Política

203 trabalhos inscritos

Publicado

em

As inscrições para a terceira edição do concurso fotográfico Yocihar Maeda, promovido pela Casa de Leis, totalizaram 203 inscrições, sendo que 162 pessoas se inscreveram para concorrer na categoria amadora e 41 para a profissional.  

O chefe da seção de Publicidade, Identidade e Imagem Corporativa da Alego, Vinícius Martins Vilela, comemora e destaca a expressividade desse número em meio ao ano eleitoral. Ele considera que 203 inscrições é uma média expressiva, ainda mais pelo fato de que não houve divulgação paga, foi tudo institucional, por meio das redes sociais da Casa e também do portal de notícias. “O prêmio este ano, também, é mais alto. A Alego está cada vez mais incentivando esse concurso para estimular a participação da população”, explica.  

Vinícius informa que há inscritos de 20 cidades goianas: Aparecida de Goiânia, Mineiros, Cidade Ocidental, Jaupaci, Planaltina, Jaraguá, Acreúna, Pirenópolis, Trindade, Anápolis, Anhanguera, Rio Verde, Porangatu, Jataí, Iporá, Piracanjuba, Edealina, Professor Jamil, Formosa e Catalão. “Interessante ver que o participante buscou mostrar o interior do nosso estado. Diversas fotos são da zona rural e de cidades do interior, isso vai de encontro à temática do certame.”  

“Viver em Goiás – Clique Cotidiano”

Essa terceira edição do concurso, intitulada “Viver em Goiás – Clique Cotidiano”, surge com nova proposta que envolve paisagens urbanas ou naturais, além de pessoas e monumentos, uma vertente bastante diferenciada das temáticas anteriores, relacionadas ao isolamento social e um modo de vida afetado pela pandemia de covid-19.  A ideia é captar a beleza ou propor um olhar diferente sobre momentos do dia a dia. 

“A temática ‘Viver em Goiás – Clique Cotidiano’ é mais abrangente, diferente das outras edições que foram voltadas à pandemia. O objetivo é buscar o regionalismo”, pontua Vinícius.  

Entre os finalistas, profissionais e amadores, seis fotos serão escolhidas, ou seja, três participantes de cada uma das categorias, os quais serão premiados com valores que variam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, além de troféus. Puderam participar pessoas de todas as idades, exceto servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados da Alego. 

Cronograma 

Até o dia 1º de novembro, a comissão julgadora vai avaliar tecnicamente os materiais enviados. “A votação acontece por critério de pontuação de zero a 5. A foto vencedora ganha pelo nível de nota que recebeu”, tratou Vinícius Vilela.  

Os critérios avaliados por nota são os seguintes: adequação à proposta do concurso – estar de acordo com as condições descritas no regulamento (critério de permanência no concurso, 4 pontos; apropriação de conceitos artísticos – originalidade na abordagem do tema, destacando os elementos artísticos, critério artístico/estético, 3 pontos; qualidade técnica da foto – escolha e uso dos elementos visuais, adequação dos elementos e materiais utilizados na composição da fotografia: qualidade da foto, nitidez, foco, exposição de luz, enquadramento, contrastes de cor/sombra, texturas, visual, formas etc: 3 pontos.  

Vinícius explica, ainda, que a divulgação dos vencedores tanto no Portal de Notícias quanto nas redes sociais da Casa será no dia 3 de novembro, e a entrega da premiação vai ocorrer durante evento no dia 9 de novembro. 

Comissão julgadora 

A comissão julgadora, composta pelos fotógrafos: Cristiano Borges, Denise Xavier Lemes, Jackson Rodrigues e Ruber Couto será a responsável por selecionar os vencedores do concurso.  

Edições anteriores 

Na primeira edição do concurso, realizada no ano de 2020, os candidatos compartilharam os seus talentos e olhares artísticos inspirados nas mudanças de perspectivas trazidas pelo distanciamento social com o tema “Um Olhar Pela Janela”. Ao todo, foram 296 inscritos, dos quais 77,4% participaram pela categoria amadora e 22,6% pela profissional. 

Na segunda edição, realizada em um cenário ainda pautado pelos efeitos da covid-19, o tema central foi o seguinte: “Os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia”. À época, um estudo do Banco Mundial, divulgado no início de 2021, mostrou alguns impactos negativos no processo ensino-aprendizagem na América Latina. O levantamento apontou que 70% das crianças brasileiras poderiam não aprender a ler adequadamente.  

Todas essas questões e muitas outras ainda são vivenciadas por alunos, pais e educadores. Foram exatamente os desafios de quem lida com a Educação desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil que a segunda edição do Concurso Fotográfico Yocihar Maeda se propôs a mostrar. 

Quem foi Yocihar Maeda? 

Promovido em homenagem a um dos maiores profissionais do cenário fotográfico goiano, o concurso rememora a passagem de Yocihar Maeda, ou Maedinha (como era conhecido entre os mais próximos), pelo Legislativo estadual, onde atuou por mais de 30 anos. O homenageado foi um dos profissionais de fotografia mais requisitados pelos deputados estaduais, diretores e colegas de trabalho nos anos em que esteve na Casa. 

Maeda iniciou sua carreira na Assembleia ainda no ano de 1988. Desde o princípio, atuou no departamento de imprensa da Alego tendo, no decorrer de sua passagem, cativado todos os que com ele conviviam. 

O fotógrafo, nascido em 3 de agosto de 1952, faleceu em 27 de janeiro de 2020, aos 67 anos, vítima de um câncer na bexiga. Maeda, que era natural do Mato Grosso do Sul, deixou duas filhas e dois netos, além de um vasto legado, sinônimo de humildade, empatia, hombridade e muito talento. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA