Política

Sob coordenação do Dr. Antonio, CCJ delibera sobre 7 processos em reunião ordinária nesta 5ª-feira, 12, às 14h

Publicado

em

Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás se reúnem na tarde desta quinta-feira, 12. Sob a coordenação de seu presidente, deputado Dr. Antonio, o colegiado irá deliberar, a partir das 14 horas, sete processos, dentre eles seis de autoria parlamentar, três com parecer favorável da relatoria e outros três com parecer contrário, além de um veto, com entendimento pela manutenção. Ainda serão distribuídos 16 processos, 14 de autoria parlamentar e dois vetos oriundos da Governadoria. O encontro híbrido poderá ser acompanhado pela população e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Com parecer favorável da relatoria, se destaca texto voltado à apreensão de veículos sem a devida comunicação prévia ao proprietário na ausência de comprovação de impostos e/ou taxas. A matéria, de autoria do deputado Alysson Lima (PSB), prevê como excessão as situações em que as irregularidades sejam tamanhas que impossibilitem a circulação do veículo, ou na hipótese de o condutor estar embriagado. 

Conforme o autor justifica no texto protocolado sob nº 7018/21, “na maioria das vezes o recolhimento dos veículos mostra-se como uma prática abusiva por parte do Estado, como uma forma de forçar a regularização por parte do proprietário”, ressalta o parlamentar. 

Lima afirma ser a principal intenção dessa proposição, proibir que essa apreensão abusiva e inesperada seja feita sem um prévio comunicado ao proprietário. “Diante de tantos sofrimentos passados pela população goiana, ter o seu veículo recolhido, sem o seu antecipado conhecimento, causa um castigo ainda maior aos indivíduos.”

Para o legislador, os veículos automotores são fundamentais para a aquisição de renda das pessoas, seja direta ou indiretamente. A comunicação prévia pode evitar, assim, um maior endividamento do proprietário e uma desnecessária exposição ao sobrecarregado sistema de transporte público.

Rol de matérias 

Favorável

Processo nº 4472/21 – Deputados Bruno Peixoto e Coronel Adailton – Altera a Lei n° 16.897, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a criação de classes e níveis de subsídios nas carreiras e cargos. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1701/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Dispõe sobre o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano, a arte marcial jiu-jitsu. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 1574/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Concede Título de Cidadania Goiana a Nelma das Graças Almeida Félix. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Contrário

Processo nº 6905/21 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei n° 11.416, de 05 de fevereiro de 1991, que fixa o Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 3836/21 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 16.901, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7018/21 – Deputado Alysson Lima – Proíbe a apreensão de veículos sem a devida comunicação prévia ao proprietário em hipóteses previstas. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Vetos

Manutenção

Processo nº 150/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 327, de 21 de dezembro de 2021. A matéria, de autoria da deputada Lêda Borges, visa denominar a GO-060 no trecho que liga os municípios de Piranhas e Arenópolis de Rodovia Osvaldo Pinheiro Dantas. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Distribuição

Processo nº 2110/22 – Deputado Alysson Lima – Dispõe sobre a caducidade do contrato de concessão de energia elétrica n° 018/202 – 0l/20-SRlPF/GO, firmado com a Celg Distribuição S.A (Celg-D). 

Processo nº 2155/22 – Deputado Lucas Calil – Disciplina o prazo de vida útil dos veículos utilizados no transporte escolar em Goiás.

Processo nº 2198/22 – Deputada Lêda Borges e outros – Concede Título de Cidadania a Luis Barcellos Hogem.

Processo nº 2199/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Assegura o direito de atendimento prioritário às vítimas de violência sexual.

Processo nº 2200/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Assegura às mulheres com hipertrofia/macromastia mamária ou gigantomastia bilateral a realização de cirurgia de mamoplastia redutora. 

Processo nº 2203/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui o Plano Estadual de Fertilizantes e a Política Especial Tributária destinada à cadeia produtiva de fertilizantes. 

Processo nº 2204/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, a Cavalgada Ecológica de Novo Brasil.

Processo nº 2205/22 – Deputado Thiago Albernaz – Altera a Lei n° 19.191, de 29 de dezembro de 2015, que dispõe sobre os emolumentos dos serviços notariais e de registro. 

Processo nº 2206/22 – Deputado Thiago Albernaz – Altera a Lei nº 14.715, de 4 de fevereiro de 2004, que regulamenta o inciso IX do art. 92 da Constituição Estadual, que dispõe sobre a reserva de porcentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência, e define os critérios de admissão. 

Processo nº 2207/22 – Deputado Thiago Albernaz – Dispõe sobre o reconhecimento do município de Itauçu como a capital goiana do salgado. 

Processo nº 2208/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a ONG Projetando o Amanhã, com sede no município de Aparecida de Goiânia.

Processo nº 2209/22 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Daniel Walner Santana Duarte.

Processo nº 2210/22 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Marcello Terto e Silva.

Processo nº 2211/22 – Deputado Dr. Antonio e outros – Concede Título de Cidadania a Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu.

Vetos 

Distribuição

Processo nº 2250/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 90, de 13 de abril de 2022. A matéria é de autoria do Executivo, voltado a alterar a Lei nº 15.949, de 29 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a ajuda de custo, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública (SSP-GO).

Processo nº 2251/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 82, de 7 de abril de 2022, de autoria do deputado Karlos Cabral, que altera a Lei nº 15.569, de 18 de janeiro de 2006, que dispõe sobre a obrigação da operadora de plano de assistência à saúde de fornecer aos consumidores a documentação.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA