Minas Gerais

Zema participa da 27ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene para tratar assuntos relacionados ao Norte de Minas

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O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (9/12), da 27ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). O encontro, que aconteceu por videoconferência em razão da pandemia da covid-19, trata de assuntos relacionados ao desenvolvimento dos nove estados do Nordeste brasileiro e do Norte de Minas e Norte do Espírito Santo.

Com presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a reunião debateu, entre outros temas, os critérios de aplicação dos recursos destinados ao custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia e o regulamento dos incentivos fiscais administrados pela Sudene.

O governador Romeu Zema participou ao lado do diretor-geral do Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Nilson Borges, e do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Projetos de desenvolvimento

Zema ressaltou a importância do encontro para o Norte mineiro e destacou projetos da atual gestão para o desenvolvimento da região.

“Diferentemente do passado, faço questão de participar das reuniões da Sudene, porque ela é importantíssima para o Norte do nosso estado, que é uma região extremamente carente. Nossos trabalhos com a instituição têm melhorado bastante. Temos grandes projetos para o Norte de Minas, que, inclusive, contribuirão para outros estados, principalmente a Bahia. Um exemplo é a BR-251, e estamos aqui à disposição e abertos para trabalhar junto com todos”, afirmou.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, propôs a simplificação burocrática para as empresas que queiram se instalar nas regiões abrangidas pela Sudene.  

“A título de sugestão e colaboração, gostaríamos de apresentar alguns itens com vistas à simplificação e desburocratização, muitos deles até inspirados na Lei Federal 13.874. Percebemos que são escolhas que pesam na decisão do investidor para vir para essas regiões. Claro que o desconto no Imposto de Renda e a depreciação acelerada são importantes, mas medidas de desburocratização, licenciamento ambiental simplificado, inclusive monofásico, poderiam dar mais robustez a esse pacote”, explicou.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se mostrou aberto à sugestão.

“Todos nós pretendemos que haja desburocratização, simplificação e melhoria nos procedimentos para instalação e para atuação das empresas. Peço que você encaminhe pelos canais da Sudene. A gente trabalha na próxima reunião ou extraordinariamente, dada a relevância do tema”, agradeceu.

Incentivo fiscal

Em 2020, o Norte de Minas foi beneficiado com 16 projetos de incentivo fiscal, somando um total de R$ 17,4 bilhões. Os benefícios foram concedidos a empresas que investiram recursos na região de atuação da Sudene.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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