Distrito Federal

Sai resultado do I Concurso Cultural da Segurança Pública

Publicado

em


A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou, nesta segunda-feira (14), o resultado final do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF. Dezenove trabalhos – nas áreas de fotografia, vídeo e redação – foram selecionados e a votação, que ocorreu por meio do Instagram da pasta, o @ssp.df, terminou às 23h59 deste domingo (13).

Os três primeiros colocados, em cada uma das três modalidades, serão premiados com smartphone, notebook ou tablets. Os finalistas serão agraciados com um certificado de menção honrosa.

“Esta é a última etapa deste concurso, criado para engajar os alunos das escolas de ensino compartilhado. A entrega e dedicação dos participantes foi evidenciada pela qualidade dos mais de cento e cinquenta trabalhos recebidos, mesmo diante de dificuldades impostas pelo cenário de pandemia, em razão da Covid-19”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

De forma virtual, houve mobilização da comunidade escolar, dos militares que atuam nos colégios e familiares, o que foi determinante para o sucesso do certame, ressalta Torres. “Agradeço a participação de todos! Aos vencedores e também a todos os participantes, desejo que esse seja apenas o pontapé inicial para, quem sabe, futuros cineastas, fotógrafos e escritores”.

O número de votantes foi bastante expressivo. “Tivemos mais de 17 mil curtidas nos trabalhos. Isso demonstra não apenas o engajamento dos estudantes, mas dos familiares, amigos, vizinhos e da comunidade escolar. Além da reflexão de valores por meio dos trabalhos expostos, demonstra que ocorreu a interação, mobilização, a torcida e a solidariedade entre as pessoas, atitudes mais significativas ainda nesse período de distanciamento social”, conta o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Manoel Arruda.

Cento e cinquenta e seis trabalhos foram habilitados, sendo sete para cada modalidade. Na modalidade produção visual, apenas cinco foram selecionados para a final. O concurso foi lançado em parceria pelas secretarias de Segurança Pública (SSP/DF) e de Educação (SEE/DF) e voltado para adolescentes do ensino fundamental II (entre o 6º e o 9º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

Para o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, da SSP/DF, coronel Alexandre Ferro, esta foi uma oportunidade de estimular a criatividade, a construção de valores morais e aperfeiçoamento do senso crítico. “Tivemos a oportunidade de promover a reflexão sobre a cultura de paz e a pandemia, permitindo a identificação e premiação de talentos, estimulando o desenvolvimento do potencial dos alunos das Escolas de Gestão Compartilhada”.

Conheça os vencedores

Categoria – Fotografia

1º Lugar- Byanca Gabrielly Morais Barros – Colégio Cívico – Militar: CED 01 da Estrutural – Prêmio: smartphone;
2º Lugar – Heleticia Rodrigues Fonteneles- Colégio Cívico – Militar: CED 01 do Itapoã – Prêmio: notebook;
3º Lugar- José Pedro da Cunha Ferreira Colégio Cívico – Militar: CEF 01 do Riacho Fundo II – Prêmio: tablet.

| Foto: 1º Lugar- Byanca Gabrielly Morais Barros – Colégio Cívico- Militar: CED 01 da Estrutural

Categoria – Redação 

1º Lugar – Maria Thalita dos Santos Pessôa Colégio Cívico- Militar: CED 03 de Sobradinho – Prêmio: smartphone;
2º Lugar – Caroline Victória Carvalho Santos Colégio Cívico- Militar: CED 01 do Itapoã- Prêmio: notebook;
3º Lugar- Analice Araújo Farias -Colégio Cívico- Militar: CED 308 do Recanto das Emas – Prêmio: tablet.

| Imagem: Redação/ 1º Lugar – Maria Thalita dos Santos Pessôa Colégio Cívico- Militar: CED 03 de Sobradinho

Categoria – Vídeo

1º Lugar- Guilherme Oliveira dos Santos Colégio Cívico- Militar: CED 07 Ceilândia– Prêmio: smartphone;
2º Lugar – Ygor Silva Tomimatsu – Colégio Cívico- Militar: CED 07 da Ceilândia – Prêmio: notebook;
3º Lugar – Eduardo Gabriel Ydiriuá da Silva Colégio Cívico- Militar: CED 308 do Recanto das Emas – Prêmio: tablet.

Confira o vídeo de Guilherme Oliveira dos Santos Colégio Cívico- Militar: CED 07 Ceilândia:

 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA