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Educação do Tocantins trabalha competências socioemocionais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes

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Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar da rede estadual e visando atender competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implementou em 2022 importantes projetos e ações voltadas para as questões socioemocionais. As atividades visam auxiliar na transição da crise sanitária da covid-19.

Entre as iniciativas adotadas pela Pasta, no final de março de 2022, o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação passou a contar com novas categorias de profissionais: psicólogo, assistente social e nutricionista, que originalmente eram do quadro da Secretaria da Saúde e que passaram a compor a equipe multiprofissional que atua nas 13 Diretorias Regionais da Educação, com ações voltadas para os estudantes e professores.

As competências socioemocionais foram trabalhadas para o período do pós-pandemia em função do processo de readaptação dos estudantes à rotina escolar presencial. A orientação da Seduc foi de que a equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores escolares, priorizasse o ambiente de afeto e respeito mútuo, no qual os alunos conseguissem participar das tomadas de decisão e dos desdobramentos do que acontecem no dia a dia do ambiente escolar.

A atuação da equipe multidisciplinar visa fazer com que os estudantes e a equipe escolar encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentirem parte de seu próprio processo de aprendizagem. São trabalhados temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.

A chefe da Unidade Técnica Educacional de Orientação Educacional da Seduc, Verny de Fátima Oliveira Fucks, explicou que a avaliação dos problemas socioemocionais dos alunos não pode ser realizada no formato tradicional, com provas ou tabelas, mas sim a partir da vivência no dia a dia, da observação do crescimento do aluno e das ações interventivas do orientador com a equipe multiprofissional que está nas escolas.

“No processo pós-pandemia, muitos dos nossos alunos voltaram com dores e perdas, por isso é necessário que encontrem na escola o acolhimento para que se sintam novamente pertencentes ao ambiente escolar e possam se expressar, se livrando, assim, de angústias e ansiedade que foram levadas de casa paras as nossas escolas. Os projetos socioemocionais são desenvolvidos considerando todas essas realidades”, frisa.

Planejamento Escolar

Para a execução das atividades, são feitas reuniões de fluxo, lideradas por professores coordenadores de cada área, que avaliam o que deu certo ou não, e os pré-conselhos, nos quais são levantados apontamentos sobre alunos específicos – sejam preocupações ou evoluções – a fim de fazer um trabalho individualizado.

Após a realização das avaliações, há o momento da devolutiva, quando os tutores falam com seus alunos a respeito do que é positivo e do que é preciso melhorar. E o plantão pedagógico, que é uma manhã à disposição dos responsáveis que desejam conversar com a equipe.

Gestão de Emoções

Um exemplo das atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino foi o projeto Gestão de Emoções, executado pelo Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, voltado para as questões socioemocionais. “O objetivo do projeto é fazer com que eles encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentir parte de seu próprio processo de aprendizagem”, explica a diretora da unidade de ensino Elizabeth Gama da Silveira Mota.

A técnica da Seduc, Verny de Fátima Oliveira destacou, ainda, que as escolas e Diretorias Regionais realizaram ações diversificadas visando atender as diferentes demandas das comunidades escolares. “A DRE de Guaraí, por exemplo, realizou o projeto Conhecendo as emoções e sabendo a lidar com elas voltado para os estudantes da sede da Regional. Já a Escola de Tempo Integral Maria da Glória, da DRE de Pedro Afonso, realizou a formação Encontro Amabilidade, voltada para as equipes multiprofissionais. Em São Miguel do Tocantins, foram realizadas palestras para os estudantes da Escola Estadual São Miguel. Foram inúmeras iniciativas”, elencou.

Para a estudante Larissa Silva Gonçalves, o projeto Gestão de Emoções, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, trouxe temas relacionados às emoções, autoconhecimento, melhoria de vida e ainda sobre os pilares ensinados no colégio. “O projeto redefiniu a expectativa de muitos e trouxe de volta a vontade de reconstruir o seu projeto de vida. No início, muitos estavam desanimados, inclusive eu, mas a partir do projeto encontramos motivação”.

Formação

A UTE de Orientação Educacional/Núcleo Multiprofissional desenvolveu neste ano de 2022, o Volta ao Novo II, com formações continuadas voltadas para os Orientadores Educacionais, em que foram trabalhadas as competências socioemocionais a partir das cinco Macrocompetências do Instituto Ayrton Senna (IAS): Foi replicado o curso Volta ao novo II, com o estudo das Macrocompetências: Abertura ao Novo; Autogestão, Resiliência Emocional, Amabilidade e Engajamento com o outro.

Este curso foi replicado pelas orientadoras educacionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) em cinco módulos, entre presenciais e on-line. Outra iniciativa foi a oferta do curso sobre Acolhimento e bem-estar em sala de aula, realizado pela Seduc, a partir da parceria com a plataforma Vivescer.

Competências BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Além de guiar o trabalho curricular das escolas, essas diretrizes contemplam as competências socioemocionais. Nesse âmbito, o documento prescreve o desenvolvimento dos seguintes eixos: abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico); autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); e resiliência emocional (autoconfiança e tolerância ao estresse e à frustração).

Ao unir as competências socioemocionais, determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação do Tocantins prioriza uma educação integral e de pleno desenvolvimento do estudante ao longo da Educação Básica, em suas múltiplas dimensões, para toda a rede estadual de ensino, sob a orientação da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Formação de orientadores da equipe multidisciplinar da DRE de Porto Nacional – Seduc/Governo do Tocantins

Verny de Fátima Oliveira Fucks diz que a avaliação dos problemas Socioemocionais dos alunos não pode ser avaliado no formato tradicional, mas sim a partir de vivências e diagnóstico no dia a dia – Nilson Chaves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha

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Nos últimos dias, cem kits de medicamentos e insumos, com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês, chegaram ao estado. Programa Nacional de Imunizações enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina ao Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.

Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.

Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.

Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.

Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.

ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.

“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.

NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:

Balanço de atendimentos

  • Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
  • Equipes volantes: 548
  • Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
  • Remoções aéreas: 25
  • Atendimentos psicossociais: 22

Força de trabalho:

  • 134 profissionais em atuação;
  • 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
  • 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
  • 62 profissionais no HCamp;
  • 19 profissionais de gestão;
  • 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)

Recursos aplicados:

  • Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
  • Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
  • Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
  • Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
  • Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.

IMUNOGLOBULINA  — Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

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