Cidades

Terceira Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida providencia cartão de estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência durante 5º Mutirão do Governo de Goiás

Publicado

em

A 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, da Prefeitura de Goiânia, leva 57 serviços à população da Região Oeste no 5º Mutirão do Governo de Goiás, neste sábado (14/05) e domingo (15/05), no Conjunto Vera Cruz. Entre os atendimentos disponibilizados durante o evento, estão a solicitação de cartões especiais de estacionamento e aqueles prestados pelas unidades do Atende Fácil.

O estande da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) disponibiliza a emissão de cartões de estacionamento para idosos, gestantes e Pessoas com Deficiência (PcD). Para a solicitação do cartão para pessoa idosa, é necessário ter a partir de 60 anos de idade, e portar RG, CPF e comprovante de endereço em no nome do idoso. O cartão será confeccionado na hora, e entregue para o solicitante.

Gestantes devem providenciar a mesma documentação acima, acrescida do laudo que comprove a gestação e data provável do parto. A pessoa com deficiência, além dos documentos comuns aos três grupos, precisa levar o laudo médico com CID que indique a deficiência com comprometimento de mobilidade.

Demais serviços
Também no Mutirão, equipes do Atende Fácil realizam cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de DUAMs; protocolos de Processos de Poda e Extirpação e Vistoria de Arborização (Amma), e demais secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) proverá orientações sobre o plantio das espécies. Equipes também vão tratar da renegociação de multas; consulta para animais de pequeno porte; orientações sobre Licenciamento Ambiental e Licença Fácil, poluição visual e sonora, poda e extirpação de árvores. Haverá, ainda, atividades de Educação Ambiental.

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social.

As goianienses da Região Oeste beneficiadas nas três etapas do programa Renda Família +Mulher que não buscaram seus cartões nos eventos de entrega, podem fazê-lo no estande da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA