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Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

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Com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que perderam a mãe vítima de feminicídio, o governo do estado do Rio de Janeiro criou o Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio. 

O novo serviço de acolhimento funciona no mesmo espaço do Núcleo de Atendimento à Vítima, no prédio da Central do Brasil, no Centro do Rio. Estão incluídas no programa, atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, formado por psicólogos, assistentes sociais, fisiatras, nutricionistas, pedagogos e fisioterapeutas, e poderá ser presencial ou virtual. 

O governador Cláudio Castro ressaltou em nota que os dados do Dossiê Mulher, com informações sobre a violência contra a mulher no estado, são fortes e impactantes. O documento mostra que 98 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar no estado em 2020. “Além da vítima, a família também sofre, principalmente quando a mulher é mãe. Acolher os filhos desta vítima, sejam eles crianças ou adolescentes, também é papel do Estado. O Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio terá uma função humanitária”, esclareceu.

Consulta

As pessoas podem buscar informações sobre o Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio pelo telefone (21) 2334-5849 ou pelo e-mail [email protected].

Casos

Desde a criação, em maio deste ano, o Núcleo de Atendimento à Vítima atendeu 170 pessoas (144 de forma remota) e 26 (de forma presencial) e faz parte do programa Reintegra, com a oferta de atendimento técnico multidisciplinar, com assistente social, psicóloga, médica e nutricionista.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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