Goiás

Semana do Artesão Goiano tem programação on-line

Publicado

em


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, realiza, de 15 a 19 de março, a Semana do Artesão Goiano. A programação inclui webinares, palestras e consultorias sobre artesanato, com todas as atrações realizadas de forma on-line, pelo canal da Retomada no YouTube.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), os  Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), a Goiás Turismo e a GoiásFomento.

Para o secretário da Retomada, César Moura, a realização do evento demonstra a atenção do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado para com o desenvolvimento do artesanato goiano. “Proporcionar uma programação variada, gratuita e 100% on-line aos artesãos de Goiás é a comprovação do cuidado, do reconhecimento e do respeito que o governador e a primeira-dama têm por este setor, tão afetado pela pandemia de Covid-19”, destacou César.

De acordo com o também secretário interino da Secult Goiás, promover a Semana do Artesão em ambiente virtual foi uma alternativa encontrada para prestigiar e contribuir para a valorização, o avanço e o reconhecimento nacional e internacional do trabalho artesanal produzido no Estado.

Programação

A abertura está marcada para segunda-feira (15/03), às 9h, com o lançamento de um selo postal comemorativo do artesanato goiano, envolvendo a Retomada, GPS e os  Correios. Em seguida, o público poderá conferir uma série de webinares, palestras e consultorias gratuitas oferecidas pelo Sebrae nas áreas de crédito, cooperativismo, empreendedorismo, capacitação, mídias sociais, economia criativa, entre outros. A programação completa pode ser conferida abaixo, no site da Retomada (retomada.go.gov.br), ou pelas redes sociais (@retomadagoias).

Convidados

Para comandar as palestras, rodas de bate-papo, webinares e consultorias, a Secretaria da Retomada convidou um grupo de profissionais das mais diversas áreas envolvidas com o artesanato, vários deles de renome internacional. Entre os convidados, estão a coordenadora do Fórum de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior (Forcult), Flavia Cruvinel; o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva; a especialista em Gestão de Política Cultural, Mercês Parente; o gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, Décio Coutinho; o designer e referência mundial em design social, Giulio Vinaccia; a especialista em desenvolvimento sustentável, Malba Trindade; a vice-presidente da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago), Maria do Cerrado, entre outros.

Servidores da Secretaria da Retomada também vão participar como palestrantes, como o superintendente de Profissionalização, Thiago Pena; a gerente do Artesanato, Miriam Pires; a gerente de Cooperativismo, Rhaquel Liegem; e o gerente de Desenvolvimento de Áreas Vulneráveis, Rafael Sôffa.

Certificados

Para receber o certificado de participação no evento, o interessado precisa escrever seu nome completo e e-mail no chat do YouTube da Secretaria da Retomada

Para receber o certificado da palestra do Sebrae “Como Definir Preço de Venda para Artesanato”, na terça (16), das 9h às 11h, é preciso se inscrever por esse link.

Para receber o certificado da palestra do Sebrae “A importância das mídias sociais na divulgação e comercialização dos produtos artesanais”, na sexta (19/03), das 9h às 10h, é necessário se inscrever neste link .

Para Consultoria Remota com agendamento, só fazer a inscrição no link bit.ly/AtendSeb ou Central de Relacionamento 0800 570 0800

Consultoria:

-Segunda-feira (15/03)

Semana do Artesão – Acesso ao Crédito (14h às 18h) – Consultor Dawton

-Terça-feira (16/03)

Semana do Artesão – Serviços Financeiros – (14h às 18h) – Consultor Ely

-Quarta-feira (17/03)

Semana do Artesão – Marketing e Vendas (14h às 17h) – Consultora Marlene

-Quinta-feira (18/03)

Semana do Artesão – Formalização MEI (14h às 18h) – Consultora Cleonice

-Sexta-feira (19/03)

Semana do Artesão – Negócios Digitais (14h às 17h) – Consultora Adriane

Também integram o time de parceiros da Semana do Artesão Goiano: o Sebrae, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia; os Correios; a OCB/GO; a Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago); o Senar; o Instituto Federal de Goiás; e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Confira abaixo a programação completa da Semana do Artesão Goiano:

-Segunda-feira (15/03)

9h às 10h – Abertura oficial e lançamento do Selo Postal Comemorativo do Artesanato Goiano (Secretaria da Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e Correios)

10h às 11h – Microcrédito e Capacitação para o Artesanato (GoiásFomento e Thiago Pena (Cotec)

11h às 12h – Importância do Cooperativismo no Artesanato (OCB/GO, Retomada e Cartago)

12h às 18h – Consultoria sobre empreendedorismo (Sebrae)

-Terça-feira (16/03)

9h às 12h – Webinar: Como Definir Preço de Venda para Artesanato (Sebrae)

12h às 18h – Consultoria sobre crédito (Sebrae)

-Quarta-feira (17/03)

9h às 10h – Ações do Programa do Artesanato Brasileiro para 2021 (Fábio Silva, do PAB)

10h às 12h – Atividades do Senar para o Artesanato e Mini Oficina de Biojoias (Renildo e Elza, do Senar)

12h às 18h – Consultoria sobre Mídias Sociais (Sebrae)

-Quinta-feira (18/03)

9h às 10h – Políticas Culturais e Processos de Ensino e Aprendizagem em Artesanato

 (Flavia Cruvinel, da UFG, e Renata Falleti, do IFG)

10h às 11h – Identidade e Sentimento de Pertencimento (Miriam Pires, da Retomada, e Graça Leal)

11h às 12h – Indicação Geográfica e Territórios Criativos (Décio Coutinho e Ana Cláudia Oliveira)

12h às 18h – Consultoria sobre Formalização do artesão (Sebrae)

-Sexta-feira (19/03)

9h às 10h – Webinar: A Importância das Mídias Sociais na Divulgação e Comercialização dos Produtos

 Artesanais (Sebrae)

10h às 11h – Artesanato no Contexto da Economia Criativa: Dimensão e Tendências

 (Mercês Parente e Nilza Brito)

11h às 12h – Design e Iconografia na Produção Artesanal (Giulio Vinaccia / Malba Aguiar)

12h – Encerramento com Exibição de vídeo sobre o artesão Juão de Fibra (Secretaria da Retomada)

12h às 18h – Consultoria (Sebrae)

Fonte: Secretaria da Retomada-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA