Economia

ECONOMIA: Morrinhos, Caldas Novas, Inhumas e Abadia estão na rota do Aluguel Social esta semana

Publicado

em

Entrega de cartões em Morrinhos e Caldas Novas será nesta terça-feira (16/08). Em seguida, a equipe da Agehab segue para Inhumas, na quarta (17/08), e finaliza a semana em Abadia de Goiás, na sexta (19/08). Municípios do Sul Goiano e da Região Metropolitana de Goiânia recebem esta semana benefícios do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. Estão na rota da Agência Goiana de Habitação (Agehab) Morrinhos, Caldas Novas, Inhumas e Abadia de Goiás. As listas com os nomes das famílias convocadas para receber os cartões do Aluguel Social serão disponibilizadas no site www.agehab.go.gov.br até a véspera de cada entrega.
O atendimento começa por Morrinhos, na terça-feira (16/08), às 10 horas. No mesmo dia, a equipe da Agehab estará em Caldas Novas, às 15 horas. A ação em Inhumas será na quarta-feira (17/08), às 14h30. O último município atendido na semana será Abadia de Goiás, às 9h30, na sexta-feira (19/08).
As famílias com os nomes nas listas de convocação devem comparecer aos locais de atendimentos com um documento pessoal com foto. Basta um dos titulares para pegar o benefício. O primeiro benefício pode levar até 10 dias para cair na conta. A partir do segundo mês, o recurso é depositado todo dia 28 ou dia útil seguinte. No total, serão pagos 18 meses. O Aluguel Social atende 63 municípios em diferentes fases de execução. Já foram beneficiadas cerca de 30 mil famílias, com expectativa de chegar a 40 mil.
A iniciativa do Governo de Goiás é executada pela Agehab com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), dentro do leque do Goiás Social. Na última semana, foram beneficiadas as cidades de Nova América e Palmeiras de Goiás.
Serviço:
Morrinhos
Quando: terça-feira (16/08), às 10h
Onde: Auditório do Colégio Estadual Coronel Pedro Nunes – Av. Couto de Magalhães, nº 519, Centro – Morrinhos – Goiás
Caldas Novas
Quando: terça-feira (16/08), às 15h
Onde: Sala Ipê – Terminal Rodoviário – Av. Coronel Bento Godoy, n°2.095 – Caldas Novas – Goiás
Inhumas
Quando: quarta-feira (17/08), às 14h30
Onde: Centro de Ensino Ary Ribeiro Valadão Filho – Av. Antônio Moreira, Vila Floresta – Inhumas – Goiás
Abadia de Goiás
Quando: sexta-feira (19/08), às 9h30
Onde: CRAS – Rua campinas, qd 21 lt 20, Parque Izabel, Abadia de Goiás.
Fotos: Octacílio Queiroz
Legenda: 
Famílias de quatro cidades goianas recebem o cartão do Aluguel Social nesta semana
Comentários do Facebook

Economia

Goiás conquista nota “A” na classificação de desempenho do Regime de Recuperação Fiscal

Publicados

em

Órgão ligado ao Ministério da Fazenda volta a atribuir nota máxima ao estado por cumprimento de compromissos do RRF

Goiás recebeu mais uma nota “A” na classificação de desempenho feita pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O documento do Ministério da Fazenda atesta que Goiás cumpriu todas as metas acordadas no RRF no segundo semestre de 2023, mantendo o bom desempenho alcançado no primeiro semestre do ano passado.

A nota “A” foi atribuída a Goiás por “não terem sido verificadas violações às vedações na lei ou atrasos nas medidas de ajuste fiscal e constatado o cumprimento das metas e compromissos fiscais”, atesta o relatório. O documento é elaborado, semestralmente, pelo Conselho que monitora as ações do estado ao longo do período de vigência do RRF, tendo por foco a manutenção das condições e ações pactuadas no plano.

A classificação de desempenho é determinada com base na apuração dos indicadores de inadimplência com relação às vedações previstas no art. 8º da LC nº 159/2017, além da implementação das medidas de ajuste e do atendimento dos compromissos previstos no Plano de Recuperação Fiscal.

“Mais uma vez o Conselho de Supervisão do RRF atesta a postura fiscal exemplar do Governo de Goiás. Assumimos e honramos nossos compromissos com o RRF, porque isso significa melhorar cada vez mais a saúde financeira do estado”, destaca o governador Ronaldo Caiado. De acordo com ele, é justamente a gestão rigorosa das contas que permite ao estado investir em educação, saúde, segurança pública e programas sociais.

Para a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, a permanência do estado com a nota máxima reconhece o compromisso fiscal da atual gestão e também credencia Goiás a colocar em discussão aperfeiçoamentos necessários para as regras do RRF, em especial no que tange à atual regra de correção do teto de gastos da Lei Complementar nº 159/2017. “O atual critério, que reajusta o teto de gastos apenas pela inflação, é injustificadamente rígido a médio prazo, penalizando estados que, como Goiás, seguem um caminho responsável”, frisou ela.

A manutenção da nota “A”, a máxima na classificação, é “reflexo do compromisso do Governo Estadual e de todas as áreas da Economia, sobretudo, a Assessoria Especial de Monitoramento Fiscal e Planejamento Financeiro, no desempenho de um trabalho meticuloso e responsável”, avalia o subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier. Ele lembra que “mesmo antes da adesão ao RRF, cuja vigência se iniciou em janeiro de 2022, Goiás demonstrou cumprimento exemplar de todas as exigências e regramentos associados”.

O resultado foi comunicado à Secretaria da Economia na última terça-feira (30/4). O Conselho de Supervisão do RRF de Goiás é composto por representantes do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas da União e do Estado de Goiás.

Fotos: Secom / Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA