Política

Alego aprova novas câmaras para o TJ-GO e outras quatro matérias

Publicado

em


Nesta quarta-feira, 15, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se reuniu em sessões ordinária e extraordinária, ambas no formato híbrido, que contempla tanto a participação remota quanto a presencial. 

Na sessão ordinária, quatro matérias foram deliberadas. Em primeira fase, foram aprovadas iniciativas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e da Governadoria. Em votação definitiva, receberam aval duas propostas apresentadas por parlamentares. 

Já na sessão extraordinária, os parlamentares apreciaram duas matérias, ambas em primeira fase. O projeto da Governadoria que versa sobre o Programa Goiano de Saneamento Social foi aprovado e uma proposta do presidente da Alego foi emendada pelo líder do Governo na Casa, deputado Bruno Peixoto (MDB). Veja, abaixo, os detalhes de cada tramitação. 

Sessão ordinária

O destaque nos debates da ordinária foi a discussão, em primeira fase, do projeto  nº 9266/21, que cria novas câmaras julgadoras no Tribunal de Justiça. Encaminhado pelo presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, o texto altera a Organização Judiciária do Estado de Goiás.

A matéria prevê a criação e instalação de duas novas câmaras julgadoras no Tribunal de Justiça, sendo uma Câmara Criminal e uma Câmara Cível. Para viabilizar tal estrutura, o projeto cria dez cargos de desembargadores, bem como as assessorias de gabinetes e das secretarias das novas câmaras.

Colocado em votação, no placar eletrônico foram registrados 25 votos a favor e três votos contrários, dos parlamentares Alysson Lima (Solidariedade), Delegado Humberto Teófilo (sem partido) e Major Araújo (sem partido). 

Se for aprovada na próxima fase de votação, a propositura estará apta a seguir para análise do governador Ronaldo Caiado (DEM). 

Também foi submetido à primeira fase de deliberação plenária o projeto nº 9268/21, oriundo da Governadoria. A proposta fixa o subsídio, o vencimento e o salário básico dos ocupantes de cargos e empregos públicos de advogados de autarquias estaduais. 

Segundo o Executivo, o objetivo da propositura é regularizar o art. 3° da Lei Estadual n° 19.929, de 27 de dezembro de 2017, declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal – STF, na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 6.185 GO, com acórdão publicado em 25 de fevereiro de 2021. “A regularização dessa situação evitará que os servidores dessas categorias sejam prejudicados, pois a decisão do STF, modulada com efeitos não retroativos, incide sobre o modo de formulação do ato, não sobre o vencimento, o subsídio e a remuneração em si”, descreve a propositura. 

O texto recebeu 31 votos favoráveis e nenhum contrário e agora está apto a ser votado em segundo turno, no Plenário. 

Iniciativas parlamentares

Também com 31 votos favoráveis e nenhuma manifestação contrária, o Plenário aprovou, em segunda votação, o projeto 1695/19, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC).

A proposta altera a Lei n° 16.901, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás, garantindo que a gratificação por acumulação de comarcas, já recebida pelos delegados, sejam pagas também a escrivães e agentes de polícia.

O deputado salienta o papel fundamental da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade, desenvolvendo ações no campo preventivo e repressivo. “Hoje a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás garante ao Delegado de Polícia percepção de ajuda de custo no valor de 10% (dez por cento) do subsídio do cargo de delegado substituto, pela acumulação de comarca, até no máximo de 20% (vinte por cento) sobre o mesmo valor. Desta forma, com a alteração proposta, o escrivão e o agente de polícia, que forem por expressa designação do Delegado-Geral a acompanhar a autoridade titular, também farão jus a esta remuneração”, justifica o parlamentar.

Por fim, o Plenário do Legislativo goiano aprovou, por unanimidade, o projeto de lei n° 8224/21, que concede Título Honorífico de Cidadania Goiana ao presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Romário Policarpo (Patriota), que é natural do Gama–DF. A matéria, que contou com 26 votos favoráveis, foi validada, em fase definitiva de votação, durante a sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 15. 

O projeto de condecoração precisa passar por uma segunda fase de discussão e votação do Plenário da Assembleia para que esteja apto a ser sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). 

O presidente Lissauer Vieira (PSB) declarou encerrada a sessão e anunciou a realização da Comissão Mista e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Após as reuniões das referidas comissões, o presidente iniciou os trabalhos da sessão extra, na qual novas discussões e votações foram realizadas. 

Sessão Extra

Com 26 votos favoráveis, foi aprovado, por unanimidade, em primeira fase de votação, o projeto nº 9258/21, que cria o Programa Goiano de Saneamento Social. O texto também autoriza a abertura de crédito especial para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

De acordo com a argumentação enviada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) à Secretaria de Estado da Casa Civil, o objetivo é garantir o subsídio de até 80% da fatura de água, às famílias residentes em Goiás em situação de vulnerabilidade econômica. 

Os critérios de admissibilidade ao benefício deverão ser propostos pela Saneago, aprovados e regulamentados pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). Ainda conforme a propositura, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) será utilizado para a identificação e a caracterização das famílias.

A matéria segue agora para a segunda fase de discussão e votação plenária.

O projeto nº 9159/21, do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, foi emendado, em plenário, pelo líder do Governo, deputado Bruno Peixoto. A matéria, que tramitava em primeira fase, visa restabelecer os programas de incentivo fiscal que expiraram em 31 de dezembro de 2020. Com a emenda, a propositura retorna à pauta de deliberações da CCJ.

A iniciativa prevê que os contratos suspensos ou revogados do Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás (Fomentar), do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir), bem como seus subprogramas Microproduzir e Centroproduzir, sejam restabelecidos, desde que o estabelecimento não esteja com as atividades paralisadas. 

A matéria encerrou a pauta de votações da sessão extraordinária. Ao concluir os trabalhos, o presidente Lissauer convocou outra sessão ordinária para esta quinta-feira, 16, em horário regimental. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA