Economia

Alimentos brasileiros agradam a chefes internacionais na Expo Dubai

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Açaí, mandioca, cupuaçu, castanha, cacau e pirarucu. Ingredientes tipicamente brasileiros fizeram sucesso entre os chefes internacionais que participaram do cooking show, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento contou com a presença, na última quarta-feira (23), do estrelado chefe de cozinha paraense Thiago Castanho no Pavilhão Brasil na Expo, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O chefe de cozinha canadense Philippe Cameron participou da maioria dos eventos brasileiros e adorou tudo que provou. “Achei incrível e diversificado. Com diferentes biomas, diferentes comidas. Eu aprendi tanto sobre as diferentes regiões e o que há para oferecer no Brasil, é tudo fresco e variado”, disse ele. De acordo com a organização do evento, 70% dos visitantes, no geral, são de outras nacionalidades.

Além de Cameron, entre o público presente estavam diversos especialistas no assunto. “Chamamos todos os representantes do setor Horeca, que é hotéis, restaurantes, caterings, porque a gente quer que eles incorporem ingredientes brasileiros em suas receitas. Além de influencers e jornalistas daqui (Dubai) para que também possam promover a gastronomia e os produtos brasileiros”, disse Luciana Furtado, analista de negócios da Apex.

Na quinta edição do cooking show na Expo, o alimento promovido foi a mandioca, com receitas do chefe Thiago Castanho. “A gente já sabia que mandioca era a espinha dorsal da gastronomia brasileira quando se fala da internacionalização da gastronomia. Daí a gente decidiu, no contexto da Amazônia, trazer a mandioca com o chefe que é notadamente conhecido como um dos principais da Amazônia. Ele (Thiago Castanho) faz entrada, com prato principal e sobremesa utilizando a mandioca”, explica Rafaela Albuquerque, analista de agronegócios da Apex.

Para Thiago Castanho, além de promover os ingredientes, é necessário mostrar a cultura nacional e a base dessa produção. “Como o brasileiro consome? Quem é que produz? Como é que vivem as pessoas que estão lá na base fazendo a farinha ou a castanha? Comida cultural. O que move o Brasil, não é uma grande indústria, são pequenas famílias que passam suas receitas de geração para geração. Não são fazendas gigantes que fazem isso”, explicou.

O projeto de gastronomia da Apex inclui um conjunto de ações estruturadas para apoiar a imagem do Brasil nesse setor. Apesar de ter a Expo como principal plataforma, o objetivo é promover o evento em outras feiras internacionais.

* A repórter Fernanda Cruz e o fotógrafo Tomaz Silva viajaram a convite da Apex-Brasil

Edição: Valéria Aguiar

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Dia das Mães: pesquisa do Procon Goiás aponta variação superior a 220% nos preços dos presentes

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Oscilação foi encontrada no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Levantamento foi feito com 156 itens em 54 estabelecimentos da capital

O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12/05) e para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha do presente, o Procon Goiás realizou pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia entre os dias 25 de abril e 2 de maio. Foram levantados preços de 156 produtos, como cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos. A pesquisa completa feita pelo Procon Goiás, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.

A principal variação apontada pela pesquisa foi de 221,28% no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Outro produto com variação considerável (206,90%) é o pó compacto da marca Bruna Tavares, vendido de R$ 27,99 a R$ 85,90.

Os pesquisadores do Procon Goiás encontraram ainda uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos entre R$ 80 e R$ 184, variação de cerca de 130%. O levantamento também levou em conta produtos eletrônicos, sendo que a maior diferença nesses itens foi superior a 135% e ocorreu no depilador Philips 2 velocidades, comercializado de R$ 199 a R$ 469.

A pesquisa também levou em conta variações dos produtos em relação ao ano passado. Teve produto com aumento superior a 95%. É o exemplo da paleta de sombras da marca Mariana Saad, vendida ano passado por R$ 80,97 e esse ano por R$ 157,95. Em relação a 2023, a cesta de café da manhã com 50 itens teve aumento de 52,80%. O produto era vendido ano passado a R$ 219,90 e esse ano a R$ 336.

Essa data é considerada a principal no calendário do comércio no primeiro semestre. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), o Dia das Mães deve levar 94% dos consumidores às compras na capital. Dados da entidade apontam que, este ano, o ticket médio para compra do presente será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor.

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Orientações
Antes de ir às compras, pesquise os preços, para que não pese no orçamento familiar. O consumidor precisa se atentar ao fato de que os produtos têm de estar expostos com os preços de maneira clara e visível. O produto deve mostrar 2 preços: o total à vista e o valor das parcelas (no caso de parcelamento do pagamento).

Toda loja tem sua política de troca e o estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para reclamação: 30 dias para os produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis.

Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve testar o funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento, verificar da existência de manual de instruções em nosso idioma e a relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.

No caso de compras realizadas fora da loja física, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação.

Fotos: Procon Goiás / Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Governo de Goiás

 

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