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Samambaia tem mutirão para atualização do Cadastro Único

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Em comemoração à semana de aniversário de Samambaia, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Samambaia Expansão promoveu mutirão para inclusão e atualização dos dados do Cadastro Único. Cerca de 50 famílias foram atendidas.

“A inscrição válida e atualizada no Cadastro Único é pré-requisito à concessão de mais de 30 benefícios, serviços e programas nacionais. Por isso, damos prioridades a essas ações”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

O Cadastro Único no Distrito Federal é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e é pré-requisito para as famílias em vulnerabilidade social receberem benefícios federais e distritais, como o Bolsa Família e o DF sem Miséria.

Para continuar recebendo os auxílios, o usuário deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou, em caso de alteração nos dados, como mudança de endereço, telefone, integrantes da família, e escola frequentada pelas crianças e adolescentes.

Agente social responsável pelo atendimento às famílias no Cras Samambaia Expansão, Fernanda Silva pontua a necessidade de realizar ações como essa para que os usuários não fiquem sem receber auxílio do Estado.

“Esses mutirões são importantes para dar uma celeridade à atualização do Cadastro Único. Nós atendemos muitos usuários que tiveram os benefícios suspensos por falta de atualização dos dados”, conta.

Cerca de 50 famílias foram atendidas no mutirão, algumas levadas por lideranças comunitárias,, Administração Regional e Conselho Tutelar | Foto: Divulgação/Sedes

Marta (nome fictício, pois a cidadã preferiu não se identificar) foi uma das usuárias atendidas no Cras Samambaia Expansão na manhã desta sexta-feira. “Esse mutirão ajuda a comunidade a tirar dúvidas, saber quais os documentos preciso para fazer o cadastro”, diz.

As equipes socioassistenciais atendem, em média, 30 pessoas diariamente. Segundo a gerente da unidade, Ana Luzia Dias de França, foram atendidas no mutirão pessoas em vulnerabilidade social levadas por lideranças comunitárias e por órgãos como Administração Regional de Samambaia e Conselho Tutelar.

“Este é o segundo mutirão que realizamos desde que a unidade voltou a funcionar presencialmente, no fim do ano passado. É uma forma de aproximar os serviços socioassistenciais da comunidade de Samambaia”, destaca a gerente do Cras Samambaia Expansão.

“A inscrição válida e atualizada no Cadastro Único é pré-requisito à concessão de mais de 30 benefícios, serviços e programas nacionais, como o Bolsa Família e o DF Sem Miséria. Por isso, damos prioridades a essas ações. Hoje, a Sedes também tem parceria com a Secretaria de Justiça para a oferta do serviço em algumas unidades do Na Hora”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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