Distrito Federal

520 instrumentos são entregues a escolas cívico-militares do DF

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O segundo lote de instrumentos musicais destinados às dez  escolas cívico-militares do Distrito Federal foi entregue nesta semana. Composto por 520 itens, o material foi aferido nessa sexta-feira (7). Eles serão distribuídos aos estabelecimentos de ensino para que sejam utilizados em aulas de iniciação musical e formação de bandas no retorno das aulas presenciais. A lista é composta por itens como trombone, flauta transversal, clarinete, trompete, sax, sax tenor, pratos e bumbo.

O material foi conferido pelo secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo; pelo comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos; e pelo secretário de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), o delegado Alciomar Goersch. Também acompanharam a entrega os subsecretários de Gestão Compartilhada, coronel Alexander Ferro; de Administração Geral, delegado Celso Wagner; e o maestro auxiliar da banda do Corpo de Bombeiros, tenente Adilson Barbosa.

Dirigentes da Segurança Pública prestigiaram da entrega do segundo lote de instrumento às escolas cívico-militares,  que atendem 16 mil alunos | Foto: Flávio Alves / SSP-DF

“É uma atividade lúdica irá contribuir com o processo de ensino e também será de grande importância para incentivar a construção de valores cívicos e da cidadania” Delegado Júlio Delgado, secretário de Segurança Pública

O encaminhamento do novo lote foi comemorado pelo secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “Com essa remessa, totalizamos 720 instrumentos musicais para os colégios cívico-militares, somando aos 200 já recebidos anteriormente. As aulas serão ministradas no contraturno das aulas regulares, sendo uma opção para os alunos permanecerem nas escolas, desenvolvendo uma atividade lúdica que irá contribuir com o processo de ensino e também será de grande importância para incentivar a construção de valores cívicos e da cidadania”, avalia o secretário.

A participação nas aulas e bandas será uma forma de incentivar os alunos a ter melhor rendimento escolar, como explica o secretário executivo de Gestão Integrada, Alciomar Goersch. “Eles passaram por um processo de seleção para que possam participar das aulas, o que inclui boas notas e bom comportamento”, detalha.

Identidade

Além de a iniciação musical contribuir com habilidades cognitivas e sensoriais, a formação de bandas faz parte da tradição de colégios militares, aponta o subsecretário de Gestão Compartilhada, da SSP/DF, Alexandre Ferro.

“Essa atividade faz parte da identidade cultural das escolas. As bandas são fundamentais em cerimônias realizadas nas escolas, tais como acompanhamento em desfiles, hasteamento de bandeira, canto do hino nacional e demais solenidades escolares”, ressalta.

Os militares – bombeiros e policiais – permanecem juntos às dez escolas cívico-militares do DF, mesmo com as aulas remotas, por conta da pandemia. “Eles continuam contribuindo com as atividades escolares, na rotina disciplinar e atividades administrativas, como entrega e recolhimento de material impresso para aquelas crianças que não têm internet”, completa Ferro.

Gestão compartilhada

O modelo de gestão compartilhada é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A SSP/DF é responsável pela gestão disciplinar, com o emprego do efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) na coordenação de atividades extracurriculares e nas ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética do corpo discente, objetivando o bem-estar social.

Já a Secretaria de Educação responde pela gestão administrativa e pedagógica das unidades escolares e pelo cumprimento do projeto político-pedagógico, conforme as leis de diretrizes educacionais.

O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino. As pastas de Segurança e Educação realizam ações conjuntas e constroem estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz.

Atualmente, mais de 16 mil alunos estão nas 10 unidades que adotaram o modelo. São elas:

  • Centro Educacional 03 de Sobradinho;
  • Centro Educacional 308 do Recanto das Emas;
  • Centro Educacional 01 da Estrutural;
  • Centro Educacional 07 da Ceilândia;
  • Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina;
  • Centro Educacional 01 do Itapoã;
  • Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga;
  • Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante;
  • Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia; e
  • Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

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Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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