Distrito Federal

Novo espaço para esporte e lazer no Núcleo Bandeirante

Publicado

em


A reestruturação total deve custar R$ 6 milhões, em uma área de 6 mil m² | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Com um investimento inicial de R$ 2,5 milhões, a Escola Parque da Natureza e Esporte está sendo construída com espaço para apoiar escolas da Região Administrativa do Núcleo Bandeirantes que não contam com estrutura para atividades de desporto e projetos ambientais.

Há ainda um planejamento destinado à abertura do espaço de esporte e lazer aos fins de semana para uso dos moradores. Os recursos são originários de uma emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto e do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf).

“Será excelente não só para os alunos daqui, mas inclusive para nossos moradores. Uma imensa área de lazer que eles poderão vir a usar no fim de semana. Muitos estão ansiosos pelo resultado da obra” Adalberto Carvalho, administrador do Núcleo Bandeirantes

Mais de 5 mil estudantes serão atendidos

Serão beneficiados pelo menos 5 mil estudantes do Bandeirante e de Regiões Administrativas (RAs) vizinhas como Candangolândia, Park Way, Riacho Fundo e 2. Ali, eles terão uma baita estrutura para atividades ao ar livre.

E os idosos também terão vez. Segundo a Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, serão oferecidas a eles atividades como dança, pilates, ioga, em um horário alternativo ao dos estudantes.

A coordenadora, Ana Maria Alves, descreve a escola-parque como “um sonho”. “Pouquíssimas regionais de ensino do DF têm escolas-parque. Um local que atenda os alunos no contraturno, ofereça esportes, projetos ambientais, que tire esses meninos das ruas”, lembra. “Estamos numa expectativa grande” , acrescenta Ana.

Para o administrador da cidade, Adalberto Carvalho, trata-se de um resgate de um espaço que estava fechado e que passou para a gestão da Secretaria de Educação. A comunidade vinha cobrando a revitalização do ponto.

“Será excelente não só para os alunos daqui, mas inclusive para nossos moradores. Uma imensa área de lazer que eles poderão vir a usar no fim de semana. Muitos estão ansiosos pelo resultado da obra”, finaliza Carvalho.

Nova estrutura

Itens reformados:

  • Parte elétrica;
  • Três piscinas;
  • Prédios da ala administrativa;
  • Ponte de acesso à escola;
  • Quadras poliesportivas;
  • Vestiários;
  • Guaritas;
  • Estacionamento
  • Campo de futebol;
  • Gradil que cerca escola; e
  • Movimentação das churrasqueiras.

Itens a serem construídos:

  • Pista de corrida;
  • Pista de Ciclismo;
  • Quadra de squash; e
  • Refeitório.

Fonte: Coordenação da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA