Nacional

Saiba o que funciona no feriado de Corpus Christi no Rio

Publicado

em

Hoje (16) é celebrado o feriado Corpus Christi. Por isso, diversos serviços permanecem fechados ou funcionam com horário diferenciado no Rio de Janeiro. A prefeitura da capital e o governo estadual decretaram ponto facultativo amanhã (17). Com isto, determinados serviços públicos terão horários diferenciados nesta sexta-feira.  

Durante o feriado prolongado, os aeroportos da capital estimam uma movimentação de 263 mil passageiros até domingo. Já a Rodoviária do Rio, principal terminal rodoviário carioca, deve receber 207 mil viajantes no mesmo período.

Saúde e vacinação contra covid-19

A vacinação está suspensa hoje. Na sexta-feira e no sábado, a vacina poderá ser tomada entre as 8h e 12h. Amanhã, apenas nos centros municipais de saúde e clínicas da família, que funcionarão exclusivamente para vacinação e testagem de covid-19. No sábado, os demais pontos de vacinação também estarão abertos. 

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais, centros de Emergência Regional (CERs) e centros de Atenção Psicossocial tipo III – vão funcionar ininterruptamente durante o feriado prolongado. 

Transporte

Durante o dia de hoje, o MetrôRio funciona com a grade de feriados, entre as 7h e as 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. O Metrô na Superfície opera das 7h às 22h30. Na sexta-feira, o serviço vai circular normalmente, com grade de dia útil, das 5h à meia-noite. 

No final de semana, a operação se dá nos horários regulares de sábado e de domingo. Participantes da Maratona do Rio, que acontece neste final de semana na cidade, poderão viajar gratuitamente nos dias de prova, desde que estejam com o uniforme de corrida oficial. 

Hoje, os trens da SuperVia funcionam com grade de feriado. Na sexta-feira, a grade obedecerá à programação regular de dias úteis. No sábado e domingo, seguirá a grade regular de final de semana. 

As barcas operam com grade de domingos e feriados hoje e amanhã, bo trajeto Rio-Niterói (Praça Arariboia). As travessias acontecem a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Nesses dois dias, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá, na Ilha do Governador.

As linhas de Paquetá funcionam, hoje, com grade de fins de semana e feriado. Amanhã, as linhas serão operadas com grade de dias úteis. 

Bancos 

As agências bancárias estão fechadas hoje. As áreas de autoatendimento, canais digitais (internet e mobile banking) e atendimento remoto pelo computador e call centers ficam disponíveis durante o feriado. Na sexta-feira, as agências voltam a funcionar normalmente. Contas de consumo – como água, energia e telefone, por exemplo – com vencimento hoje poderão ser pagas, sem acréscimos, amanhã. 

Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Justiça Federal no estado não têm expediente hoje e amanhã. Os prazos processuais estão suspensos durante estes dias. 

Comércio

Os shoppings da cidade mudam a sua rotina apenas no dia de hoje, com lojas e quiosques recebendo clientes em horário reduzido, a partir da tarde. As praças de alimentação abrem, na maioria dos estabelecimentos, ao meio-dia.

*Estagiária sob a supervisão de Mario Toledo

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Educação

Em função da calamidade no Rio Grande do Sul, Governo adia Concurso Público Nacional Unificado

Publicados

em

A nova data será anunciada quando houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional

Em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data vai ser anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, pela ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck.

A decisão foi tomada de forma coletiva, após análise das condições no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Procuradoria-geral do Estado do Rio Grande do Sul, além do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A oficialização da medida foi efetivada a partir de um Termo de Acordo (confira em anexo).

“Essa decisão de adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento. Mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao concurso, que é algo essencial para todo mundo que está prestando concurso”, afirmou Esther Dweck.

A ministra assegurou que nos próximos dias, após a resolução das questões logísticas envolvidas, será anunciada a nova data. “Não temos uma nova data. Eu quero deixar claro que podemos, nas próximas semanas, divulgar a nova data. Nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite dar uma nova data com segurança. A gente imagina que algumas semanas, ou até menos, a gente consiga divulgar a nova data”, enfatizou.

A ministra Esther Dweck enfatizou que a solução é a mais segura para todos em todo o país, ao garantir as mesmas chances para todos os candidatos em todos os lugares. “O adiamento reforça o compromisso do governo com a construção de um país melhor, um país mais inclusivo, com respeito ao próximo e a construção de uma democracia com a cara do Brasil. Por isso a gente não pode deixar ninguém de fora”, declarou Dweck.

O governo ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária” Paulo Pimenta, ministro da Secom

EMERGÊNCIA – Para o ministro Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo Federal focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. “O governo federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo Brasil. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária”, disse.

O ministro afirmou que o foco do Governo Federal está no resgate das vítimas e restabelecimento das condições básicas de infraestrutura, como desobstrução de vias e restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica e comunicações. Ele destacou que, devido à continuidade das chuvas, ainda não é possível calcular o alcance total dos danos. “Isso é aquilo que chamamos de segunda etapa: trabalho de reconstrução. E esse levantamento dos valores se dará a partir do plano de trabalho apresentado por cada município e pelo estado, mediante homologação da defesa civil”.

Pimenta disse que não há um valor acordado, mas assegurou que o Governo Federal não estabelecerá um limite para os recursos e irá prover o suporte financeiro necessário para a reconstrução das cidades. “O que o presidente Lula afirmou ontem é que não há limite definido. Vamos disponibilizar o recurso necessário para que, nas questões de responsabilidade do Governo Federal, todos os pleitos de reconstrução sejam atendidos”, declarou. Pimenta e o ministro da Integração de do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, voltam neste sábado para o Rio Grande do Sul para instalar um escritório de governo no estado.

ENEM DOS CONCURSOS – Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do país. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Quando remarcadas, as provas devem ocorrer em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA