Geral
Educação do Tocantins trabalha competências socioemocionais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes
Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar da rede estadual e visando atender competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implementou em 2022 importantes projetos e ações voltadas para as questões socioemocionais. As atividades visam auxiliar na transição da crise sanitária da covid-19.
Entre as iniciativas adotadas pela Pasta, no final de março de 2022, o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação passou a contar com novas categorias de profissionais: psicólogo, assistente social e nutricionista, que originalmente eram do quadro da Secretaria da Saúde e que passaram a compor a equipe multiprofissional que atua nas 13 Diretorias Regionais da Educação, com ações voltadas para os estudantes e professores.
As competências socioemocionais foram trabalhadas para o período do pós-pandemia em função do processo de readaptação dos estudantes à rotina escolar presencial. A orientação da Seduc foi de que a equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores escolares, priorizasse o ambiente de afeto e respeito mútuo, no qual os alunos conseguissem participar das tomadas de decisão e dos desdobramentos do que acontecem no dia a dia do ambiente escolar.
A atuação da equipe multidisciplinar visa fazer com que os estudantes e a equipe escolar encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentirem parte de seu próprio processo de aprendizagem. São trabalhados temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.
A chefe da Unidade Técnica Educacional de Orientação Educacional da Seduc, Verny de Fátima Oliveira Fucks, explicou que a avaliação dos problemas socioemocionais dos alunos não pode ser realizada no formato tradicional, com provas ou tabelas, mas sim a partir da vivência no dia a dia, da observação do crescimento do aluno e das ações interventivas do orientador com a equipe multiprofissional que está nas escolas.
“No processo pós-pandemia, muitos dos nossos alunos voltaram com dores e perdas, por isso é necessário que encontrem na escola o acolhimento para que se sintam novamente pertencentes ao ambiente escolar e possam se expressar, se livrando, assim, de angústias e ansiedade que foram levadas de casa paras as nossas escolas. Os projetos socioemocionais são desenvolvidos considerando todas essas realidades”, frisa.
Planejamento Escolar
Para a execução das atividades, são feitas reuniões de fluxo, lideradas por professores coordenadores de cada área, que avaliam o que deu certo ou não, e os pré-conselhos, nos quais são levantados apontamentos sobre alunos específicos – sejam preocupações ou evoluções – a fim de fazer um trabalho individualizado.
Após a realização das avaliações, há o momento da devolutiva, quando os tutores falam com seus alunos a respeito do que é positivo e do que é preciso melhorar. E o plantão pedagógico, que é uma manhã à disposição dos responsáveis que desejam conversar com a equipe.
Gestão de Emoções
Um exemplo das atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino foi o projeto Gestão de Emoções, executado pelo Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, voltado para as questões socioemocionais. “O objetivo do projeto é fazer com que eles encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentir parte de seu próprio processo de aprendizagem”, explica a diretora da unidade de ensino Elizabeth Gama da Silveira Mota.
A técnica da Seduc, Verny de Fátima Oliveira destacou, ainda, que as escolas e Diretorias Regionais realizaram ações diversificadas visando atender as diferentes demandas das comunidades escolares. “A DRE de Guaraí, por exemplo, realizou o projeto Conhecendo as emoções e sabendo a lidar com elas voltado para os estudantes da sede da Regional. Já a Escola de Tempo Integral Maria da Glória, da DRE de Pedro Afonso, realizou a formação Encontro Amabilidade, voltada para as equipes multiprofissionais. Em São Miguel do Tocantins, foram realizadas palestras para os estudantes da Escola Estadual São Miguel. Foram inúmeras iniciativas”, elencou.
Para a estudante Larissa Silva Gonçalves, o projeto Gestão de Emoções, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, trouxe temas relacionados às emoções, autoconhecimento, melhoria de vida e ainda sobre os pilares ensinados no colégio. “O projeto redefiniu a expectativa de muitos e trouxe de volta a vontade de reconstruir o seu projeto de vida. No início, muitos estavam desanimados, inclusive eu, mas a partir do projeto encontramos motivação”.
Formação
A UTE de Orientação Educacional/Núcleo Multiprofissional desenvolveu neste ano de 2022, o Volta ao Novo II, com formações continuadas voltadas para os Orientadores Educacionais, em que foram trabalhadas as competências socioemocionais a partir das cinco Macrocompetências do Instituto Ayrton Senna (IAS): Foi replicado o curso Volta ao novo II, com o estudo das Macrocompetências: Abertura ao Novo; Autogestão, Resiliência Emocional, Amabilidade e Engajamento com o outro.
Este curso foi replicado pelas orientadoras educacionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) em cinco módulos, entre presenciais e on-line. Outra iniciativa foi a oferta do curso sobre Acolhimento e bem-estar em sala de aula, realizado pela Seduc, a partir da parceria com a plataforma Vivescer.
Competências BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Além de guiar o trabalho curricular das escolas, essas diretrizes contemplam as competências socioemocionais. Nesse âmbito, o documento prescreve o desenvolvimento dos seguintes eixos: abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico); autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); e resiliência emocional (autoconfiança e tolerância ao estresse e à frustração).
Ao unir as competências socioemocionais, determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação do Tocantins prioriza uma educação integral e de pleno desenvolvimento do estudante ao longo da Educação Básica, em suas múltiplas dimensões, para toda a rede estadual de ensino, sob a orientação da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Fonte: Governo TO
Geral
Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha
Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.
Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.
Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.
Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.
Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.
ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.
“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.
NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:
Balanço de atendimentos
- Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
- Equipes volantes: 548
- Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
- Remoções aéreas: 25
- Atendimentos psicossociais: 22
Força de trabalho:
- 134 profissionais em atuação;
- 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
- 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
- 62 profissionais no HCamp;
- 19 profissionais de gestão;
- 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)
Recursos aplicados:
- Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
- Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
- Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
- Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
- Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.
IMUNOGLOBULINA — O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.
Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.
“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
-
Cidades12/05/2024
Mais de 20 mil profissionais ligados ao Governo Federal atuam diretamente no auxílio ao Rio Grande do Sul
-
Geral14/05/2024
Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha
-
Nacional13/05/2024
“É um compromisso nosso deixar o Rio Grande do Sul como era antes da chuva”, diz Lula em reunião ministerial
-
Nacional15/05/2024
Lula anuncia hoje quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS