Cidades

Secult realizará Show de Talentos locais no 2º Mutirão Iris Rezende, em Aparecida

Publicado

em


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) participará da 2º edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, que ocorre no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, neste sábado (11/12) e domingo (12/12). Assim como na primeira edição, a pasta levará entretenimento cultural à população aparecidense no espaço montado na avenida Benedito Silvestre de Toledo, esquina com a Rua 37.

A Secult Goiás também comandará o palco do mutirão com atrações musicais e artísticas para animar ainda mais a entrega dos mais diversos serviços sociais à população. A principal novidade é a realização do “Show de Talentos”, que irá receber inscrições e selecionar artistas locais para se apresentarem no palco do evento.

Dentre as apresentações estão Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, teatro de fantoches, Escola de Circo, apresentação teatral com a Cia de Teatro Carlos Moreira, show de hip-hop com Mano CDJ.

Por meio do Fica Itinerante, a população poderá conferir os filmes “A Natureza agradece”, “O casamento da Ararinha Azul” e “Coleção Rosa Bernardo”.

Já a equipe da Gibiteca Jorge Braga estará presente com a van personalizada da unidade, que fez sucesso entre as crianças durante a primeira edição do Mutirão. No espaço da Gibiteca Móvel, crianças e responsáveis puderam colorir desenhos e ler livros infantis e gibis.

Serviços e atendimentos

Outras pastas do Governo de Goiás também oferecem serviços no mutirão. Na área da saúde serão ofertados consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Paralelo a isso, haverá corte de cabelo gratuito e distribuição de itens como máscaras de proteção facial, escovas de dente infantil e brinquedos.

O mutirão também é a oportunidade para solicitar a emissão de documentos, como certidões de nascimento, casamento ou óbito, alteração para nome social, passaporte do idoso e carteiras do deficiente ou do autista.

Totens do programa Expresso estarão disponíveis no local. A ferramenta oferece mais de 20 opções de serviços, como emissão de segunda via da fatura de água, acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e outras ações do Detran-GO. O Vapt Vupt marca presença com o Atende Mais. Serão feitos atendimentos do Ipasgo, confecção da primeira e segunda via do CPF, emissão de segunda via de boletos, recadastramento da GoiásPrev e muito mais.

Na área de emprego e renda, serão divulgados mais de 2 mil postos de trabalho e ofertados cursos profissionalizantes. O cidadão terá apoio técnico para abertura de MEI e orientações gerais sobre o tema. E também atendimento para simulação ou obtenção de crédito. A GoiásFomento também estará no local com a campanha de recuperação de crédito para renegociação de dívidas.

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura (Secult) 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA