Distrito Federal

Três cidades passam por manutenção preventiva na rede

Publicado

em


A queda de energia e a falha nos equipamentos são situações evitáveis que podem ser prevenidas com inspeções periódicas e melhorias na rede elétrica. Nesta quarta-feira (28), por exemplo, três regiões administrativas receberão serviços de manutenção: Sobradinho, Asa Sul e Paranoá.

Na Asa Sul, das 7h50 às 12h, a CRS 511, Bloco B, ficará sem energia elétrica para que a rede passe por melhoria

Para executar o serviço em segurança, será necessário suspender, temporariamente, o fornecimento de eletricidade em alguns endereços.

Em Sobradinho, os técnicos farão a manutenção preventiva, com interrupção do fornecimento de energia entre 9h30 e 10h30, no Núcleo Rural Caatingueiro: chácaras Nova Esperança, Beira Rio, Quatro Irmãos, São Sebastião, Três Palmeiras, da Paz, Vovó, Barra, Funil, Gomes, Coutinho, Boa Esperança, Sonho Dourado, Bambu, São Imbur, São João, Flor da Mata, Oeste Flor das Águas, Santa Luzia, Paiva, Boa Vista, Morro Caatingueiro, das Dores, Nossa Senhora Faz Graças, Daniel, Santa Rosa Feliz e Sítio do Mato, além da Fazenda Brocotó.

Chácaras

Ainda na região serão afetadas as chácaras Praia, na Areia, Santa Catarina, Ribeirão, Bom Café, Benedito, Santa Rita, Barreiro, Romar, Alves, Tingui, Recanto Eloita, Aldeia Cafuringa, Coqueiro, Bagagem, Três Corações, São Miguel, Indaiá, WS, Mata do Sucuri, WBF Água Doce, Ramos, Pico do FG, Monte Sião, Tamanduá, Jatobá, Lago Azul, Kubanakan, Vó Leosina, São Gabriel, Pedreira, Jiboia, Nossa Senhora Abadia, Felicidade, Nossa Senhora das Graças, Batalha nº 46, João Bem, Folha Dura, Lajinha, Comunidade Caatingueiro, Caesb, Capela São José e as de números 2, 3, 4, 9, 10, 11, 21, 22, 28, 29, 31-B, 32, 35, 36, 40, 46, 47, 48, 49, 50, 53 e 57.

Na Asa Sul, das 7h50 às 12h, a CRS 511, Bloco B, ficará sem energia elétrica para que a rede passe por melhoria.

No Paranoá, será beneficiada a região do Altiplano Leste, com lançamento de cabos. Para o serviço ser prestado, das 9h às 18h, a Fazenda Paranoá, lotes de 1 a 4, e as chácaras Tapera Grande, Paranoá I e Buriti ficarão, temporariamente, sem energia.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA