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Tocantins registra aumento no número de empresas abertas em 2022; confira os dados da Jucetins

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O Tocantins fechou o ano de 2022 registrando aumento na abertura de empresas. Além de superar os números de 2021, o crescimento foi de 34% em comparação aos últimos quatro anos.

Os dados são do Governo do Tocantins, por meio do balanço consolidado pela Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins). 

Principais destaques do balanço de 2022 

34% de crescimento entre 2019 e 2022;

25.327 empresas abertas;

Saldo positivo de 13.990;

Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso são os municípios que mais abriram empresas;

Comércio varejista é a atividade econômica que mais se destacou.

Crescimento

Em 2022, o estado abriu 25.327 empresas, superando o número do ano anterior, que registrou 25.218. Neste número inclui-se todas as naturezas jurídicas. Comparado aos últimos quatro anos, a evolução é notória. 

Em 2019 foram 18.920 aberturas, em 2020 o resultado foi 18.882 e 2021 ficou em 25.218. Isso mostra um crescimento percentual de 34%.

Para o presidente da Jucetins, José Aníbal, o balanço da Jucetins comprova o sucesso da política econômica do Governo do Tocantins. “O investimento em tecnologia, a adesão às práticas modernas de registro empresarial e o foco na simplificação de processos geram resultados”, afirmou o presidente. 

“A desburocratização para abertura de empresas, como determina o governador Wanderlei Barbosa, gera emprego e renda. Prova disso é que o Tocantins ficou em segundo lugar no ranking da geração de emprego e renda na região Norte de acordo com o Caged. Provando o sucesso também da integração entre Jucetins, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Serviços, Sebrae, Prefeituras e todos os órgãos que estão envolvidos no processo de registro de empresas”, complementou Aníbal.

Saldo positivo

Outro dado importante apresentado pelo balanço é o comparativo entre empresas abertas e fechadas, isso porque o saldo é positivo. Descontando o número de baixas, o Tocantins teve um saldo positivo de 13.990 empresas.

Um caso de abertura em 2022 é o do empresário Breno Ferreira, que abriu uma empresa de medicina personalizada de alto padrão em Palmas. 

Ele já possui um negócio na área de medicina laboratorial que começou em 2011, com matriz em Aparecida do Rio Negro (TO). De lá para cá, Breno abriu 9 filiais pelo estado e sentiu todos os avanços no ambiente empresarial. 

“Naquela época era burocrático, lento demorava quase um mês para que o trâmite burocrático fosse desenrolado, com idas e vindas a cartórios e escritório de contabilidade”, conta o empresário.

“Hoje vejo que tudo se modernizou, e abrir uma empresa ou uma filial é questão de horas a minutos. Percebo que o sistema é integrado e com o auxílio de uma boa contabilidade tudo é desenrolado quase que de forma instantânea”, completou Breno. 

Top 10 municípios

Os municípios tocantinenses que mais abriram empresas em 2022 foram: 

1 – Palmas: 9633 empresas

2 – Araguaína: 3343 

3 – Gurupi: 1718

4 – Porto Nacional: 1320

5 – Paraíso do Tocantins: 1009

6 – Colinas do Tocantins: 555

7 – Guaraí: 376

8 – Lagoa da Confusão: 280

9 – Dianópolis: 279

10 – Peixe: 273

Setores da economia que mais se destacaram

De acordo com os dados da Jucetins, comércio, alojamento e alimentação e construção são os 3 setores da economia que mais abriram empresas em 2022. Confira o ranking:

1 – Comércio: 8214

2 – Alojamento e alimentação:2316

3 – Construção: 1963

4 – Outras atividades de serviços: 1879

5 – Atividades profissionais, científicas e técnicas: 1874

6 – Indústrias de transformação: 1868

7 – Transporte, armazenagem e correio:1775

8 – Atividades administrativas e serviços complementares: 1682

9 – Saúde humana e serviços sociais: 1022

10 – Educação: 774

Dentre esses setores, a atividade que mais se destacou foi o comércio varejista, principalmente o de produtos alimentícios e bebidas, com 3.851 empresas abertas.

Curiosidade

Um dado muito importante também, que às vezes não recebe a devida atenção, é o número de empresas alteradas. Só em 2022, a Jucetins registrou 54.073 alterações de empresas.

 “A alteração mostra um movimento da empresa, que pode ser mudança de local, sócio, mas principalmente mudança de porte e natureza jurídica, que na maioria das vezes significa que a empresa cresceu e precisou ser alterada”, explicou o gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes.

Como é o caso da empresária Rosângela Pereira, que é proprietária de uma peixaria em Palmas. Ela começou o negócio como Microempreendedor Individual (MEI), mas em 2022 a empresa cresceu e precisou ser alterada para Microempresa (ME). 

“O processo foi muito rápido, não teve burocracia, não precisamos correr de um lado para outro, foi tudo muito prático. Essa desburocratização é muito importante porque a gente começa a trabalhar mais rápido”, frisou a empresária. 

Rosângela Pereira é dona de uma peixaria e viu o seu negócio crescer em 2022 – Arquivo Pessoal

O empresário Breno Ferreira abriu empresa em 2011 e em 2022 e acompanhou melhoria no ambiente de negócios – Arquivo Pessoal

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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