Distrito Federal

Hora de consertar o que a chuva estragou no Park Way

Publicado

em


O GDF Presente marcou presença no Park Way para recuperar a passarela, localizada na quadra 1 que dá acesso ao setor de chácaras, danificada por conta das chuvas.

Feita de ferro, a passagem tem 16 metros. Para deixá-la em condições de uso, foi preciso fazer o reforço na base de concreto e na estrutura metálica.

Com a conclusão da reforma, a passarela já foi liberada para a comunidade. Cerca de 150 pessoas passam por ela, diariamente.

Passarela de 16 metros feita de metal passou por reforço na estrutura e na base | Foto: Divulgação/GDF Presente

As equipes do GDF Presente também reconstruíram 50 metros de ciclovia do conjunto 3 da quadra 13 da região. O trecho tinha sido destruído por árvores que caíram com as fortes chuvas do início do ano e, agora, ganhou o plantio de árvores novas.

Entre as espécies que foram plantadas estão os ipês-branco, roxo e rosa, aroeira, saboneteira, embaúba, amendoim-bravo, jatobá, ingá-de-metro, araçá-do-cerrado, pata-de-vaca, landim e mogno.

Outro serviço importante executado na região do Park Way foi a retirada de 200 faixas, aproximadamente, com anúncios de venda de terrenos e casas, aluguel de imóveis e oferecimento de serviços, entre outros temas. Além de serem irregulares, essas faixas contribuem para a poluição visual da cidade.

Poluição visual: equipe do GDF Presente retirou cerca de 200 faixas das vias do Park Way | Foto: Divulgação/GDF Presente

Durante a permanência do GDF Presente na cidade , foram higienizados 30 abrigos de ônibus, que já tinham sido pintados havia menos de dois meses. Vários Pontos de Encontro Comunitário (PEC) também foram recuperados.

Vargem Bonita

No núcleo de Vargem Bonita, na área rural, os trabalhos do GDF Presente se concentraram na poda de árvores nas quadras 16 e 26 e na limpeza das quadras 14 a 29. As vias rurais também receberam patrolamento.

O GDF Presente também construiu mais de 120 m de calçada ao lado da Paróquia Divino Espírito Santo Paráclito, em Vargem Bonita, um lugar que era de terra batida e que tem muito movimento por conta das atividades na igreja. A obra foi solicitada pelo padre Kenneth Michael Hall e pela comunidade local.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalou um papa-lixo na quadra 13, em frente à colônia agrícola Coqueiro 1. Com capacidade para receber 5 metros cúbicos de lixo, ou seja, medida referente a uma caçamba, o coletador fica semienterrado, com os resíduos armazenados de forma segura.

Para o administrador do Setor de Mansões Park Way, Kedson Mário Rocha Cirilo, foi positivo o mutirão de obras. “A atuação do GDF Presente é sempre fundamental. Faz a diferença, com serviços que melhoram a cidade. Quando cuidamos bem dos espaços públicos, a comunidade agradece”, disse o administrador.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA