Cidades

Rogério Cruz abre ação especial Goiânia Sempre Rosa, com oferta de 300 exames preventivos, e reforça compromisso da gestão de cuidar das pessoas

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã deste sábado (05/11), ação especial Goiânia Sempre Rosa – Saúde é Prioridade, na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Residencial Jardins do Cerrado I.

A programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza serviços de prevenção, educação e promoção da saúde mamária às mulheres da região, e, ao longo do dia, ofertará 300 exames gratuitos, como ultrassom de mama, abdômen total, pélvica e de tireoide.

Ao abrir o evento, Rogério Cruz destacou a importância de instituir o programa, em 2021, como forma de ampliar o atendimento às mulheres, na prevenção ao câncer de mama.

“Goiânia não celebra apenas o Outubro Rosa, pois desde o ano passado, celebramos o programa Goiânia Sempre Rosa, projeto que saiu da gaveta da doutora Rosemar Macedo, professora e mastologista, e nós abraçamos essa causa, junto com a primeira-dama Thelma Cruz”, afirma o prefeito

Para Rogério Cruz, o programa significa prevenção, para que as mulheres tenham cuidado com eventuais sinais do câncer de mama, e afirma que a Prefeitura de Goiânia oferece serviços na rede municipal de Saúde. “A ação Goiânia Sempre Rosa é uma forma de a prefeitura oferecer suporte às mulheres, para que tenham informações sobre a prevenção da doença, dando a elas mais alívio e conforto, pois sabemos que é um tratamento muito complicado, que causa desgaste desânimo”, pontua.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde, Durval Pedroso, ao participar da abertura da ação especial Residencial Jardins do Cerrado I, destacou o processo de capacitação de agentes comunitários de saúde. “Esses agentes estão em contato, todos os dias, com as pessoas, entrando nas casas delas, levando a promoção da saúde, no sentido de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontua.

Acolhimento
Ao anunciar uma proposta do Ministério da Saúde, que tomou conhecimento em congresso que participou, em Aracaju (SE), de fazer mapeamento de oncologia, por agentes de saúde, em todo o país, Durval Pedroso disse que Goiânia sai na frente nesse trabalho preventivo. “Podemos dizer que Goiânia está na frente, em relação à plataforma apresentada pelo Ministério da Saúde. Muito antes disso, o programa Goiânia Sempre Rosa, já via essa necessidade de capacitar os agentes de saúde, como forma de levar informação, para facilitar o diagnóstico do câncer de mama, dentro da casa das pessoas”.

Durval Pedroso destacou, ainda, o incentivo que Rogério Cruz tem dado a esse programa, e que também foi abraçado pela primeira-dama Thelma Cruz. “Essas atividades, de levar a saúde até as pessoas, são uma determinação do prefeito Rogério Cruz, que defende a necessidade de facilitar cada vez mais o acesso à saúde, em bairros mais distantes”, afirma.

Presente no evento, a primeira-dama Thelma Cruz falou da importância de a prefeitura ofertar cada vez mais serviços de saúde à população da capital, principalmente aos mais vulneráveis. “Com saúde não se brinca, e para nós, cuidar das pessoas é prioridade da gestão Rogério Cruz”, ressalta.

A médica e professora universitária Rosemar Macedo, que elaborou o projeto Goiânia Sempre Rosa, destacou o apoio que recebeu, por parte do prefeito e da primeira-dama, para colocar o programa em prática. “De nada adianta o nosso conhecimento médico, enquanto professores de uma universidade, se isso não tem respaldo para que saia da instituição, e vá para o seu bem maior, que é chegar à população”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA