Política

25ª Conferência da Unale

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está sendo representada na 25ª Conferência Nacional da Unale, em Recife, realizada de 8 a 11 de novembro. Essa edição, que comemora o Jubileu de Prata da instituição, celebra, ainda, o maior encontro de parlamentares da América Latina. Discutindo o tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”, o evento reúne deputados e servidores de Casas Legislativas de todo o País. 

Além da troca de experiência entre as instituições legislativas, a conferência oferece aos participantes atividades simultâneas, como mesas redondas e painéis com temas pertinentes à atuação das instituições. 

Nessa edição, a Alego é finalista de um prêmio que incentiva projetos de destaque dos legislativos estaduais. A Assembleia goiana está concorrendo com o programa Politizar, que foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para aproximar estudantes universitários do Parlamento, permitindo a eles a simulação prática das atividades de um deputado estadual. O resultado será divulgado nessa sexta-feira, 11, último dia do evento. 

Para o presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (Patriota-MS), as discussões sobre o Parlamento do futuro tendem a se desdobrar em mudanças efetivas no funcionamento das casas legislativas. “É possível que haja alterações em regimentos internos e leis orgânicas, para que a atuação dos parlamentares se torne mais profícua e eficaz”, afirma.

Vice-presidente da Unale no Nordeste e coordenador do evento, o deputado Diogo Moraes (PSB-PE) acentua que a conferência ocorrerá após um processo eleitoral que renovou 42% dos parlamentares estaduais no Brasil. “Novos e importantes quadros entrarão nas Assembleias. Segmentos diversos passarão a ter representatividade e voz no Legislativo, o que é muito importante para população”, avalia.

O presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), não pôde comparecer no evento esse ano, mas endossou a reflexão dos parlamentares sobre o evento. “É uma grande oportunidade de nos aprimorarmos, de trocar experiências sobre as nossas atividades, buscar ideias para melhorar o trabalho que prestamos à população e estar em sintonia com a atividade legislativa”, definiu. 

A secretária-geral da presidência, Andressa Landim, falou sobre a importância de um Parlamento ajudar o outro, já que o evento reúne representantes das 27 Assembleias do País. “A gente está aqui para aprender o que eles têm para ensinar e levar para eles essa experiência de quase quatro anos que tivemos na atual gestão”, declarou. 

O diretor administrativo da Alego, Marco Antônio Ferreira, destacou o enriquecimento que a conferência proporciona para a administração do Legislativo. “São várias áreas que estão trocando experiência, trazendo as suas iniciativas, para a gente poder colher tudo isso e levar inovação e novas experiências para a Assembleia de Goiás. 

Mariza Barbosa, coordenadora do projeto Politizar, que está concorrendo ao prêmio no evento, falou da satisfação da Alego ser finalista. “É extremamente importante e eleva o nome da Assembleia Legislativa de Goiás em termos de trazer o cidadão para conhecer o Legislativo, então essa é a maior missão que o projeto politizar tem desde o seu princípio, em 2013”. 

O evento

Realizado anualmente, o congresso da Unale é considerado o maior evento de parlamentares da América Latina. Como já ocorreu em 2021, na edição de Campo Grande (MS), o encontro em Pernambuco está sendo realizado em formato híbrido. A abertura oficial ocorreu às 19h, porém, antes mesmo da cerimônia, houve atividades simultâneas com a participação de parlamentares e servidores, além de autoridades e delegações estrangeiras.

A cerimônia oficial de abertura da 25ª conferência, realizada na noite de terça-feira, 8, foi marcada por grandes emoções. Entre elas, a apresentação dos nove finalistas do Assembleia Cidadã, pela qual a Alego concorre com o Politizar. Outros oito projetos integram a disputa.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA