Geral

Secretaria da Saúde apresenta Programação Anual para 2023

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta terça-feira, 11, a Programação Anual de Saúde de 2023 na 285ª reunião ordinária do O Conselho Estadual de Saúde (CES/TO). Durante a reunião, a pasta também fez esclarecimentos sobre os serviços de tratamento intensivo (UTI), cirurgias eletivas, tratamento para autismo e o projeto de viabilidade da Campanha de Prevenção dos Acidentes de Trânsito no Estado. 

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, apresentou a ‘Programação Anual de Saúde de 2023’ (aprovada pelo CES), a qual consta o planejamento do Governo do Estado, para o próximo ano. “Estamos prevendo para 2023 um total de R$ 2.097.286.000,00 que serão utilizados em custeio, pessoal e investimentos, para ações como a implementação da rede de atenção as urgências, hemocentros, rede materno infantil, de reabilitação, vigilância e outros. Além das prioridades da gestão como as obras dos hospitais gerais e regionais”, disse.

Eletivas

A reunião também contou com esclarecimentos das Superintendências de Unidades Próprias e de Atenção à Saúde, responsáveis pela realização das cirurgias eletivas no Estado, que já contabilizam 6.935 procedimentos feitos este ano, número superior à meta estipulada que era de 6000 cirurgias eletivas.

“O Estado está com uma produção bem acima do esperado, só nas unidades hospitalares de gestão estadual foram feitas 6.057 cirurgias eletivas este ano. Estamos com a estratégia do ‘Opera Tocantins’ que realizou 42% deste total e 58% foram feitas dentro da rotina dos hospitais. Além disso, temos a produção dos hospitais municipais e contratualizados, são no total 6.935 pacientes atendidos. Todos estes procedimentos são regulados pela Central Estadual de Regulação e atendemos a pacientes com mais de 10 anos de espera”, disse o gestor público, Victor Ferreira Diniz.

Autismo

O atendimento ao Autismo também foi ponto de pauta da reunião. A gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Débora Cirqueira, explanou aos conselheiros de saúde que o atendimento ao autista já é realizado nas unidades dos centros de reabilitação e está sendo melhorado com a contratação de novos profissionais de saúde e com a implementação da linha do cuidado do Transtorno do Espectro Autista. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto com os municípios, equipes multiprofissionais e interinstitucionais para traçar a linha do cuidado da pessoa autista. A linha deve compreender deste atenção básica, educação, até a alta complexidade, pois este paciente necessitará de uma acompanhamento pela vida com diferentes cuidados”.

Trânsito

O último ponto de pauta foi apresentado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, com o Projeto de Viabilidade de Campanha de Prevenção dos Acidentes de Trânsito. O agravo é causa de mais de 3 mil mortes no mundo e de sobrecarga das unidades de saúde, com grandes custos financeiros, sociais e humanos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, enfatizou que o Tocantins, segundo dados nacionais, aparece em 2º lugar em óbitos no país, somente em 2020, 287 pessoas faleceram em vias públicas, destes 181 de acidentes de motos de um total de 456 óbitos registrados. “São dados alarmantes, por isso necessitamos mudar a cultura do trânsito em nosso Estado, isso não é um problema só de saúde, é da polícia militar, educação, Detran, e outras instituições. Precisamos de mais fiscalização, o custo de um acidente de trânsito é muito alto para a sociedade”.

Projeto para prevenção aos acidentes de trânsito é apresentado aos Conselheiros de Saúde – Laiany Alves/Governo do Tocantins

Estado supera expectativas na realização das cirurgias eletivas – Laiany Alves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA