Geral

Terapeuta cria meio de reabilitação para pacientes extubados

Publicado

em


Quando um paciente permanece internado e intubado por um longo período, ele vai precisar de um cuidado assistencial com fisioterapia para recuperar movimentos e retomar as atividades cotidianas. Pensando nisso, a terapeuta ocupacional e responsável técnica da terapia ocupacional do Hospital de Campanha do Autódromo, Bruna Crystine, criou um mecanismo para ajudar na recuperação de quem ficou por vários dias internado por complicações ocasionadas pela covid-19.

Ao despertar, após 11 dias de intubação, a paciente Fábia Nascimento, de 32 anos, logo iniciou os cuidados com a terapeuta do hospital de campanha e já sente os resultados | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Criei este recurso para trabalhar a parte de motricidade fina (capacidade de utilizar os músculos das mãos e dos dedos para realizar atividades gerais) e a preensão, que é a habilidade de pegar objetos com os dedos, como uma colher ou um comprimido”, ela explica.

“Imagine como é a rotina sem a pessoa ser capaz de escovar os dentes, pentear os cabelos ou comer? É um tratamento de grande impacto na qualidade de vidaBruna Crystine, terapeuta ocupacional

O aparelho criado por Bruna é utilizado diariamente na terapia dos pacientes em tratamento da covid-19. Ela conta que teve a ideia observando a necessidade dos internados que acordam após alguns dias de intubação. “Longos períodos de internação podem fazer com que os pacientes percam o tônus e a massa muscular. Muitos saem sem conseguir levantar o braço ou mexer as mãos, o que acaba atrapalhando movimentos primordiais, como levar uma colher à boca”, detalha.

O dispositivo é composto por um círculo de plástico com velcro e elásticos. Ele fortalece os músculos dos dedos e das mãos, provocando uma contração nos membros superiores. O objetivo, segundo a profissional, é fortalecer esses membros para que os pacientes recuperem a amplitude e os movimentos das mãos, dedos e falanges para, então, voltarem a realizar movimentos que envolvam todas as articulações.

Longos períodos de internação podem fazer com que os pacientes percam o tônus e a massa muscular, dificultando tarefas simples, como pentear os cabelos

“Trabalhando de forma correta e objetiva, com acompanhamento constante, conseguimos reabilitar esse paciente”, reforça Bruna. “É um diferencial na recuperação. Imagine como é a rotina sem a pessoa ser capaz de escovar os dentes, pentear os cabelos ou comer? Portanto, é um tratamento de grande impacto na qualidade de vida”, pontua.

Resultados em pouco tempo

Além de ser uma alternativa de baixo custo, a terapeuta conta que os primeiros testes apresentaram resultados positivos para os pacientes em pouco tempo. É o caso de Fábia Nascimento, de 32 anos, que estava intubada por 11 dias e foi extubada em 1º de outubro. Ao despertar, ela logo iniciou os cuidados com a terapeuta do hospital de campanha.

“Estou há 15 dias fazendo as sessões de terapia e já tive várias conquistas, já consigo pentear os cabelos, comer e beber sozinha, me sentar sem ajuda, e até passar creme nas pernas. Não tinha nenhuma força nos membros e, com a ajuda da terapia e a atenção da terapeuta Bruna, sei que minha próxima conquista será ficar de pé e caminhar”, relata a paciente.

“Estamos acompanhando esta paciente que, em duas semanas, já recuperou grande parte dos movimentos. Ela tentava se alimentar sozinha, mas ficava bastante estressada. Após trabalharmos a mobilidade dos membros e o fortalecimento dos músculos, ela passou a ter mais força para puxar os elásticos e está quase conseguindo realizar esses movimentos sozinha”, informa a terapeuta ocupacional.

A intenção de Bruna é levar essa experiência para os demais hospitais de campanha do DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA