Cidades

Secretário da Saúde destaca avanços no controle da pandemia em Goiás

Publicado

em


O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, fez ampla avaliação sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Goiás, destacando principalmente os avanços e resultados positivos, fruto das medidas e ações tomadas pelo poder público para enfrentar o problema. Em entrevista ao programa Boa Noite Goiás, ele adiantou que com o avanço da vacinação, redução dos casos, internação e óbitos, as autoridades de saúde já avaliam a possibilidade de retomar diversas atividades econômicas e sociais a partir de agosto, como a volta das aulas presenciais e a realização de eventos culturais, artísticos e desportivos, mas com observância de critérios como vacinação, testagem negativa e outras medidas sanitárias.

O secretário também fez um relato positivo sobre a vacinação em Goiás, enfatizando que entre os vacinados com as duas doses, seja com que vacina for, o índice de eficácia alcançou cerca de 98%, isto é, de todos os vacinados menos de 2% tiveram Covid-19, sendo que a grande maioria com casos leves; e mais, menos de 0,5% precisaram de UTI e somente 0,07% foram a óbito. “Esses dados nos mostram que todas as vacinas são eficazes e que a imunização é a única saída para barrar a pandemia. Por isso, todas as pessoas devem receber as duas doses”, reafirmou ele, acrescentando também que não é correto deixar de vacinar por causa da marca ou de laboratório, já que todos os quatro imunizantes disponíveis atualmente passaram por todos os testes exigidos e foram avaliados pela Anvisa antes da liberação para uso.

Ismael Alexandrino explicou também porque algumas cidades e alguns Estados avançam mais na vacinação do que outros. No primeiro caso, ele disse que depende do perfil da população do município. Conforme disse, a cidade recebe um número de doses para determinada faixa etária. Mas se tem menos pessoas naquela faixa, o município avança para faixas de pessoas com idade menor. No caso dos Estados, alguns avançam mais porque recebem mais doses. É o caso do Maranhão, que recebeu 300 mil doses a mais quando foi detectada uma nova cepa mais agressiva. Situação semelhante ocorreu com Mato Grosso do Sul. Além disso, há também atraso no registro de aplicação de doses pelos municípios. Em relação a Goiás, o titular da SES disse que o cronograma está conforme o previsto e avança assim que vão chegando os imunizantes.

Descentralização

Ainda durante o Boa Noite Goiás, Ismael Alexandrino abordou resultados importantes da saúde em Goiás como a regionalização dos atendimentos, uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado. Para tanto já foram instaladas unidades de saúde em Posse, Uruaçu e Goianésia, além da modernização e melhoria das unidades regionais espalhadas pelo Estado. Também lembrou a retomada das obras do Hospital Regional de Águas Lindas, anunciada para o mês de setembro e entrega prevista para 2022, o que será de fundamental importância para toda a população do Entorno do Distrito Federal. Outro aspecto fundamental é a descentralização da distribuição de medicamentos de alto custo, que ocorria apenas no Juarez Barbosa, em Goiânia, e agora começa a ser feita também em unidades de saúde do interior, evitando deslocamentos desnecessários das pessoas até a capital.

O secretário da Saúde abordou ainda muitos outros temas, como a realização de estudos para aplicação de vacinas em adolescentes de 12 a 17 anos; riscos para a saúde de quem se recusa a tomar vacina ou deixa de receber a segunda dose; programação de chegada de doses da vacina ainda em julho e em agosto; importância da continuidade das recomendações sanitárias com uso de máscaras, higienização de mãos e distanciamento social e ainda próximos passos na política de combate à pandemia. Ismael Alexandrino também respondeu a muitos questionamentos dos telespectadores, oferecendo esclarecimentos e eliminando dúvidas, principalmente em relação às vacinas.

Fonte: ABC Digital-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA