Distrito Federal

Sobradinho ganha rota com atrações turísticas

Publicado

em


A quarta edição do programa Turismo em Ação deixou um legado para a população de Sobradinho: uma série de ações que vão alavancar os potenciais turísticos e fomentar a cadeia produtiva do setor. A região administrativa ganhou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), durante a realização do programa itinerante, nesta semana, e será incluída nas rotas mapeadas pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF). Um mini guia bilíngue, com versão impressa e no site Google Earth, também será elaborado com as atrações imperdíveis que contemplam o turismo rural, gastronômico, de contemplação e de aventura na cidade.

Foto: Agência Brasília
O programa também explorou as possibilidades de ecoturismo e de turismo gastronômico na cidade serrana. Um dos locais visitados foi o Parque Ecológico dos Jequitibás | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Essas entregas promovidas pela Setur têm o intuito de aperfeiçoar a conexão do turista que visita Brasília com a região administrativa e de impulsionar o desenvolvimento local, a partir da valorização de vocações já existentes. “O programa Turismo em Ação revela não só os atrativos, mas a capacidade de geração de emprego e renda que esse setor tem em cada cidade. Sobradinho é um lugar de aconchego, jeito de cidade interiorana, gastronomia típica com sabores marcantes, além de possuir grandes vocações no ecoturismo. Estruturar e qualificar o turismo desta região é trazer expansão sustentável para toda a cadeia produtiva, inclusive ao segmento do artesanato”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

“E estamos fazendo isso a partir de um novo olhar do turismo, que nenhum outro governo teve, de atuar, diuturnamente, na ressignificação da nossa cidade com o sentimento de pertencimento. E isso é possível ao identificar os pontos turísticos e criar as rotas de todas as regiões para que essas áreas turísticas sejam conhecidas, primeiramente, pelos moradores do DF e, consequentemente, pelos visitantes que chegam à capital. Precisamos motivá-los a explorar as inúmeras possibilidades existentes além do eixo central de Brasília”, destaca a titular da pasta.

O novo espaço segue os padrões dos outros oito CATs existentes no DF, com atendimento diário, inclusive nos feriados e finais de semana, das 9h às 18h

CAT Sobradinho

A inauguração do CAT Sobradinho, localizado na Administração Regional, deu início a uma série de agendas públicas e visitas técnicas realizadas durante o Turismo em Ação. O CAT passa a ser a principal referência de visitantes e moradores que queiram conhecer pontos tradicionais da cidade serrana como o Parque dos Jequitibás, o Santuário de Nossa Senhora do Arco-Íris e propriedades rurais que integram a Rota do Cavalo, além das opções de trilhas, cachoeiras e gastronomia com temperos e sabores típicos da cozinha caipira.

O novo espaço segue os padrões dos outros oito CATs existentes no DF, com atendimento diário, inclusive nos feriados e finais de semana, das 9h às 18h. O CAT Sobradinho também servirá como ponto de exposição de produtos feitos por artesãos locais credenciados na Setur-DF.

Três servidoras da Administração Regional de Sobradinho foram capacitadas para serem representantes da Secretaria de Turismo no atendimento a moradores e visitantes. “Hoje é um dia muito especial para a nossa cidade, que oficialmente passa a ter um Centro de Atendimento ao Turismo exclusivo. Uma grande entrega feita pela Setur, o que comprova como o setor está em expansão no DF. E há muito mais para se explorar. O turismo está gerando, a cada dia, mais emprego, mostrando a sua importância para a economia da região. E o CAT, além de atrair mais turistas, vai contribuir para o trabalho de todos os setores que vivem de produtos associados, como os artesãos”, afirma o administrador regional Eufrásio Pereira dos Santos.

O mapeamento de todos os atrativos turísticos começou a ser elaborado por técnicos da Setur. Em breve, a coletânea estará disponível em formato impresso, em português e inglês, além da opção virtual que vai possibilitar visitas, sem sair de casa. Assim, Sobradinho passará a integrar o catálogo de rotas acessíveis pela plataforma Google Earth, que atualmente possui 80 pontos turísticos mapeados por temas: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, Rota da Paz e Rota Fora dos Eixos.

“Vamos instalar mais de 60 placas em todo o circuito que vão indicar o que cada propriedade oferece ao turista”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Mais contato com a natureza e sem aglomerações

A segunda parte do Turismo em Ação em Sobradinho foi dedicada a explorar as possibilidades de ecoturismo e de turismo gastronômico. Foram feitas visitas técnicas no Parque Ecológico dos Jequitibás, no Rancho Canabrava e no restaurante Trem da Serra.

Os pontos mapeados são aqueles que oferecem opções de turismo e de lazer que envolve o contato com a natureza, saúde e bem-estar, aspectos que são considerados uma tendência turística global, devido à pandemia. “Visitamos todos os pontos seguindo os três pilares principais da nossa gestão: estruturar, qualificar e promocionar. Desta forma, conseguimos identificar oportunidades que possibilitam o crescimento de maneira segura desse nicho do turismo, principalmente no momento atual”, destaca a secretária Vanessa Mendonça.

O cenário positivo desse segmento é confirmado, inclusive, pelo levantamento do Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur). Estudo realizado no primeiro trimestre deste ano aponta que o setor teve aumento de 50% e conta com expectativa de crescimento ainda maior para o restante de 2021.

Um movimento de ascensão que tem o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e é recebido de forma positiva por empresários locais. É o caso de Renato Bravo, proprietário do restaurante Trem da Serra. O estabelecimento nasceu em 1994, a partir do sonho de seus pais, José Renato Brandão Bravo e Maria do Carmo Peixoto Bravo, de viverem da suinocultura e da agricultura familiar. “Passamos por dificuldades, mas, agora, com essa retomada, já estamos conseguindo trabalhar melhor. São oportunidades que começam a chegar até a ponta, ao pequeno e médio empresário. E receber a secretaria em nosso estabelecimento, que tem uma história de trajetória familiar e de superação, demonstra que estamos no caminho certo”, afirma Bravo.

Rota do Cavalo

Outro ponto de destaque do Turismo em Ação foi a Rota do Cavalo. Criada há 30 anos, a partir da força de empreendedores que se uniram para fortalecer o turismo em Sobradinho, a Rota do Cavalo abriga haras, ranchos, restaurantes com comidas típicas, lojas de artesanato, fazendas e centros de hipismo distribuídos ao longo da DF-440. Para qualificar a experiência turística de quem visita a região, a Setur vai iniciar o processo de instalação de placas de sinalização em todo o trajeto da rota. Os totens seguirão os padrões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Ministério do Turismo (Mtur).

“Vamos instalar mais de 60 placas em todo o circuito que vão indicar o que cada propriedade oferece ao turista. E, muito além de apenas sinalizar, estamos qualificando os donos desses empreendimentos, oferecendo possibilidades para ampliar o leque de serviços turísticos disponíveis”, explica a secretária de Turismo do DF. “A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural e pretendemos potencializar a região para se tornar o maior polo de turismo rural do DF”, reforça.

A novidade foi recebida com alegria pelo dono do Rancho Canabrava, estabelecimento rural criado há 24 anos e que integra o circuito da rota. “A gente recebe tudo isso de uma maneira muito positiva, com o apoio da administração e com a Secretaria de Turismo`a frente de tantas melhorias que estão acontecendo na região. A Rota do Cavalo está literalmente andando a galope. Só podemos agradecer, pois o nosso momento chegou. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a gente sente que tudo vai fluir”, avalia Dinho Canabrava.

Arte de transformar vidas

E o artesanato que é tão importante para a economia da cidade não poderia ficar de fora. A última fase do dia totalmente dedicado ao fomento do turismo, em Sobradinho, foi marcada pela formalização do trabalho de mulheres que dedicam a vida ao artesanato. No auditório da Administração Regional de Sobradinho foi feita a entrega de 22 primeiras vias da Carteira Nacional do Artesão. Com as últimas entregas, Sobradinho passa a ter 454 profissionais credenciados e com todas as condições de comercializar produtos em todos os lugares do DF e do Brasil.

Uma das agraciadas foi a artesã Rosimere Nacfur, 50 anos. Ela é coordenadora da EmPoderArte, projeto psicossocial que envolve mais de 100 artesãos e que tem o objetivo de criar uma rede afetiva de mulheres artesãs e artistas de Sobradinho e de outras cidades da região norte do DF. “Eu acredito que essa iniciativa da Setur seja uma conquista para toda a classe de artesãos da nossa cidade. E o único órgão que poderia realmente nos ajudar é a secretaria. E, hoje, isso só se confirmou diante de tudo o que a gente viu por aqui. Um presente que a gente esperava há muito tempo: a valorização do artesão”, comemora.

O documento habilita o artesão a trabalhar legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais. “Entre 2019 e 2020, emitimos 1.466 novas carteiras e renovamos 725 em todo o DF, mas queremos muito mais em 2021. Fizemos um trabalho de reestruturação do artesanato, abrimos lojas em shopping para expor produtos, o que impulsionou vendas e poder econômico de milhares de famílias”, destaca Vanessa Mendonça.

v
Iniciado em 6 de abril, o programa itinerante já passou por Planaltina, Brazlândia, Gama e Sobradinho, promovendo entregas e iniciativas de qualificações ao segmento e encontros com lideranças das cidades | Foto: Divulgação/Setur

Linhas de créditos para o setor

Após a entrega das carteiras, a Setur promoveu uma palestra com objetivo de explicar aos artesãos e aos empresários locais o passo a passo para se ter acesso a serviços de fomento, como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Pela primeira vez, desde a criação do fundo, o DF passou a ter direito a R$ 521 milhões oriundos do Ministério do Turismo.

O principal objetivo é injetar dinheiro em empreendimentos do setor e incorporá-los ao Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur. A inscrição garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados como incentivos para participar de programas e projetos do Governo Federal e de programas de qualificação, promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, sem contar o apoio em eventos, feiras e ações.

Turismo em Ação

Iniciado em 6 de abril, o programa itinerante já passou por Planaltina, Brazlândia, Gama e Sobradinho, promovendo entregas e iniciativas de qualificações ao segmento e encontros com lideranças das cidades. A cada semana, uma RA recebe equipes e coordenações técnicas da Setur-DF com o intuito de mapear, estruturar e qualificar atrativos, além de orientar os empresários do setor. Entregas que aperfeiçoam a conexão do turista que visita Brasília com todos os lugares do DF e evidenciam as vocações de cada cidade por meio de mapeamentos, diagnósticos e estruturação de ações.

“Desde o primeiro dia de gestão, o nosso governo vem trabalhando de forma integrada para trazer o desenvolvimento do turismo para o dia a dia de todas as cidades do DF. Como resultado, a nossa capital foi incluída no grupo seleto de destinos turísticos inteligentes e está no topo dos destinos turísticos que são tendência de 2021, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Nossas regiões administrativas são refúgios de belezas estonteantes e de muitas histórias e tradições. Seguiremos percorrendo todo o DF e fortalecendo a economia criativa para gerar mais emprego e renda à nossa população”, conclui Vanessa Mendonça.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA