Distrito Federal

Setur já integra a Associação Nacional de Secretários de Turismo

Publicado

em


Presidente da Anseditur, Ângelo Thurler, de Canelas (RS), elogiou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, por liderar grupo rumo à retomada do setor afetado pela covid-19| Foto: Divulgação/Setur-DF

“Essa nova relação nos oferece mais oportunidades para desenvolvermos uma série de iniciativas implementadas pela Setur-DF, como o programa Turismo Cívico Pedagógico” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) vem assumindo um papel importante no cenário brasileiro. Depois de ser convidada a integrar o grupo que organiza as comemorações do Bicentenário da Independência, da qual faz parte a Casa Civil da Presidência da República, a pasta, liderada pela secretária Vanessa Mendonça, agora está filiada à Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). A filiação, assinada pelo governador Ibaneis Rocha, foi publicada no Diário Oficial do DF nessa quarta-feira (31/3).

Com a filiação, a secretária de Turismo do DF passa a ter cadeira diretora na associação. “É uma conquista muito importante para a nossa capital. Representa o reconhecimento ao trabalho integrado que o nosso governo vem exercendo, desde o primeiro dia de gestão, para consolidar Brasília como destino turístico.  E quando agimos em união, avançamos muito mais”, afirma.

Segundo a titular da pasta, a Anseditur tem um papel importante para o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, com articulações nacionais e internacionais. “Portanto, essa nova relação nos oferece mais oportunidades para desenvolvermos uma séria de iniciativas implementadas pela Setur-DF, como o programa Turismo Cívico Pedagógico, trazendo ainda mais benefícios e desenvolvimento para toda a cadeia turística da nossa cidade”, exemplifica.

“A nossa associação passa a ter agora uma representante da capital federal para impulsionarmos o turismo em todo o Brasil”Ângelo Thurler, presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo

Retomada pós-pandemia

A filiação foi celebrada pelo secretário de Turismo de Canela (RS) e presidente da Anseditur, Ângelo Thurler, durante visita à Setur-DF. “A nossa associação passa a ter agora uma representante da capital federal para impulsionarmos o turismo em todo o Brasil. A secretária Vanessa representa a liderança de um grupo rumo à retomada do setor impactado nessa pandemia da covid-19”, aponta.

Na avaliação do presidente da entidade, a secretária do DF é uma mulher visionária e empreendedora, que vem trabalhando de forma profissional, levando para o Brasil e o mundo a importância que é capital brasileira. O visitante destacou ações integradas que o Governo do DF vem realizando em prol de Brasília e do fortalecimento da cadeia turística.

R$ 521 milhões são os recursos de fundo do setor que pode ser acessado pela cadeia turística local

Conquista

Uma dessas ações destacadas foi a conquista inédita do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Por interlocução da Setur-DF junto ao Banco de Brasília (BRB) e ao Ministério do Turismo, pela primeira vez, a capital federal conseguiu se habilitar para ter acesso a essa linha de crédito que existe desde 1971. Agora, empresas da cadeia turística brasiliense podem contar com essa fonte de financiamento de R$ 521 milhões para investir em empreendimentos do setor.

A Setur-DF também foi convidada a integrar o grupo que organiza as comemorações do Bicentenário da Independência, que será celebrado em setembro de 2022. A Comissão Interministerial, capitaneada pela Casa Civil da Presidência da República, é composta por representantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Educação e Especial Adjunta de Cultura do Governo Federal. O grupo já trabalha as ações para as festividades dirigidas ao país inteiro.

*Com informações da Setur-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA