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Pesquisa aponta que mais de 70% dos turistas que visitam o Jalapão pretendem retornar

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O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), com ação do Observatório do Turismo do Tocantins, divulgou nesta sexta-feira, 20, o resultado da pesquisa de demanda turística realizada na região turística Encantos do Jalapão. O levantamento apontou um resultado positivo em relação ao grau de satisfação dos visitantes. A ação ocorreu ao longo de 2022, nos principais atrativos, a exemplo da Cachoeira do Formiga em Mateiros e Fervedouro Bela Vista em São Félix do Tocantins.

A pesquisa foi elaborada conduzindo e seguindo critérios técnicos estatísticos de pesquisa.  Ao todo, foram entrevistadas 221 pessoas e o grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.

Pela pesquisa, 62% dos entrevistados eram do sexo feminino e 38% masculino, sendo que a maioria, 51% dos entrevistados, permaneceram no local entre quatro a cinco dias. A pesquisa mostra ainda que 99,5% dos turistas eram provenientes de várias cidades do Brasil e 0,5% da Holanda. 93% dos visitantes optaram por hospedagem utilizando hotéis e pousadas, sendo que 73% organizou a viagem por meio de agências de viagens e 27% montou seu próprio roteiro.

Os turistas também avaliaram o grau de satisfação com o atendimento e instalações em relação aos atrativos turísticos, meios de hospedagens, restaurantes, bares e lanchonetes, sendo que a maioria dos entrevistados avaliaram positivamente esses serviços. Mais de 70% dos visitantes tiveram a impressão geral do Jalapão como ótimo roteiro turístico, superando a expectativa de 69% dos entrevistados. 99% afirmaram recomendar os atrativos do Jalapão para amigos e familiares, sendo que mais de 70% disseram que pretendem retornar.

O levantamento mostrou ainda que o gasto médio por turistas foi de R$ 857,86 com meios de hospedagens (turistas que montaram seu próprio roteiro), pacotes turísticos R$ 3.056,84, alimentação e bebidas R$ 239,03 e compras de artesanatos com R$ 149,52.

Segundo o secretário da Sectur, Hercy Filho, com o trabalho desenvolvido pelo governo para melhorar a qualidade da infraestrutura e dos serviços nos atrativos turísticos garantem um retorno positivo para economia local e geração de emprego e renda para a população. “ As pesquisas são de suma importância porque contribuem para a elaboração de políticas públicas que permitam ações para desenvolver toda a cadeia do turismo no Estado, com investimentos tanto do setor público e privado”, destacou. 

A pesquisa mais detalhada pode ser conferida no site do Observatório do Turismo do Tocantins: www.observatorio.turismo.to.gov.br

Cachoeira do Formiga é um dos atrativos mais visitados do Jalapão – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Os fervedouros dão um show de exuberância e encantam os olhares de todos que visitam o Jalapão – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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