana Furtado, analista de negócios da Apex.
Na quinta edição do cooking show na Expo, o alimento promovido foi a mandioca, com receitas do chefe Thiago Castanho. “A gente já sabia que mandioca era a espinha dorsal da gastronomia brasileira quando se fala da internacionalização da gastronomia. Daí a gente decidiu, no contexto da Amazônia, trazer a mandioca com o chefe que é notadamente conhecido como um dos principais da Amazônia. Ele (Thiago Castanho) faz entrada, com prato principal e sobremesa utilizando a mandioca”, explica Rafaela Albuquerque, analista de agronegócios da Apex.
Para Thiago Castanho, além de promover os ingredientes, é necessário mostrar a cultura nacional e a base dessa produção. “Como o brasileiro consome? Quem é que produz? Como é que vivem as pessoas que estão lá na base fazendo a farinha ou a castanha? Comida cultural. O que move o Brasil, não é uma grande indústria, são pequenas famílias que passam suas receitas de geração para geração. Não são fazendas gigantes que fazem isso”, explicou.
O projeto de gastronomia da Apex inclui um conjunto de ações estruturadas para apoiar a imagem do Brasil nesse setor. Apesar de ter a Expo como principal plataforma, o objetivo é promover o evento em outras feiras internacionais.
* A repórter Fernanda Cruz e o fotógrafo Tomaz Silva viajaram a convite da Apex-Brasil
Edição: Valéria Aguiar
Economia
Dia das Mães: pesquisa do Procon Goiás aponta variação superior a 220% nos preços dos presentes
Oscilação foi encontrada no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Levantamento foi feito com 156 itens em 54 estabelecimentos da capital
O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12/05) e para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha do presente, o Procon Goiás realizou pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia entre os dias 25 de abril e 2 de maio. Foram levantados preços de 156 produtos, como cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos. A pesquisa completa feita pelo Procon Goiás, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.
A principal variação apontada pela pesquisa foi de 221,28% no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Outro produto com variação considerável (206,90%) é o pó compacto da marca Bruna Tavares, vendido de R$ 27,99 a R$ 85,90.
Os pesquisadores do Procon Goiás encontraram ainda uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos entre R$ 80 e R$ 184, variação de cerca de 130%. O levantamento também levou em conta produtos eletrônicos, sendo que a maior diferença nesses itens foi superior a 135% e ocorreu no depilador Philips 2 velocidades, comercializado de R$ 199 a R$ 469.
A pesquisa também levou em conta variações dos produtos em relação ao ano passado. Teve produto com aumento superior a 95%. É o exemplo da paleta de sombras da marca Mariana Saad, vendida ano passado por R$ 80,97 e esse ano por R$ 157,95. Em relação a 2023, a cesta de café da manhã com 50 itens teve aumento de 52,80%. O produto era vendido ano passado a R$ 219,90 e esse ano a R$ 336.
Essa data é considerada a principal no calendário do comércio no primeiro semestre. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), o Dia das Mães deve levar 94% dos consumidores às compras na capital. Dados da entidade apontam que, este ano, o ticket médio para compra do presente será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor.
Orientações
Antes de ir às compras, pesquise os preços, para que não pese no orçamento familiar. O consumidor precisa se atentar ao fato de que os produtos têm de estar expostos com os preços de maneira clara e visível. O produto deve mostrar 2 preços: o total à vista e o valor das parcelas (no caso de parcelamento do pagamento).
Toda loja tem sua política de troca e o estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para reclamação: 30 dias para os produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis.
Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve testar o funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento, verificar da existência de manual de instruções em nosso idioma e a relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.
No caso de compras realizadas fora da loja física, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação.
Fotos: Procon Goiás / Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Governo de Goiás
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