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Agro Nacional deste domingo destaca produção de cana-de-açúcar

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Neste domingo (13), o episódio inédito do Agro Nacional que a TV Brasil leva ao ar às 9h fala sobre a cana-de-açúcar, a primeira grande riqueza agrícola industrial do país. Originária da Nova Guiné, a planta chegou em terras brasileiras há quase 500 anos. Hoje, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo.

O programa revela ainda que para se obter um bom plantio é essencial ter um solo fértil, com diversas técnicas para torná-lo produtivo. A matéria mostra uma das principais etapas: a análise do terreno, ação que permite identificar quais são os cuidados específicos e nutrientes necessários para garantir a fertilidade do solo.

Durante a edição de domingo, a atração da emissora pública explica que os dejetos de porcos podem ser reaproveitados até mesmo para gerar energia. Essa possibilidade já foi mostrada nos cinemas com o filme Mad Max: Além da Cúpula do Trovão. A matéria destaca como funciona e quais os benefícios de se ter um biodigestor em uma granja de suínos.

A Cédula do Produtor Rural Verde (CPR Verde) também está entre as pautas do Agro Nacional. Trata-se de um título de crédito que financia atividades de reflorestamento e a manutenção da vegetação nativa em propriedades rurais.

Ainda no episódio inédito, o público vai saber o que é a síndrome de refugagem, como ela afeta as aves em uma granja e quais cuidados os avicultores devem tomar para evitar essa doença.

A preocupação com o meio ambiente tem feito com que as empresas busquem cada vez mais práticas sustentáveis. O programa deste domingo desvenda o que significa a sigla ESG e por que apenas um em cada cinco brasileiros já ouviu falar desse termo tão importante.

A equipe de produção viaja ainda até uma granja no sul do país para conhecer a família Junckes. Um encontro em um baile dançante há muitos anos uniu Seu Lindolfo e Dona Estéria, e essa história de amor deu origem a uma linda família de avicultores.

E tem também mais uma história de sucesso de um cavalo mangalarga marchador. O Imperador GLJ foi campeão de marcha picada castrado na 39ª Exposição Nacional.

Sobre o programa

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil produzido em parceria com o Canal Rural. Apresentada por Jaqueline Silva, a atração traz o universo do campo hoje para a telinha. Exibida semanalmente, a série vai ao ar na emissora pública aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.

Em reportagens, entrevistas e quadros variados, a produção aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. A atração exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).  

Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.

O Agro Nacional ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. A série também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Agro Nacional – domingo, dia 13/11, às 9h, na TV Brasil
Agro Nacional – sábado, dia 19/11, às 8h, na TV Brasil

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Edição: Bruna Saniele

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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