Política

24ª Conferência da Unale

Publicado

em


Representando o Parlamento goiano e à frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do País, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou nesta quarta, 15, do lançamento de 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul. O evento, que será realizado na cidade entre os dias 24 e 26 de novembro deste ano, debaterá temas relacionados à retomada econômica pós-pandemia nos estados brasileiros e contará com a presença da presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD – BA), além de deputados estaduais de todo o Brasil. 

Destacando a importância da Unale para o fortalecimento dos Legislativos estaduais e para o compartilhamento de experiências positivas entre as Casas de Leis de todo o país, o chefe do Parlamento goiano ressaltou, durante a cerimônia de lançamento realizada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), que a conferência deste ano contribuirá para o aprimoramento das discussões que norteiam a retomada das atividades econômicas e legislativas pós-pandemia nos estados brasileiros.

“Vejo que nesses quase dois anos de pandemia a Unale foi fundamental no sentido de participação e integração das Assembleias Legislativas, na troca de experiências, na deliberação de matérias importantes e nas novas formas de trabalho com o objetivo de atender os anseios da nossa população. Agora nós vivemos outro momento, ainda não saímos totalmente da pandemia, mas já estamos enxergando uma luz no fim do túnel em que nós já podemos avançar no debate sobre a retomada não só da economia, mas também das atividades parlamentares, da geração de empregos e de outras áreas essenciais da nossa sociedade”, salientou Lissauer. 

Conferência

A Conferência Nacional da Unale é organizada anualmente com o apoio das Assembleias Legislativas. O objetivo é o debate de propostas para a melhoria e desenvolvimento do País a partir da experiência dos parlamentares das diferentes regiões e partidos do Brasil. A última edição foi em novembro de 2019, na Bahia. Neste ano, o evento terá como foco principal o novo cenário pós-pandêmico e a informatização nos processos legislativos que tem fomentado o surgimento de um novo Parlamento, mais humano, engajado e efetivo. 

Considerada o maior encontro de parlamentares da América Latina, a Conferência Nacional da Unale será realizada pela primeira vez de forma híbrida. Com  a participação de aproximadamente 1.043 deputados estaduais e distritais, além de conferencistas nacionais e internacionais, o evento, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, deve alcançar um público médio de 30 mil pessoas.

Unale

Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de representação dos 1.059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundindo a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promovendo o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA