Política

Sancionado Título de Cidadania Goiana ao ex-jogador Júnior

Publicado

em

Concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana a Leovegildo Lins Gama Júnior (conhecido no meio do futebol como Júnior ou Maestro). É o que está na Lei Estadual nº 21.567 (originalmente projeto de lei nº 2213/22), de autoria do deputado Talles Barreto (UB), e sancionada nesta semana pela Governadoria.

O parlamentar argumenta que Leovegildo, mais conhecido como Júnior Maestro ou Júnior Capacete, ou ainda, simplesmente Júnior, nascido na cidade de João Pessoa (PB), em 29 de junho de 1954, é um brilhante ex-jogador e ex-treinador de futebol brasileiro. Júnior atuou como lateral-esquerdo e meio-campo pelo Flamengo, seu único clube no Brasil, e pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982, na Espanha; e, 1986, no México. “Consagrou-se atuando pelo Flamengo, onde jogou 865 partidas, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa rubronegra, tendo participado de 508 vitórias, 212 empates, 156 derrotas e marcando 78 gols.”

O deputado ressalta que, entre os principais títulos conquistados por Júnior, estão quatro campeonatos brasileiros, uma Copa Libertadores e um campeonato mundial, em 1981, numa final contra o time inglês Liverpool.

“Júnior também jogou cinco anos no futebol italiano pelas equipes do Torino e do Pescara. Voltou ao Flamengo em 1989, para mais uma série de conquistas no Clube, inclusive seu quarto título de campeão brasileiro e, também, sendo eleito o melhor jogador do campeonato de 1992″, diz Barreto.

O legislador salienta, ainda, que Júnior encerrou sua carreira como jogador profissional em 1993. “E, depois de sua aposentadoria dos campos, partiu para a grande empreitada de alavancar o até então incipiente futebol de areia à condição de esporte reconhecido e sucesso de público, que é atualmente.”

O deputado lembra que Júnior participou das primeiras grandes conquistas da Seleção Brasileira de beach soccer na companhia de outros grandes craques do campo, como: Zico, Edinho, Cláudio Adão e Paulo Sérgio. Atualmente, é considerado o maior jogador da história do beach soccer, sendo indicado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2020, como um dos elegíveis para o time dos sonhos da bola de ouro.

E conclui: “Atualmente, trabalha na Rede Globo como comentarista de futebol desde 1998, e idealizou o projeto Escola de Futebol Maestro Júnior, com sede em Goiânia. Enfim, Júnior teve uma brilhante trajetória como futebolista, o que lhe rendeu uma credibilidade muito grande perante o povo brasileiro”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA