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Adote Uma Praça já recebeu 176 propostas de adoção de espaços públicos

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Em dois anos e meio de existência, o programa de adoção de áreas públicas, mais conhecido por Adote Uma Praça, já está presente em 21 regiões administrativas do Distrito Federal. Nesse período, mais de 176 propostas de adoção foram feitas por pessoas físicas e empresas. Dessas, 57 foram aprovadas e concluídas, 38 estão em fase de reformas e 64 se encontram em análise pela equipe técnica da Secretaria de Projetos Especiais do Governo do Distrito Federal.

No Plano Piloto, 12 processos já foram inaugurados, entre eles o do Setor Hospitalar Sul | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

De todas as RAs onde existem praças ou equipamentos públicos adotados, o Plano Piloto e o Gama são as que mais tiveram adesões ao Programa, com 37 e 28 projetos apresentados, respectivamente.

“Nos surpreendemos com a grande adesão das pessoas ao programa de adoção de áreas públicas. É uma iniciativa que aumenta a consciência cidadã das pessoas. Agora temos até a adoção de estádios”Roberto de Andrade, secretário de Projetos Especiais

A administradora do Gama, Joseane Araújo, explica o entusiasmo da população da cidade com a adoção de áreas públicas como um interesse de participar dos destinos da cidade. “Um marco da minha administração é ouvir a comunidade. Assim é possível saber as demandas da população.”

O interesse em adotar praças vai desde construtoras – como é o caso de uma empresa que está construindo um empreendimento imobiliário no Gama, e para tornar o local mais atrativo adotou a área vizinha para reformar – até pessoas físicas, como Júlio Cintra, que adotou a Praça dos Pioneiros de Brasília, também no Gama. Segundo a administradora da região, Júlio cuidou da arborização, do parquinho e da revitalização de calçadas. “Observando as pessoas atravessando a praça é possível sentir a felicidade delas”, comemora Júlio.

Estádio JK, no Paranoá: adotado pelo Capital Futebol Clube | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Além das praças

O secretário de Projetos Especiais, Roberto de Andrade, fala do sucesso da ação. “Nos surpreendemos com a grande adesão das pessoas ao programa de adoção de áreas públicas. É uma iniciativa que aumenta a consciência cidadã das pessoas. Agora temos até a adoção de estádios. O estádio do Paranoá foi adotado pelo Capital Futebol Clube. O Rajadinha Esporte Clube, de Brazlândia, quer adotar o estádio de lá. No Gama também deverá haver um projeto de adoção do estádio local”, destaca.

“É um projeto muito bacana, porque essas parcerias com empresários agregam na construção e no desenvolvimento do DF”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho, lembrando que a união de esforços da sociedade civil com o governo traz melhorias dos espaços públicos e ganhos para toda a população.

Com o programa Adote Uma Praça, Ariovaldo pôde oficializar a adoção do espaço de que já cuidava desde 1981 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Em Ceilândia, três quadras poliesportivas foram transformadas em um centro esportivo. Também há na RA um projeto bem-sucedido de adoção de uma praça por particular. Há 40 anos, Ariovaldo Borges cuida de uma área na QNO, Conjunto H, Setor O. Com o programa Adote Uma Praça, ele pôde oficializar a adoção do espaço de que já tomava conta desde 1981. “Alguns moradores até arrancaram árvores. Por um período fiquei tão chateado que parei de cuidar e o lugar virou um lixão, cheio de ratos e mosquitos. Fiquei triste, mas resolvi voltar a cuidar e estou muito feliz. Agora posso continuar cuidando porque sou um parceiro do governo”, contou.

No Plano Piloto, dos 12 processos inaugurados, podemos destacar o do Setor Hospitalar Sul e do Setor de Rádio e TV e o Beco da 506 Sul. Este último se transformou em espaço de convivência. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que adquiriu o prédio do antigo Touring juntamente com o Sesi, adotou as praças próximas à edificação. Roberto de Andrade comemora o sucesso do Adote uma Praça e aposta na expansão do programa para vários tipos de equipamentos públicos.

O secretário de Governo, José Humberto, lembra que o Adote uma Praça foi uma forma que o governador Ibaneis Rocha encontrou para que a sociedade participasse do desenvolvimento de áreas públicas, principalmente aquelas que trazem benefícios diretos para as suas regiões. “É o governo possibilitando, com autorização e sem burocracia, e o empresário executando a obra de acordo com o interesse da comunidade, sem a burocracia da licitação e no menor tempo possível.”

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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