Cidades

Rogério Cruz conclui mais uma obra, e inaugura Viaduto Iris Rezende Machado, quarto entregue na atual gestão, estrutura por onde vão circular 150 mil veículos por mês

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na tarde desta quinta-feira (09/06), o Viaduto Iris Rezende Machado, o quarto da gestão, entregue em prazo de nove meses. Localizada no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Perimetral Norte, a estrutura integra o trecho II do BRT Norte-Sul. Elevado receberá ônibus do BRT, em faixa exclusiva, e fluxo de 150 mil veículos mensais.

Durante inauguração, prefeito sancionou lei que dá ao viaduto nome do ex-prefeito Iris Rezende Machado. O projeto é do vereador Clécio Alves. A obra foi iniciada em setembro de 2020, e teve 85% de conclusão na gestão de Rogério Cruz. “Concluir obras é honrar compromisso com os goianienses e com o dinheiro público”, afirma o prefeito, ao destacar que “estrutura vai melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio da mobilidade”.

Rogério Cruz destacou a honradez em homenagear Iris Rezende, o “tocador de obras que nos deixou um inestimável legado em todos os níveis, não só na política, como também na diplomacia e no cuidado com o povo”. O prefeito ressaltou, ainda, a parceria com o governador Ronaldo Caiado, presente na inauguração, na promoção de “mais uma obra conjunta que favorece a mobilidade para a população, passível de receber o tráfego diário de cinco a seis mil veículos por dia”.

Sobre os próximos passos, Rogério Cruz anunciou que, até o final de junho, está prevista a entrega do Terminal Isidória, estrutura que já existia, mas que foi adaptada para receber os ônibus do BRT. Conforme destacou, a parte estrutural e tecnológica já está pronta, e a administração aguarda a empresa responsável entregar a obra para, assim, convocar a Redemob para instalação dos equipamentos.

O governador Ronaldo Caiado também realçou a parceria entre as administrações municipais e estaduais, que leva a “celeridade ímpar em termos de atendimento à demanda da população”.

Emocionada, a ex-deputada federal e ex-senadora, Iris de Araújo, viúva do homenageado, se disse “honrada ao trilhar, durante toda a vida, o mesmo caminho de Iris Rezende, que merece toda e qualquer homenagem nesta cidade porque fez e viveu Goiânia. Por isso, meus mais profundos agradecimentos”.

O fluxo de veículos na região faz do viaduto uma obra estruturante, uma vez que o cruzamento recebe veículos que trafegam pela Avenida Perimetral Norte como entrada ou saída para Trindade, Goianira, Nerópolis, e as rodovias GOs-080, 070, 060 e BR-153. A intervenção dá fluidez ao trânsito local, além de comportar a via exclusiva para o BRT.

O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, explicou que, além de ser uma das grandes obras do BRT Norte-Sul, o Viaduto Iris Rezende interliga as regiões Norte, Noroeste, Central e Sul da capital. “Mais do que isso, cruza a Avenida Perimetral, uma via de tráfego intenso, praticamente um anel viário. Então, reduz o fluxo de trânsito e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do usuário”, disse.

O Viaduto Iris Rezende também dá acessibilidade ao pedestre. Na parte inferior, no nível da Avenida Perimetral, há calçadas acessíveis em todo o contorno, para auxiliar na passagem de pedestres.

Retrospecto de entregas
O Viaduto Iris Rezende é o quarto entregue na gestão Rogério Cruz. Em setembro de 2021, o Viaduto da Moda Regina Pimenta Peixoto Moura, na região da 44, foi entregue para beneficiar comerciantes e motoristas que trafegam pela Marginal Botafogo. A estrutura fica sobre uma das mais importantes vias de trânsito rápido da capital, e liga as regiões Norte e Sul, com grande fluxo de veículos.

Em maio deste ano, foram entregues o Complexo Viário Luiz José Costa (Complexo Jamel Cecílio), na Marginal Botafogo, e o Viaduto Lauro Belchior (Viaduto da Enel). A primeira é dividida em três níveis, o que dá fluidez ao trânsito, além de beneficiar os eixos Norte-Sul e Leste-Oeste da capital.

O Viaduto da Enel, por sua vez, teve 81% de conclusão na atual gestão. A estrutura liga o Setor Leste Universitário e Jardim Novo Mundo, e facilita a conexão de mais de 30 bairros da região Leste ao Centro da capital.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, destacou a sincronia das pastas na inauguração das obras. “Com a entrega desses quatro grandes complexos, a mobilidade na capital dá saltos largos, não só em obras de engenharia, mas em vias de trânsito rápido, rodovias, perimetrais, onde há necessidade de viabilizar a locomoção do cidadão”, afirmou.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA