Geral

Saúde promove Seminário para discutir segurança no trânsito

Publicado

em

Com o objetivo de discutir ações de promoção e prevenção da morbimortalidade por acidente de transporte terrestre no Tocantins, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 25, o Seminário Saúde e Segurança no Trânsito: Juntos salvamos vidas. O encontro, aberto ao público em geral, foi promovido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) utilizando a plataforma Zoom e transmitido no canal do Youtube da Escola Tocantinense do SUS – Doutor Gismar Gomes.

No Tocantins, segundo o Sistema de Informação de Mortalidade, até a primeira quinzena de novembro de 2022 foram registrados 465 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2021, foram contabilizadas 512 mortes.

“O trânsito hoje é o nosso maior problema dentro dos hospitais. Com a covid-19, conseguimos conscientizar a população para as medidas de prevenção e todos nós nos unimos e estamos fazendo o que precisa, mas com o trânsito não conseguimos usar a prevenção como aliada. Neste ano, tivemos 219 mortes por covid-19, contra 465 óbitos por acidentes de trânsito. No trânsito, não conseguimos falar sobre conscientização, precisamos mudar essa concepção, precisamos trabalhar de forma preventiva e unir forças. O paciente de trânsito não é apenas uma internação, ele é um acompanhamento longo, com um tratamento contínuo, de alta complexidade e muito caro”, informou o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Afonso Piva.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, “o Seminário é o momento em que conseguimos nos reunir enquanto parceiros de atividades conjuntas, para tentar reduzir a segunda maior causa de mortalidade do Estado do Tocantins, que são causas externas por acidentes e violência no trânsito. É muito importante que, cada vez mais, os nossos parceiros atuem juntos para reduzirmos essa triste realidade”.

O Seminário contou com a participação de diversas instituições de segurança. “A Polícia Militar está comprometida em preservar e salvar vidas por meio da atuação no trânsito. No mês de novembro, além das operações aleatórias, estabelecemos 27 ações de fiscalização no trânsito. Nosso papel tem sido coibir situações, principalmente envolvendo alcoolemia. De fato, a provocação da Secretaria de Estado da Saúde precisa de atenção especial e o cuidado é extremamente importante”, informou o tenente-coronel Flávio Santos Brito.

A diretora administrativa do Detran Tocantins, Sara Cristina Batista Garcia, agradeceu a oportunidade de espaço e falou sobre a importância do debate. “Nós temos um número de acidentes maior que em 2021, então, este é o momento de discutir estratégias e ações com um objetivo maior, que é juntos salvar vidas. Nós temos metas audaciosas e justas, e torço para que cada um, dentro das suas competências, consiga alcançar a preservação da vida”.

Para a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, “o Corpo de Bombeiros é um dos protagonistas em salvar vidas no trânsito. Mas, se não formos uma equipe, não conseguimos reduzir as mortes. Precisamos ser um time. Nós nos sentimos honrados em fazer parte dessa discussão. Estamos à disposição para as pactuações futuras que surgirão por meio deste seminário”, finalizou.

Dentre os temas discutidos no Seminário estão trânsito e saúde, assistência às vítimas de acidente de trânsito e o impacto no Hospital Geral de Palmas (HGP), estratégia da fiscalização para a redução dos acidentes de trânsito no Tocantins e avanços em Mobilidade urbana e Segurança Viária.

Seminário teve como objetivo de discutir ações de promoção e prevenção da morbimortalidade por acidente de transporte terrestre no Tocantins – Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA