Distrito Federal

Saúde pública oferece estratégia de prevenção ao HIV

Publicado

em


Foto: Geysa Albuquerque/Agência Saúde
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é disponibilizada no Hospital Dia e no HUB, como estratégia de prevenção para parceiros das Pessoas Vivendo com HIV | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Muita gente desconhece, mas além de usar preservativos durante as relações sexuais existem outras maneiras de se prevenir contra o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Uma delas é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), disponibilizada no Hospital Dia e no Hospital Universitário de Brasília, como estratégia de prevenção para parceiros das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV).

O infectologista e diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF, José David Urbaez, explica que a PrEP é uma medida biomédica, que funciona como se fosse uma pílula anticoncepcional clássica. “O indivíduo toma uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais todos os dias, para casos de exposição a uma infecção, formando uma barreira farmacológica nas mucosas retais e vaginais e essa barreira farmacológica impede que o vírus se adentre nos tecidos da pessoa suscetível ao vírus”, acrescenta Urbaez.

SUS

De acordo com o médico, a PrEP foi inserida no Sistema Único de Saúde visando proteger indivíduos altamente vulneráveis, pois a transmissão do HIV não é homogênea, existindo pessoas com perfil psicológico, emocional, socioeconômico e conduta que os deixam mais vulneráveis.

Neste caso, estão incluídos, de acordo com Urbaez, os homens que fazem sexo com homens, “que se expõem em relações sexuais anais sem proteção e a população de mulheres trans, que são pessoas vulneráveis pois têm grandes privações por conta do preconceito”. Ele considera ser interessante afunilar, no Centro de Referência, a indicação ao uso do PrEP, pois também há pessoas desses dois grupos que utilizam preservativos e se previnem corretamente.

Em todas as 172 unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rodoviária do Plano Piloto, são oferecidos preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Os locais, em sua maioria, realizam exames de testagem rápida para o HIV; testes rápidos para sífilis e Hepatites virais B e C.

No caso da PrEP, é necessária uma abordagem multiprofissional para identificar características da pessoa que busca a utilização e encaixá-la num grupo de maior vulnerabilidade. Se a PrEP for usada de maneira indiscriminada, o infectologista adverte, não gera impacto no controle do HIV porque se perde o foco nos mais vulneráveis e não será possível captar as pessoas que realmente se beneficiariam desta estratégia.

Urbaez explica que o uso da PrEP não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis, por isso é necessário utilizar preservativo para se proteger e fazer as testagens a cada trimestre.

Em todas as 172 unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rodoviária do Plano Piloto, são oferecidos preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Os locais, em sua maioria, realizam exames de testagem rápida para o HIV; testes rápidos para sífilis e Hepatites virais B e C.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA