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Unidade Certificadora do Tocantins oferece grade com 19 cursos para servidores estaduais

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Ao pensar na otimização dos serviços públicos prestados que a Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio da Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), disponibiliza 19 cursos para servidores estaduais nas áreas tecnologia, inovação, gestão, redação, legislação e liderança.

São 1.500 vagas disponíveis por curso, com inscrições e início imediato, na modalidade de ensino a distância (EaD) através da plataforma unicet.to.gov.br, com cargas horárias que variam de 20 a 60 horas.

“O servidor público precisa de uma capacitação contínua, tendo em vista que o cenário em que estamos inseridos se desenvolve e acompanha tendências tecnológicas, contextos sociais, legais e administrativos. Por isso, a nossa grade de cursos foi pensada para a preparação e a atualização do servidor frente a estas mudanças”, afirma o diretor de Capacitação, Eliardo Rodrigues.

Os cursos que abrangem áreas de tecnologia e inovação são: Design Thinking para Inovação no Setor Público; Formação de Instrutor da Educação a Distância; Expertise em Webconferência; Certificação Digital e Segurança da Informação nos Órgãos Públicos; Transformação Digital, Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público; Descomplicando: Microsoft Office, Internet e CorelDRAW na Administração Pública; Trabalho Remoto no Serviço Público: Eficiência e Produtividade; Media Training para Secretários, Técnicos e Chefes de Assessorias de Comunicação.

Cursos da área de gestão e liderança: Formação e Desenvolvimento de Liderança no Serviço Público; Secretariado; Compliance e Governança no Setor Público; Competências Emocionais e Eficiência em Gestão Pública; Gerenciamento Eficiente: Planejamento, Organização e Controle na Gestão Pública; Cidadania e Direitos Humanos: Inclusão e Igualdade; Estratégias de Inovação no Serviço Público Estadual; Integração Pessoal para Novos Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Cursos na área de legislação e redação: Elaboração Legislativa no Executivo Estadual: Logística, Governança e Avaliação; Acesso à Informação e sua Aplicabilidade na Gestão Pública; Elaboração de Contratos, Acordos, Termos e Relatórios Administrativos e Técnicos no Setor Público; Redação, Leitura e Compreensão de Textos Oficiais.

“A capacitação gratuita no serviço público é uma forma de incentivar os servidores a promover melhorias em seus serviços”, frisa Eliardo Rodrigues.

Inscrições

Para se inscrever, o servidor deverá acessar a plataforma (unicet.to.gov.br) e usar o CPF para usuário e senha. Caso o servidor não tenha se cadastrado ainda na Plataforma, será necessário enviar, previamente, um e-mail para [email protected] com os seguintes dados: CPF; nome completo; endereço de e-mail; cidade; telefone; órgão; lotação; matrícula e cargo.

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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